SEMANA - UMA HISTÓRIA DESCONHECIDA!

Semana

Talvez você desconheça esta importante parta da história de como foi configurada a semana....

República Romana, tal como os etruscos, usava uma "semana de mercado" de oito dias, marcados com as letras de A a H no calendário. Um mercado seria feito no oitavo dia. Para os romanos, que contavam inclusivamente, este seria realizado a cada "nove" dias, daí que este mercado era denominado "nundinae".

Dado que a extensão do ano não era múltipla de 8 dias, a letra para o dia de mercado (conhecida como "letra nundinal") variava a cada ano. Por exemplo se num determinado ano de 355 dias a letra nundinal era A, a do ano seguinte seria F.
O ciclo do mercado era fundamental para o ritmo da vida quotidiana, e o dia de mercado era o dia em que as pessoas do campo vinham à cidade. Por esta razão, uma lei de287 a.C. (a Lex Hortensia) proibia a realização de reuniões dos comitia (como por exemplo a realização de eleições) em dias de mercado, mas permitia a realização de actos legais. 

No fim do período republicano, surgiu uma superstição de considerar nefasto um ano que começasse num dia de mercado, e os pontífices, que regulavam o calendário, tomaram medidas para o evitar.
Com o ciclo do mercado estava fixado em 8 dias nos tempos da República, A informação acerca das datas do mercado é uma das mais importantes ferramentas que temos actualmente para estabelecer a equivalência entre o calendário pré-juliano e o calendário juliano.
 No início do período imperial, o dia do mercado era mudado ocasionalmente. Os detalhes não são claros, mas uma explicação provável seria que o dia do mercado seria alterado se coincidisse no mesmo dia que o festival do Regifúgio (Regifugium), um evento que poderia ocorrer num ano bissexto do calendário juliano. Quando isto acontecia, o dia do mercado seria movido para o dia seguinte, que era o dia bissexto.

semana de sete dias começou a ser usada no início do período imperial, depois do calendário juliano ter entrado em vigor, aparentemente estimulada pela imigração do Parte Oriental do Império. Durante algum tempo a semana de 7 dias coexistiu com o ciclo nundinal de 8 dias e alguns fasti incluem ambos os ciclos

Os romanos tinham uma cultura pagã e dedicavam os dias da semana aos astros conhecidos. Ex. dies Saturni dedicado ao astro e deus Saturno, o Saturday  que era um dia de descanso pela boa colheita realizada.


·         Dies Solis (Dia do Sol)
·         Dies Lunae (Dia da Lua)
·         Dies Martis (Dia de Marte)
·         Dies Mercuri (Dia de Mercúrio)
·         Dies Iovis (Dia de Júpiter)
·         Dies Veneris (Dia de Vénus)
·         Dies Saturni (Dia de Saturno)



https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_romano

Na Idade Média, o papa Silvestre II, da Igreja Católica, mudou os nomes dos dias da semana para numerais (primeiro, segundo…) seguidos de feira, que vem da palavra latina feria que significava ‘dia santo’. Nesses dias, o povo se reunia para fazer negócios e esses encontros originaram as feiras. Hoje, a palavra feira designa local público onde se vendem frutas e verduras ou artesanato, entre outras coisas.
Com o tempo, a palavra mudou e passou a significar ‘algo que não é santo‘.

Na época, sábado significava ‘dia do descanso‘ (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, ‘dia do Senhor‘ (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus (Zeus ídolo do panteão romano que foi adotado pelos cristãos).
É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Homenageavam astros e deuses pagãos

Muitos países homenagearam deuses pagãos e astros ao nomear os dias da semana.
Em inglês e alemão. Ex.  domingo é o ‘dia do Sol‘. Sunday...
Na Espanha, segunda-feira é o ‘dia da Lua (Lunes), assim como nos Estados Unidos e Itália.
Esses países não obedeceram o papa.
Os portugueses foram os únicos a mudar os nomes dos dias da semana porque eram muito católicos.
Há quem critique os italianos por não terem seguido Portugal.
Mas, naquela época, a Itália não era tão católica como hoje.

·         PORTUGUÊS: Segunda-feira – Terça-feira – Quarta-feira – Quinta-feira – Sexta-feira – Sábado – Domingo
·         ESPANHOL: Lunes (dia da Lua) – Martes (dia de Marte) – Miércoles (dia de Mercúrio) – Jueves (dia de Júpiter) – Viernes (dia de Vênus) – Sábado (dia de Shabbat) – Domingo (dia do Senhor)
·         INGLÊS: Monday (dia da Lua) – Tuesday (dia de Tyr) – Wednesday (dia de Woden) – Thursday (dia de Thor) – Friday (dia de Freyja) – Saturday (dia de Saturno) – Sunday (dia do Sol)
·         ALEMÃO: Montag (dia da Lua) – Dienstag (dia de Tyr) – Mittwoch (meio da semana) – Donnerstag (dia do Trovão) – Freitag (dia de Freyja) – Samstag (dia do Shabbat) – Sonntag (dia do Sol)
·         ITALIANO: Lunedì (dia da Lua) – Martedì (dia de Marte) – Mercoledì (dia de Mercúrio) – Giovedì (dia de Júpiter) – Venerdì (dia de Vênus) – Sabato (dia de Saturno) – Domenica (dia do Senhor)



Desde o ano 321 os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo.
A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam 7 dias.
Mas por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização ISO 8601, a segunda-feira é considerada o primeiro dia da semana, sendo o domingo o último dia e o sábado o penúltimo.

Mas o que é realmente a semana será que se perdeu???

Claro que não!  A semana tem extrema importância para aqueles que guardam os mandamentos de Yahveh! 


As estão bem preservadas desde a criação de maneira espetacular, A lua nova sempre é o primeiro dia da Semana, Isto está em Números 28: 11 a 14 - Ela determina os dias das Festas Fixas do Eterno, e os dias das Festas, NÃO PODEM SER TROCADOS, ou MUDADOS. São FIXOS  - TEMPOS DETERMINADOS! Tomemos o Yom Kipur como exemplo - é o dia 10 do sétimo mês - Lev. 23:27 - Se o sumo sacerdote entrasse em outro dia no kadoch kadoschim (santo dos santos) ele morreria.
A lua era observada  atentamente - dia 10 é o dia 10 a partir da lua nova - primeira crescente.
Até os dias de hoje podemos olhar para o céu e saber claramente que dia da semana estamos.
Podemos ver o OT (sinal) do shabat a cada 7 dias, nas mudanças das fases da lua.

por Diná Soares




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

Arquivo 154 - Que Mistério Insolúvel Esconde a Liderança da IASD?

Sincronia Biologia e Astronomia!

Ruach kadosch - Análise da Palavra

O Tempo

TEMPLO

SHABAT UM "OT" - SINAL VISÍVEL DO CÉU!

TEOLOGIA: ETIMOLOGIA E DEFINIÇÕES

Revista Adventista Cheia de Elogios ao Papa Francisco!