ENERGIA QUE EMANA A VIDA

Gostaria de transcorrer neste assunto com a tranquilidade da compreesão lógica. Aqui não há devaneios, e sim exposição. Não fiquem desanimados diante de alguma complexidade, mas abra-se para visualizar a simplicidade que o assunto encerra.

Para maior proveito, aconselho que antes de dar prosseguimento a este assunto, leiam o tema anterior com o título: Hereditariedade e Predestinação. Enfim, deixe levar por este tema fascinante!

A Energia, é uma força, potência, efeito ou ação, que pode ser conduzida através de ondas com suas variadas frequências 


MEDIDAS DAS ENERGIAS

A atividade elétrica gerada pelo coração é registrada por um eletrocardiograma (ECG)
A atividade elétrica gerada pelos músculos é registrada pela eletromiografia (EMG).
A atividade elétrica gerada pelo cérebro é medida e registrada através do eletroencefalograma (EEG).


A “Ondulatória” é a parte da Física responsável por estudar as características e propriedades dos movimentos das ondas.


As ondas basicamente são classificadas como: 

Energia:

A Energia, tem o sentido de vigor, firmeza ou força, potência ou ação,. Na física, a Energia está associada à capacidade de qualquer corpo de produzir trabalho
 ou movimento.

A “Ondulatória” é a parte da Física responsável por estudar as características e propriedades dos movimentos das ondas.


As ondas basicamente são classificadas como: 


  • ·    Mecânica - são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc. A descrição do comportamento desse tipo de onda é feita pelas Leis de Newton. 
  • Eletromagnéticassão ondas que se propagam em dois campos variáveis: um elétrico e outro magnético. Ao contrário das ondas mecânicas, as ondas eletromagnéticas podem se propagar no vácuo. A velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no vácuo é de aproximadamente 300.000 km/s.
  • De matéria - Em mecânica quântica, uma onda de matéria ou onda de De Broglie é a onda (dualidade onda-partícula) de matéria. As relações de De Broglie mostram que o comprimento de onda é inversamente proporcional ao momento linear da partícula e que a frequência é diretamente proporcional à energia cinética da partícula.

O coração também é a fonte do corpo de maior força com ondas eletromagnéticas, se comunica com as ondas cerebrais, de forma que podemos afirmar que além do bombeamento, ele é um órgão de inteligência. Ondas estas que são emitidas e sentidas até 3 metros.

A palavra Espírito Santo é uma tradução católica do:

Hebraico -   Ruach hakodesch Sopro sagrado.
Aramaico  - Ruhka haKadosch = Sopro sagrado.
Grego
  -        Pneuma = Folego

O Rukha hakadosch do Eterno Yahveh tem as qualidades descritas e as não imaginadas. É por ele que a comunicação é feita entre o céu e a terra!

O Pai Yahveh, é a fonte de “energia” que vibra em toda a criação tanto da terra, do universo visível, do universo fora de nosso alcance e das habitações celestes.

O Seu Filho, é de sua mesma “espécie ou matéria” é primogênito (que significa primeiro gerado) e unigênito (que significa o único gerado).  Jo. 3:16 -  Heb. 1: 5 e 6.

Ambos emitem e transitem “energia” que se traduz em - influência, emoções, força, luz, sopro, vento, em amplitude e frequência inexplicável!

Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém”. 1 Timóteo 6:16
Vemos esta “energia exemplificada nas Escrituras em forma de:


·         O rukha kadosch em forma de - Vento ou sopro.

Na criação: Gên. 1:2

 TEB: “o sopro de Yahveh pairava na superfície das águas”
Bíblia de Jerusalém: “um vento de Yahveh pairava sobre as águas”
New Jerusalem Bible: “com um vento divino locomovendo-se sobre as aguas.”
Good News Bible:  “e o poder de Yahveh movia-se sobre as águas.”
Knox: “e sobre as aguas movimentava-se o fôlego de Deus.”Jewish Publication Society: “e um vento de Yahveh movimentava-se sobre as aguas”
New Revised Standard Version: “enquanto um vento de Yahveh  movia-se sobre as águas…”

Aparição a Elias:
E  Yahveh lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte ... passava o Soberano, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante dEle; porém não estava no vento; e depois do vento um terremoto (energia, força); também não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. 1 Reis 19:11,12

           E provindo do Filho:

Disse-lhes, pois, Yahshuah outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.  E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o rukha kadosch (espírito santo). Yochanam (João) 20:21 e 22.


·         O rukha kadosch em forma de uma porção da vida:

Esta porção, foi entendida e anelado por Eliseu, e o foi de tal forma, que mesmo a morte não o pode resistir:

“Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu rukha sobre mim. 
2 Reis 2:9

E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés”. 2 Reis 13:21

Na ocasião da morte de Lázaro Se Yahshuah estivesse no quarto do doente, este não teria morrido. A morte não alvejaria a Lázaro na em presença do Doador da vida. Da mesma forma, o Pai teve que se separar do Salvador na ocasião de Sua morte, esta corrente de energia vital foi cortada com o Pai, de outro modo ele não morreria no madeiro, ao ponto dEle em agonia exclamar: “Ulhim, Ulhim, l’mah sh’vaktani ?” – Soberano de Poderes, Soberano de Poderes- por que me abandonaste?



·         O rukha kadosch em forma de Luz.

No batismo:


Abrem-se os céus, e sobre a cabeça do Salvador desce a mais pura luz (o rukha kacdosch) em  forma de uma pomba luz — fiel emblema dEle, o Manso e Humilde... A luz que se projetou das portas abertas sobre a cabeça de nosso Salvador, incidirá sobre nós ao pedirmos. DTN – O Batismo

Vi um trono, e assentados nele estavam o Pai e o Filho. Não pude contemplar a pessoa do Pai, pois uma nuvem de gloriosa luz O cobria. Perguntei a Yahshuah se Seu Pai tinha forma dEle, Yahshuah disse que sim, mas eu não poderia contemplá-Lo, pois disse: “Se uma vez contemplares a glória de Sua pessoa, deixarás de existir.”...


Vi então uma luz excessivamente brilhante que vinha do Pai para o Filho e do Filho ela se irradiava sobre o povo perante o trono (um pequeno grupo que estava em oração). Mas poucos recebiam esta grande luz. oravam: “Meu Pai, dá-nos o Teu Espírito. (rukha kadosch)” Então Yahshuah assoprava sobre eles o Espírito Santo (rukha kadosch). Neste sopro havia luz, poder e muito amor, gozo e paz.

(Aqueles que creem na trindade devem prestar atenção no que acontece a seguir)

Voltei-me para ver o grupo que estava ainda curvado perante o trono; eles não sabiam que o Salvador o havia deixado. Satanás parecia estar junto ao trono, (formando uma trindade) procurando conduzir a obra. Vi-os 
erguer os olhos para o trono e orar: “Pai, dá-nos o Teu Espírito.” - Satanás inspirava-lhes uma influência malévola; nela havia luz e muito poder, mas não suave amor, gozo e paz. O objetivo de Satanás era mantê-los enganados e atrair de novo e enganar. Primeiros Escritos p. 54 a 56


·         O rukha kadosch em forma de fogo - haMenahem (o consolador)


Na imersão de Yahshuah – o céu abriu e foi derramado a luz que ungiu o Mashyah, esta luz  ligou o céu ao  homem novamente, após este haver permanecido por volta de 500 anos sem comunicação.

Na Chag Shavuot ( Festa das Semanas ou pentecostes) que ocorreu dia 09 do terceiro mês, 50 dias após a morte do Salvador no ano 31 de nossa era, houve a reabertura do canal de transmissão desta “energia/poder” que incidiu sobre no templo em  Yahushalaym (Jerusalém) ligando novamente o céu e a terra.

40 dias ficou o Salvador entre os discípulos e os 10 dias restantes, foram de profundo exame de coração, os discípulos sentiram sua necessidade espiritual, e suplicaram do a santa unção que os devia capacitar para a obra da salvação. No quinquagésimo dia veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados”.
Atos dos Apóstolos 2:1, 2.

O Ser infinito revelou-Se em poder. Todo o Céu se inclinou na contemplação da sabedoria do incomparável e incompreensível amor. Digo-vos a verdade, que vos convém que Eu vá; porque, se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se Eu for, enviar-vo-Lo-ei”.

A ascensão de Yahshuah ao Céu foi, para Seus seguidores, um sinal de que estavam para receber a bênção prometida. Por ela deviam esperar antes de iniciarem a obra que lhes fora ordenada.

Ao transpor as portais dos céus, Yahshuah foi entronizado em meio à adoração dos anjos. Tão logo foi essa cerimônia concluída, o rukha kadosch (espírito santo) desceu em ricas torrentes sobre os discípulos, Ele foi enaltecido com o esplendor que tinha com o Pai desde toda a eternidade.

O derramamento pentecostal foi uma comunicação do Céu de que a confirmação do Redentor havia sido feita. De conformidade com Sua promessa, Yahshuah enviou do Céu o rukha kadosch sobre Seus seguidores, em sinal de que Ele, como Sacerdote e Rei, recebera todo o poder no Céu e na Terra, tornando-Se o Ungido sobre Seu povo. “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles, todos foram cheios do rukha kadosch , e começaram a falar noutras línguas, conforme o rukha kadosch lhes concedia que falassem”. Atos dos Apóstolos 2:3.
O rukha kadosch, assumindo a forma de línguas de fogo, repousou sobre os discípulos.

Estas línguas de fogo, a semelhança da pomba de ouro fora um emblema do dom então outorgado aos discípulos.


Definições das Escrituras:

“Na verdade, há um rukha no homem, o SOPRO do Todo-Poderoso o faz sábio.” Jó 32:8

“O rukha de YAVEH  me fez, e o SOPRO do Todo-Poderoso me dá vida.” Jó 33:4

“Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhe cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó. Envias o teu rukha, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.” Salmo 104:29-30

“Pela palavra do todo Poderoso  foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo rukha  da sua boca.” Salmos 33:6

“Então disse o Senhor: o MEU RUKHA não permanecerá para sempre NO HOMEM, pois ele é carne, os seus dias serão cento e vinte anos.” Gênesis. 6:3

E por via de regra, como poderia o RUKHA KADOSCH  ter um corpo físico como pessoa. Se Yahshuah disse...O RUKHA  não tem carne e nem ossos como eu tenho; Lucas 24,39.


Pessoa?


Em momento algum a Escritura define o rukha kadosch, como uma pessoa. No ano de 325, foi a igreja católica que oficializou este dogma profano e todas as outras igrejas, suas filhas, lhe seguiram o exemplo. 


COMUNICAÇÃO

“O mesmo rukha testifica com o nosso rukha que somos filhos de Yahuh”. Rom. 8:16

Existe um canal de comunicação entre o céu e a terra, entre o rukha kadosch e o rukha dos filhos de Yahuh. Um corredor, uma passagem, um caminho onde se desloca até nos atingir. A tefilah-oração é esta via de acesso, onde aqueles cujo os espíritos que são compatíveis, se encontram e se comunicam.

E, se o rukha daquele que dentre os mortos ressuscitou a Yahshuah habita em vós, ...também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu rukha que em vós habita. Romanos 8:11

Note que uma pessoa habitando no corpo de outra pessoa é possessão. A possessão não é voluntária, é agressiva e invasiva. Muito pelo contrário o rukha kadosch do Eterno, influencia, inspira, é um dom do amor do Pai que transmite paz e brota em nós o seu fruto tão almejado.

Por Diná Soares


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

Arquivo 154 - Que Mistério Insolúvel Esconde a Liderança da IASD?

Sincronia Biologia e Astronomia!

Ruach kadosch - Análise da Palavra

O Tempo

TEMPLO

SHABAT UM "OT" - SINAL VISÍVEL DO CÉU!

TEOLOGIA: ETIMOLOGIA E DEFINIÇÕES

Revista Adventista Cheia de Elogios ao Papa Francisco!