O TERMO - UM - ECHAD de Deuteruronômio 6:4
Compreendendo
a termo "Echad" do shema Israel.(Yahshurum)... Deut. 6:4
Algumas
pessoas por falta de conhecimento aprofundado sobre o hebraico acabam sendo
iludidos por falsos especialistas na língua hebraica, que distorcem o texto
bíblico, para tentar provar suas ideologias teológicas.
Hoje
nesse texto eu espero ajudar a esclarecer de maneira simples o vocábulo “Echad”
encontrado na declaração de fé judaica, para esclarecer de uma vez por todas o
real sentido deste vocábulo dentro daquele texto bíblico.
Está
escrito em Deuteronômio 6:4:
“שמע ישראל יהוה אלהינו יהוה אחד”
“Shema Israel(yahshurum) YHVH eloheinu YHVH echad”
Tradução:
“Ouve Israel(yahshurum) YHVH nosso ulhim, YHVH Um”
Os
teólogos em sua maioria dizem que o termo Echad (Um) neste texto significa uma
espécie de “unidade composta” e fazem isto para dar suporte a sua crença em uma
pluralidade no Criador, e dizem eles que em hebraico existiria uma palavra para
significar uma unidade absoluta “yachid” mas em nenhum dos léxicos do idioma
hebraico encontramos tal afirmativa, ou algo parecido com esta afirmativa
teológica, vejamos portanto aquilo que diz os léxicos da língua hebraica:
Segundo o
dicionário bíblico Strong e o Holladay lexicon esta palavra Yachid significa
“Único” e é um adjetivo masculino singular absoluto, e encontramos este termo
em 3 versos bíblicos, Salmos 25:16, Jeremias 6;26 e Amos 8:10.
“E
tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; e
porei pano de saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei
que isso seja como luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.
(Amo 8:10 ACF)”
Este
vocábulo também aparece em sua forma feminina Yachidah (יחדה ) em Juízes
11:34.
“Vindo,
pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com
adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem
filha.”
Este
adjetivo segundo o Strong é proveniente do verbo Yachad (יחד) que significa
juntar, unir, ser juntado, ser unido, portanto o adjetivo Yachid teria mais
logica de tentar provar uma possível pluralidade na deidade do que o uso de um
numero cardinal, contrariando, portanto todo o pensamento errôneo da teologia
atual.
Este
termo tem o mesmo sentido da palavra em português “Único” que serve tanto para
designar uma única unidade, como um conjunto de unidades, como por exemplo,
nestas frases: “O único exercito que sobreviveu foi o israelense” e “ Eu tenho
um único computador”.
Na
primeira frase a palavra único serviu para agregar um agrupamento de soldados,
e na segunda para designar um único objeto.
Portanto
é falacioso pensar e dizer que o termo “Único” seja uma unidade absoluta, e que
não seja usada para designar um agrupamento de objetos.
Echad
(אחד) segundo o mesmo lexico é um numeral cardinal singular masculino absoluto,
e tem o mesmo sentido da palavra portuguesa ‘Um” sendo procedente da raiz
primitiva Achad (אחד) e tendo a versão feminina Achat (אחת ) e segundo os
textos biblicos tem a mesma aplicabilidade do termo em portugues Um e Uma,
podendo significar um agrupamento de objetos como uma mobilia, ou um unico
objeto como uma caneta.
Como
exemplo de uma unica unidade podemos citar o texto de Josué 4:2 “Tomai do povo
doze homens, de cada tribo um homem(Ish Echad )( איש אחד ); e como exemplo de
agrupamento podemos usar Genesis 34:16 “Então dar-vos-emos as nossas filhas, e
tomaremos nós as vossas filhas, e habitaremos convosco, e seremos um povo(Am
Echad)( עם אחד );
Existem
inúmeras passagens usando ambas as formas então como podemos afirmar que o
Echad encontrado em deuteronômio 6:4 faz referencia a uma única unidade e não a
um agrupamento, ou união em uma determinada deidade?
Primeira
devemos lembrar da palavra que precede ou antecede o vocábulo Echad, no caso de
Am Echad, a palavra povo é um conjunto de indivíduos, ficando bem claro se
tratar de um agrupamento de seres humanos, e no caso de Ish echad como o
substantivo homem é singular a compreensão fica bastante clara.
Mas e no
caso do Shema Israel(yahshurum)?
No caso
do Shema Yashurum (Israel) precisamos simplesmente analisar o texto de maneira
simples para compreender seu sentido.
“שמע
ישראל” “Shema Israel(yahshurum)” “Escuta Israel”
“יהוה
אלהינו” “YHVH eloheinu(adonai)” “ YHVH (YAVEH) nosso Ulhim
“יהוה
אחד” “YHVH echad” “YHVH (YAVEH) É UM”
Portanto
o texto esta dizendo que YHVH é o soberano de yahshurum-Israel e Ele (YHVH) é
um, assim sendo afirmar que Echad neste texto significa uma espécie de plural é
afirmar a existência de mais um Pai, pois o texto não esta afirmando aqui que o Adonai é um, mas que YHVH é um.
Para
concluir vamos lembrar de uma questão histórica importante para fechar o nosso
raciocínio, quando yahshurum-Israel recebe as tabuas da lei no monte Sinai, ele
estava vindo de uma sociedade politeísta, deste modo era fundamental deixar bem
claro quem era o soberano ao qual yahshurum-Israel deveria seguir, estabelecer
o monoteísmo de maneira definitiva era fundamental para retirar do coração de
todos qualquer desejo politeísta, assim sendo qualquer ideia de pluralidade
iria confundir a crença do povo de yahshurum-Israel, consequentemente fica
impossível de se acreditar que ao proferir o shema yahshurum-Israel a ideia
original era trazer uma pluralidade de qualquer maneira,mas estabelecer de um
jeito firme a unidade absoluta deste ser supremo e único chamado YHVH.
Baruk
hashem Yahweh-yhvh todo poderoso pai de nosso Adonai yahshuah hamashyah..!
Por Ivonil Ferreira de Carvalho
Pesquisado por Diná soares
Por Ivonil Ferreira de Carvalho
Pesquisado por Diná soares
Em Gn.2:27 diz "o homem deixará pai e mãe,se unirá a sua mulher,e AMBOS se tornaram 'uma só'[Echad]carne".
ResponderExcluirO termo claramente se refere a unidade composta.
a união entre Adão e eva, em uma só carne era simbólica não literal! e alem do mais jesus disse, quem vê amim vê ao pai, logo sria impossivel eu argumentar que quem vê a mim vê a minha esposa!
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