O que é a Lua Nova?


Responderemos de forma simples, á 3 perguntas com relação a Lua Nova ou Rosch chodesh.

1.       O que, e, qual o período da Lua nova ou Rosch chodesh?
2.       Qual a relação com o sacrifício no templo?
3.       Qual relação da lua nova com o shabat do 7º dia?



O que, e, qual o período da Lua nova ou Rosch 

A Lua Nova é o primeiro dia do mês Números 28:11: 14

Correspondente ao período astronômico em que a Lua dá uma volta completa ao redor da terra – a LUNAÇÃO – se dá em 29 dias 12h 44 m. e 33 segs. aproximadamente.

 Qual a relação com o sacrifício no templo?

As “Festas Fixas” do Eterno são chamadas no hebraico de “moedim” que significa tempos sagrados. Ela aparece pela primeira vez em
Gên. 1:14 – quando os luzeiros SOL E A LUA foram designados para serem um sinal visível – a palavra hebraica é “OT” DE FORMA QUE ESTES DIAS SAGRADOS, FOSSEM TAMBEM IDENTIFICADOS no céu!

A LUA E O SOL estão intimamente ligados com os TEMPOS SAGRADOS DO ETERNO que estão descritos em Lev. 23 na seguinte ordem:
Shabat – Festas do primeiro mês – Festa do 3º mês e as Festas do sétimo mês.
 
1.       Primeiro -  o shabat do 7º dia que sempre foi contado a partir da lua nova.
2.       No 1º mês
·         Dia 14 Pessach (páscoa)
·         Dia 15 a 21 o Matza (pães ázimos)

·         Dia 16 Bikurim (primícias)
Shamor et chodesh há aviv – guarda o mês da cevada “ABIB” - é de extrema importância identificar o primeiro mês. Se o 1º mês não fosse identificado corretamente o 7º mês também não o seria. Não sendo, o dia da expiação seria incorreto e isto causaria a morte do sumo sacerdote, e todas as festas do ano estariam em datas incorretas.
O 1º mês está ligado intimamente com a estação do ano, consequentemente o amadurecimento da cevada, Israel está no hemisfério norte, e a primavera acontece entre os meses de março e abril O dia da primavera é o Dia do Equinócio, o dia em que a noite e o dia tem igual duração de 12 horas cada. Sem o aquecimento da primavera é possível colher os primeiros molhos das primícias para o Bikurim no dia 16, por isso o TEMPO DETERMIMADO.

AS FESTAS ESTÃO LIGADAS AO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO DA TERRA.


3.       No 3º mês - O shavuot (festa das 7 semanas ou pentecostes) eram contadas 7 semanas inteiras, desde o dia 16 de Abibe, o dia depois do shabat, até o dia 9 do terceiro mês, o 50º dia.
     
     No 7º mês – Yom Kippur (dia da expiação) 15 a 21 – Sukot (tabernáculos ou cabanas) – a cada 7 anos na lua nova temos o início e o fim da shemitah (ano sabático) e a cada 50 anos o início e fim do Yovel (jubileu) – novamente o EQUINÓCIO se faz presente marcando este mês – o dia do início do outono. Nesta festa as colheitas haviam sido realizadas!

AS FESTAS E OS DIAS SAGRADOS, QUE SÃO CHAMADOS DE MOEDIM, ESTÃO LIGADAS AO SOL NOS MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO A E ROTAÇÃO DA TERRA, DETERMINANDO OS DIAS E ANOS.  E TAMBÉM LIGADAS À LUA NOS MOVIMENTOS DE LUNAÇÃO, QUE DETERMINAM OS MESES E AS SEMANAS.

As Festas são sombras de eventos importantes na história da humanidade!
Os cumprimentos das Festas iniciaram-se:

·         Na morte do Salvador - dia 14 de Abibe na Pessach,
·         Na Sua ressurreição no dia 16 Bikurim – primícias dos que dormem
·         No Seu recebimento pelo Pai no dia 09 do terceiro mês Shavuot – no 50º dia depois das 7 semanas inteiras.
·          Na sua entrada no lugar kadoschim, (santíssimo) no dia 10 do 7º mês - o Yom Kippur (dia da expiação), que em 1844 caiu no dia 22 de outubro marcando o fim profético dos 2300 dias.
Guilherme Miller, só encontrou esta data, por estudar o calendário dos yahud natzarim (judeus nazarenos) - os que observavam o verdadeiro calendário. A encontrou no décimo dia após a Lua Nova!
A lua está intimamente LIGADA   a estas datas FIXAS – que é chamado de TEMPO DETERMINADO, e sempre vem com a advertência “TEREIS CUIDADO” ou seja: Preste atenção!

Qual relação da lua nova com o shabat do 7º dia?

Apenas a partir da LUA NOVA eram contados os dias do mês – de modo que o DIA DO MÊS – corresponde ao DIA DA LUA, e de como ela está posicionada no céu.

Adão não tinha uma folhinha romana do papa gregório pendurada na árvore, ele tinha os astros no céu!

Acaso se perdessem os dias ou os meses ou semanas isso seria desastroso, acarretaria na morte do sumo sacerdote que não entraria no dia correto no lugar kadoshim (santíssimo), e o descanso do shabat não ocorreria no dia correto – enfim seria o caos no serviço do templo.

Em Ezequiel 46:1 a 3 nas palavras do Altíssimo vemos claramente, como é o formato da semana e a separação entre:

Assim diz o Soberano Yahuh: A porta do átrio interior que dá para o oriente, estará fechada durante os seis dias que são de trabalho; mas no dia de shabat ela se abrirá; também no dia da lua nova se abrirá.... ele adorará junto ao umbral da porta, e sairá; mas a porta não se fechará até à tarde. (ao pôr do sol)
E o povo da terra adorará à entrada da mesma porta, nos shabat e nas luas novas, diante do Soberano Yahuh”. Ezequiel 46: 1 a 3

·         Dias de adoração - eram 4 shabat e luas. A Lua Novas - o 1º dia do mês e a cada 7 dias o shabat
·         Os dias de trabalho – eram 6 dias entre estes períodos

O primeiro dia - DIA 1 - a porta do templo estaria ABERTA – a Lua Nova OT – sinal visível a primeiro crescente aparece no lado do pôr do sol.

 - Os 6 dias seguidos, estaria fechada; DIAS DE TRABALHO – a lua crescendo no céu.

 - O 7º dia – DIA 8 -  porta ABERTA para adoração – a lua está no 4º crescente – é avistada no pôr do sol (ou seja, o início do shabat) a Zênite em cima no céu desenhada pela metade. OT – Sinal visível do shabat.

- Os 6 dias seguidos, estaria fechada; DIAS DE TRABALHO – a lua crescendo no céu.

- 0 7º dia – DIA 15 -  porta ABERTA para adoração – A lua está completamente cheia é avistada no pôr do sol nascendo no lado do oriente. OT – Sinal visível do shabat.

Salmos 81 3 e 4 – Tocai trombeta na Festa da lua nova e na lua cheia – DIA DA NOSSA FESTA. É preceito para Israel e prescrição de Yahveh de Y’akov.

- Os 6 dias seguidos, estaria fechada; DIAS DE TRABALHO – a lua minguando no céu.

- 0 7º dia – DIA 22 -  porta ABERTA para adoração – A lua está 4º minguante é avistado no nascer do sol a Zênite em cima no céu desenhada pela metade. OT – sinal visível do shabat.


Cada SÉTIMO DIA é contado a partir do PRIMEIRO DIA DA LUA NOVA. Não há sem haver um . Isto é uma sequência lógica matemática.

O último shabat do 7º dia é o dia 29 do mês – Neste shabat há uma particularidade, por a lunação ter 29 dias e 12 horas, há um acumulo de 12 h + 12 h que é = a um dia completo de 24 horas. -  é o 30º dia do mês, que acontece variavelmente em meses consecutivos.


Vemos um exemplo de um mês de 30 dias em I Samuel 20, naquela refeição onde Davi deveria assentar-se com o rei Saul, que, onde nesta ocasião o rei planejava mata-lo.
Era comum os reis banquetear-se no shabat e na lua nova.
Vemos o primeiro dia da lua nova descrito no capítulo 20 de I Samuel nos versos 5, 18, 24.

E no verso 27 – lemos “ Sucedeu também ao outro dia – o segundo da Festa da Lua nova, o lugar de Davi continuava desocupado”.  Este mês era de 30 dias.
primeiro dia da Lua Nova – é o dia da conjunção – um dia comum-  equivale a um dia de preparação.

A porta do átrio não estaria aberta neste dia. É um dia que quebra a semana sequencial.

O segundo dia da Lua Nova é a primeira crescente – é o primeiro dia do mês.

Semana sequencial é um mito! A semana sequencial só existiria, caso não existisse a lua nova!

As pessoas estão com a mente formatada no calendário gregoriano – ou seja no calendário do papa Gregório XIII. Quando elas veem um calendário de acordo com os astros no céu, algumas ficam perdidas e acham difícil de entender. Porque o erro foi repetido aos seus ouvidos fazendo uma lavagem cerebral. Enquanto outros ficam extasiados e estupefatos diante da tal perfeição e elegância.

Desde o quarto dia da Criação, onde os astros foram colocados em suas devidas posições, os dias continuam imutáveis no céu e “a lua, uma fiel testemunha no espaço” – Salmo 89:37.

O calendário depende dos 2 (dois) luzeiros postos na Criação. Em Apocalipse 12: 1 vemos que O povo do Eterno está vestido do sol e tem a lua debaixo de seus pés.!

Foi assim desde a criação, é assim hoje, e o será por toda eternidade:

Em Isaias 66:22 e 23 lemos:

“Porque como os novos céus e a nova terra que hei de fazer, estarão diante de Mim diz o Soberano Yahveh, assim há de estar a vossa posteridade, e o vosso nome. E será que de uma Festa da Lua Nova a outra e de um shabat a outro shabat, virá toda a carne adorar perante Mim, diz o Soberano Yahveh!  



 Video


Por Diná Soares





Comentários

  1. muito interessante esse raciocínio, visite meu site, há assuntos correlatos lá. https://herancajudaica.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

Arquivo 154 - Que Mistério Insolúvel Esconde a Liderança da IASD?

Sincronia Biologia e Astronomia!

Ruach kadosch - Análise da Palavra

O Tempo

TEMPLO

SHABAT UM "OT" - SINAL VISÍVEL DO CÉU!

TEOLOGIA: ETIMOLOGIA E DEFINIÇÕES

Revista Adventista Cheia de Elogios ao Papa Francisco!