Trindade
SANTÍSSIMA TRINDADE?
Assista o vídeo acima
A chocante verdade é que a doutrina da trindade não pode ser encontrada nas Escrituras. Na verdade, a Bíblia cita Yahveh como emitindo um alerta contra essa crença profundamente enraizada! A investigação cuidadosa revela que uma divindade trina tem origem no paganismo.
A Escritura revela que Lúcifer, no Céu, estava com ciúmes da relação estreita que Yahshuah tinha com o Pai. Isaías registra suas proclamações presunçosas:
Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de [Ul Him] exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. (Isaías 14:12-14, ACF)
Para roubar a adoração que por direito pertence ao Altíssimo, satanás tem a redirecionado para si mesmo. Ele fez isso através da criação de uma trindade. Este culto desvia para longe de Yahveh . Uma vez que qualquer culto que não é dado ao Criador é pecado, satanás era o verdadeiro destinatário deste culto desviado.
A Trindade no Paganismo
Várias trindades são encontradas em todo o paganismo antigo. Algumas religiões tiveram mais de uma trindade, mas cada uma foi considerada “três-em-um.” O registro mais antigo da crença em uma trindade é encontrado na Suméria, logo após o dilúvio. Esta antiga divindade trina consistia de Anu, o “Pai” e “Rei dos Deuses”; Enlil, o deus criador; e Enki (também conhecido como Ea), o “senhor da sabedoria”. A Babilônia baseou sua trindade em seu fundador, Ninrod, que cedo se rebelou contra o governo divino. Pela primeira vez, uma figura materna era parte da trindade “santa” de Ninrod, Semíramis e Tamuz. Semíramis, como a esposa de Ninrod e mãe de Tamuz, o “Salvador”, foi denominada como “Mãe de Deus” e “Rainha dos Céus”.
No Egito, esta trindade blasfema era formada por Osíris, o Pai; Isis, a Mãe, e Horus, o Filho. A história de Osíris sugere fortemente que ele e Ninrod eram uma e a mesma coisa. Os hindus, da mesma forma, têm uma trindade Pai/Mãe/Filho consistindo de Brahma, Vishnu e Shiva. Os gregos adoravam Zeus, Atena e Apolo, alegando que os três “concordaram em um”.
Em seu livro, Written in Stone [Escrito em Pedra], o autor Richard Cassaro revela evidências de uma religião extremamente antiga e poderosa de três-em-um que foi difundida por toda a Europa séculos antes de Cristo. Essa crença era tão arraigada que inicialmente impediu a propagação do cristianismo na Europa!
Essa antiga religião de Três-Em-Um era um corpo autocapacitado de sabedoria que dotou as massas da Europa com lendárias faculdades de sexto sentido. Também os dotou com a lendária capacidade da mente sobre a matéria. Um povo assim habilitado é naturalmente difícil de influenciar e quase impossível de controlar. Daí o desejo dos fundadores da Igreja cujo objetivo sempre foi o de ganhar a hegemonia sobre as massas, para eliminar esta antiga sabedoria mágica do continente, dando-lhes uma base mais firme para estabelecer sua nova religião cristã e arrancar os sistemas de crenças existentes. 1
Imagem: Richard Cassaro, http://www.deepertruth.com/trinity.
Claramente, algo tinha que ser feito, se o cristianismo iria converter esses pagãos. A solução foi: criar uma trindade cristã.
O Trinitarianismo Entra No Cristianismo
A ambição do Bispo de Roma, para estender o seu poder e influência através da conversão dos pagãos, coincidiu com o desejo do imperador Constantino para consolidar seu poder político ao longo de sua vasta área. O imperador convocou o Concílio de Niceia, em 322 d.C. com o propósito expresso de unir a cristandade. O principal ponto em discussão foi a natureza de Yahveh. Constantino estava claro de que todos os bispos permaneceriam no Concílio, até que fossem unidos. E eles estavam - durante três anos. Algumas evidências sugerem que os bispos que se recusaram a inclinar para suas crenças foram assassinados enquanto outros foram exilados.
No final, bispos comprometidos. . . e ecumenismo nascido. Doutrinas e interpretações Escriturísticas que promovem a individualidade de Yahveh foram postas de lado em favor de uma teologia trinitária pagã.
O Concílio de Nicéia, com Ário representado abaixo dos pés do imperador Constantino e dos bispos. 13
|
Eusébio de Nicomédia, o principal proponente de YAHWEH como uma única entidade com um Filho gerado, estabeleceu um precedente para o compromisso que pastores e igrejas têm feito desde então: torcer declarações para aplicar em mais de uma maneira em ordem para alcançar uma superfície “unidade na diversidade”. Compromisso pela unidade é uma identificação da característica do erro. Isso está diretamente oposto à declaração de Yahshuah refletindo sobre a reação do mundo às verdades que Ele trouxe: “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.” (Mateus 10:34, ACF)
Eusébio de Nicomédia apresentou o primeiro credo ariano [não-trinitariano] e foi rejeitado. . . Em vez de apresentar um credo próprio, os anti-arianos modificaram o de Eusébio, assim, obrigando-o a assiná-lo, desligando completamente os arianos. Os arianos que não assinaram foram depostos e exilados. . . .
Assim, Constantino teve sua Igreja unificada, que não era muito unificada. . . Eusébio estava bastante desconfortável com o credo de Nicéia que sentiu a oportunidade para justificar-se para o seu próprio povo em uma longa carta em que ele afirma que ‘resistiu até o último minuto’ até as palavras foram examinadas e foi explicado que as palavras ‘não queriam dizer tudo o que elas pareciam significar, mas foram destinadas simplesmente a afirmar a real divindade do Filho...2
Os líderes em Niceia, na verdade, “autorizaram uma dupla interpretação, a fim de ganhar Eusébio e seus seguidores.” 3 Assim, a verdade das Escrituras foi suplantada pelo erro pagão por causa da superficial “unidade”.
Os Primeiros Cristãos não-Trinitarianos
Os primeiros cristãos não eram trinitarianos.
Uma vez que os Trinitarianos Ortodoxos conseguiram derrotar o arianismo, censuraram todos os sinais percebidos que a heresia deixou para trás. Este mosaico, na Basílica de Santo Apolinário Novo, em Ravena, teve as imagens do rei ariano, Teodorico, e de sua corte removidas. Contudo, em algumas colunas suas mãos permanecem. 14
|
Não havia nenhuma doutrina da Trindade estabelecida até o quarto século, isso é um fato histórico totalmente documentado.
Claramente, os historiadores do dogma da Igreja e os teólogos sistemáticos concordam que a ideia de uma trindade cristã não era uma parte da igreja do primeiro século. Os doze apóstolos nunca subscreveram a ela ou receberam a revelação sobre o assunto. Assim, como é que uma doutrina trinitária surgiu? Ela evoluiu gradualmente e ganhou força no final dos primeiro, segundo e terceiro séculos, assim como os pagãos, que se converteram ao cristianismo, trouxeram ao cristianismo algumas de suas crenças e práticas pagãs.4
De fato, mesmo os trinitarianos reconhecem que essa doutrina, não-Escriturística, não apareceu até o quarto século depois de Yahshuah. Os católicos romanos admitem:
. . . não se deve falar de Trinitarianismo, no Novo Testamento, sem qualificação séria. . . quando se fala de um Trinitarianismo não qualificado; um passou do período das origens cristãs para, digamos, o último quadrante do 4º século. Foi só então que o que poderia ser chamado de o dogma trinitário definitivo “um só Deus em três Pessoas” tornou-se completamente assimilado na vida e pensamento cristãos.5
A versão moderna da trindade, como é entendida hoje, é desenhada, quase em sua totalidade, a partir do filósofo grego pagão, Platão. Os platônicos acreditavam em um Pai Desconhecido, uma Palavra (Logos) e uma alma do mundo. “Os teólogos Clemente de Alexandria, Orígenes e Santo Agostinho foram os primeiros cristãos expoentes de uma perspectiva platônica. As ideias platônicas tiveram um papel crucial no desenvolvimento da teologia cristã ....” 6 Essa influência pagã, sobre o desenvolvimento da doutrina cristã, era tão difundida que “encontramos o cristianismo tendendo a absorver valores filosóficos gregos, até ao final do terceiro século a linha entre as crenças dos educados cristãos e pagãos, no oriente, frequentemente seria difícil de desenhar." 7
Trindade, Não nas Escrituras
Um estudo cuidadoso das Escrituras revela que não é só a palavra “trindade” não encontrada nas Escrituras, mas o próprio conceito de uma divindade trina está faltando em toda a Bíblia! Edmund Fortman, um jesuíta estudioso, declara:
O Antigo Testamento. . . nada nos diz explicitamente, ou por implicação necessária, de um Deus Trino, que é Pai, Filho e Espírito Santo. . . . Não há nenhuma evidência de que qualquer escritor sacro sequer suspeitava da existência de uma [Trindade] na Divindade. . . . Mesmo ver [no Antigo Testamento] sugestões ou prenúncios, ou 'sinais velados' da trindade de pessoas, é ir além das palavras e intenções dos escritores sagrados.
. . . Os escritores do Novo Testamento. . . nos dão nenhuma formal ou formulada doutrina da Trindade. . . Em nenhum lugar encontramos qualquer doutrina Trinitária de três assuntos distintos da vida divina e atividade da mesma Divindade. 8
A Trindade: Um Novo Cristianismo
Ao reconhecer Yahshuah como o Messias, o cristianismo saiu do judaísmo tradicional. No entanto, os primeiros cristãos ainda eram muito semelhantes aos judeus em suas crenças. Eles ainda adoraram no Sábado do sétimo dia, não comiam carnes imundas, observaram os Festivais Anuais - a sua religião pura era um reflexo perto das raízes divinas de onde tinha surgido.
No entanto, com a aceitação da trindade na teologia cristã, o cristianismo passou por uma mudança fundamental que o distanciou de suas origens puras determinadas pelo céu. A Nova Enciclopédia Britânica identifica a razão para esta mudança com uma precisão infalível: “O credo trinitário do cristianismo. . . o diferencia de outras duas religiões monoteístas clássicas [judaísmo e islamismo]”. 9
A Escritura ensina que Yahveh está a trabalhar EM nós. “Porque [YHWH] é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2:13, ACF). Esse é o plano de dEle para restaurar, nos redimiu à Sua própria imagem. Por ter dois membros da Divindade trabalhando em nosso lugar, não há nenhuma necessidade de arrependimento ou de uma vida santa. Tudo o que se tem que fazer é “apenas aceitar”. Isso é fundamental para a graça barata, onde o crente tem somente que reivindicar “crença” e nada mais, nem mesmo a obediência é necessária. Ela é uma prima próxima da heresia do “uma vez salvo, salvo para sempre”.
Assim, ao trazer a trindade ao cristianismo, satanás tentou destruí-lo, fundamentalmente, a partir de dentro.
A Escritura e a Verdadeira Natureza de Yahveh
A Escritura apresenta claramente Yahveh como uma única entidade com um Filho: “Ouve, Israel, [YHWH] nosso [Ul- him] é o único [YHWH].” (Deuteronômio 6:4, ACF). A palavra [Ul- him).
No entanto, de modo algum isso se destina a implicar uma divindade trina. Os primeiros estados do mandamento inequivocamente, “Eu sou [YHWH] teu [Ul- Him]. . . Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20:2 e 3, ACF)
Os escritores do Novo Testamento estavam unidos na sua rejeição de uma trindade. Paulo declarou enfaticamente:
“... Porquanto, embora haja muitos que são chamados אלהא , ou mestre, quer nos shamayim ou na terra, como há muitos poderosos, e muitos mestres, Todavia, para nós, só há Um אלהא , Abba, de quem
são todas as cousas, e nEle estamos; e Um Soberano-Yah, יהושע ha Moshiach, pelo qual são todas as cousas, e por quem nós vivemos.Veja 1 Coríntios 8:4-6
A maioria dos cristãos aceita a doutrina da trindade, sem dúvida, pela única razão de sua antiguidade, não percebendo que houve uma época em que o assunto era extremamente controverso, com pessoas perdendo suas vidas por causa da verdade.
A maioria dos teólogos sabem que a doutrina da Trindade não é Bíblica.
Porque a Trindade é uma parte tão importante, mais tarde, da doutrina cristã, é impressionante que o termo não aparece no Novo Testamento. Da mesma forma, o conceito desenvolvido de três parceiros co-iguais na Divindade, encontrado nas formulações dos credos posteriores não pode ser claramente detectado dentro dos limites do cânon.10
"Uma das grandes maravilhas da história cristã tem sido a capacidade de teólogos para convencer as pessoas cristãs que três pessoas são realmente um só Deus." 11
A Primeira Epístola de João 5:7 é frequentemente citada como prova Bíblica para a existência de uma divindade trina: "Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo: E esses três são um". No entanto, historiadores da Igreja e estudiosos em geral, agora reconhecem que este versículo não estava no original.
Como outras doutrinas que se tornaram centrais para a fé, no entanto, a crença na Trindade foi um desenvolvimento histórico, não um "dado" a partir dos primeiros anos da fé.
A. A noção básica da Trindade é que há três pessoas na Divindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Estes são todos igualmente Deus e da mesma substância, mas, apesar do fato, há três pessoas próximas, comprometem apenas um Deus, indivisível por natureza.
B. Essa doutrina não parece ser uma doutrina proferida pelo Jesus histórico, por Paulo, ou por qualquer outro escritor cristão durante os primeiros cem anos ou mais do cristianismo.
C. Ela não pode ser encontrada explícita nos primeiros escritos cristãos. A única passagem do Novo Testamento que declara a doutrina (1 João 5:7-8) não era originalmente parte do texto, mas foi adicionada por escribas doutrinariamente astutos em uma data posterior (não é encontrada em quaisquer manuscritos gregos até o século 11). 12
A aceitação da doutrina da trindade desvia a atenção de Yahuwah, a fonte de todas as bênçãos. Inúmeras crianças são ensinadas a orar ao "Querido Jesus", em vez do Pai. Alguns cristãos oram ao Espírito Santo, enquanto os católicos rezam à Maria reestilizada, como foi Semíramis, como a "Rainha do Céu". Durante todo o tempo, Aquele que amou os pecadores tanto, que deu o Seu Filho unigênito para morrer por sua redenção,.... é visto como um severo, implacável e impessoal. Yahuwah declara: "...não há outro [Ul - Him] senão eu; [Ul - Him] justo e Salvador não há além de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou [Ul - Him], e não há outro." (Isaías 45:21 e 22).
A convocação das Escrituras é: "Sai dela, povo meu!" (Apocalipse 18:04). Yah quer salvar a todos dos perigos desta doutrina pagã que desceu da Babilônia. Ele adverte: "E castigarei a Bel em Babilônia, e tirarei da sua boca o que tragou, e nunca mais concorrerão a ele as nações; também o muro de Babilônia caiu. aí do meio dela, ó povo meu, e livrai cada um a sua alma do ardor da ira de [YHWH]." (Jeremias 51:44 e 45)
Essa é uma advertência a todos para deixarem a religião organizada e abraçarem a verdade pura, uma vez entregue aos santos, não corrompida por longos séculos de erro, tradição e paganismo. Ponha de lado as crenças e doutrinas fundadas sobre o paganismo.Volte para a pura adoração ao Criador, que por si só é digno de receber adoração:
Santo, Santo, Santo, é o Senhor YHWH, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. (Apocalipse 04:08, 11 e 05:13).
1 Richard Cassaro, http://www.deepertruth.com/trinity.
2 C. L. Hagensick, “The Origin of the Trinity: From Paganism to Constantine,”http://www.heraldmag.org/olb/Contents/doctrine/The%20Origin%20of%20the%20Trinity.htm, emphasis supplied.
3 Arthur Cushman McGiffert, A History of Christian Thought, Vol. 1, p. 266.
4 Victor Paul Wierwille, “Jesus Christ is Not God.”
5 New Catholic Encyclopedia, 1967 ed., Vol. XIV, p. 295, emphasis supplied.
6 Archana Srinivasan, Famous Greek Personalities, p. 30.
7 William H. C. Frend, The Rise of Christianity, as quoted in “Historical Background of the Trinity,”http://www.christadelphia.org/trinityhistory.htm.
8 Edmund Fortman, The Triune God.
9 As quoted in Should Christianity Abandon the Doctrine of the Trinity, by Michael Barber, p. 28.
10 “The Lost Doctrines of Christianity: The Doctrine of the Trinity,” http://reluctant-messenger.com/Lost-Doctrines-Christianity009.htm.
11 Anthony F. Buzzard and Charles F. Hunting, The Doctrine of the Trinity, as quoted in http://www.christadelphia.org/trinityhistory.htm.
12 Bart D. Erhman, Lecture course: “From Jesus to Constantine: A History of Early Christianity,” emphasis supplied.
13 http://en.wikipedia.org/wiki/File:Nikea-arius.png
"Oficializada no ano 381 pelo imperador Teodósio e o papa Damaso, e mais 150 bispos católicos no concilio de Constantinopla=Almanaque Abril cultural de 1987 pgs 490 a 493;Ela é tão santíssima, quanto a santa igreja católica, e o santíssimo papa.
Sobre
esses dois concílios cristãos católicos lemos
no livro"Documentos da Igreja Cristã" pg
130; por H. Bettenson; o seguinte....nos estamos
convencidos de que a fonte e o
sustentaculo de nossa soberania, sua força e
inexpugnavel defesa, é aquela única e verdadeira
fé que, por inspiração de Deus; foi
publicada pelos 318 santos padres reunidos
em Niceia (325) e confirmada pelos 150
santos padres que de modo semelhante se
reuniram em concilio em Constantinopla (em 395) a fim de
promover em toda a parte, o crescimento da santa igreja católica.
Ícone oriental que representa Constantino I entre os padres reunidos no Primeiro Concílio de Niceia: o dístico por eles suspenso contem o texto do Credo de Niceia.
No mesmo livro pgs 51-53.
Autorizamos aos seguidores dessa lei....trindade santa...a tomarem o titulo de cristãos. Referente aos outros que julgamos cheios de tolices....Os que não criam na trindade e nem eram crsitãos...queremos que sejam estigmatizados com o nome ignominioso de “herejes” E que não se atrevam a dar aos seus conventiculos, o nome de eklesia=igreja. Estes (herejes) sofrerão em primeiro lugar o castigo da divina condenação, e em segundo lugar, a punição que nossa autoridade, de acôrdo com a vontade do céu, decida infligir-lhes; Sejam eles excluidos dos Edificios Eclesiasticos, pois não estão autorizados a celebrar suas assembleias ilegais, dentro dos povoados, Se tentarem qualquer distúrbio, ordenamos eliminar e explusar das cidades a esses frenéticos, de modo que as Eclesias=igrejas cristãs, possam ser...no mundo inteiro recolocadas nas mãos dos Bispos ortodóxos que confessam o credo de Nicéia=Trindade; Decretamos perpetuamente que os Bispos de qualquer outra provincia nada intentem contrário aos usos antigos sem a autorização do venerável papa da cidade eterna=Roma. Mas, seja lei para todos, o que decidir a “santa sé”.
Vê-se,
que o próprio catolicismo cristão afirma
ser a teoria da trindade um Dogma
cristão; e não uma doutrina Bíblica!Ícone oriental que representa Constantino I entre os padres reunidos no Primeiro Concílio de Niceia: o dístico por eles suspenso contem o texto do Credo de Niceia.
No mesmo livro pgs 51-53.
Encontra-se
uma carta do então Imperador Romano Teodosio 1º; Enviada ao papa
Dâmaso, datada do ano 381 era do mashiach.
Contendo
o seguinte teor sobre a recém nascida Santíssima
trindade...Queremos que as diversas nações
sujeitas a nossa clemencia e moderação; Continuem
professando a religião
legada aos romanos pelo Apostolo Pedro.
Tal como preservou a tradição fiel, e como é
presentemente observada pelo pontifice Dâmaso...varão de santidade
apostolica. De conformidade com a doutrina dos
apóstolos e o ensino do evangelho. Creiamos pois, na
única divindade do pai e do filho, e do Espirito Santo e, em igual
magestade e em trindade santa.
Autorizamos aos seguidores dessa lei....trindade santa...a tomarem o titulo de cristãos. Referente aos outros que julgamos cheios de tolices....Os que não criam na trindade e nem eram crsitãos...queremos que sejam estigmatizados com o nome ignominioso de “herejes” E que não se atrevam a dar aos seus conventiculos, o nome de eklesia=igreja. Estes (herejes) sofrerão em primeiro lugar o castigo da divina condenação, e em segundo lugar, a punição que nossa autoridade, de acôrdo com a vontade do céu, decida infligir-lhes; Sejam eles excluidos dos Edificios Eclesiasticos, pois não estão autorizados a celebrar suas assembleias ilegais, dentro dos povoados, Se tentarem qualquer distúrbio, ordenamos eliminar e explusar das cidades a esses frenéticos, de modo que as Eclesias=igrejas cristãs, possam ser...no mundo inteiro recolocadas nas mãos dos Bispos ortodóxos que confessam o credo de Nicéia=Trindade; Decretamos perpetuamente que os Bispos de qualquer outra provincia nada intentem contrário aos usos antigos sem a autorização do venerável papa da cidade eterna=Roma. Mas, seja lei para todos, o que decidir a “santa sé”.
O
periodico catolico-Ave Maria-edição de Junho dee
1999-pg-14 diz... a Igreja define O DOGMA DA
TRINDADE...como a crença de que em Deus existem
trêa pessoas, as quais subsistem numa única
natureza (interessante não?...3 em 1) Tal
definição, no entanto só se cristalizou nos
seculos IV e V, frutos dos concilios ecumenicos de
Niceia 325; e constantinopla 381. Por conseguinte, não
se trata de uma definição formal ou
explicitamente biblica.
Hizayom=Apocalipse
5,6. Relata que Yah possui sete espiritos...enviados a
toda a terra.
Se
fossemos acreditar que o Espirito Santo seja uma
pessoa. Teriamos que dividi-lo aqui em sete pessoas, já
que são sete espiritos. O nº 7 nas Escrituras é
simbolo de totalidade e perfeição.
Portanto
essa passagem fala dos sete atributos do Ruach
hakodesch de Yah; Yashayahu=Isaias 11.”Espirito
de...sabedoria...de...inteligencia...de...conselho...de fortaleza...de
conhecimento...de temor...e de justiça;
Esse
Ruah hakodesch estaria no mashiach...como ele
mesmo disse...O Ruach hakodesc de Yah está sobre
mim, pois me ungiu...Yashayahu 61,1,2. O profeta
Danyahu=Daniel...viu um Attiq yomin=ancião de
dias; e o filho do homem “Yahshuah”
Dan-7,9-13.
Estevam
quando apedrejado...viu Yahshuah hamashiach em pé a
destra de Yah; Atos 7,56.
Yachonam=João
contemplou...uma grande multidão clamando com
grande voz dizendo; salvação ao nosso Yah que está assentado
no trono, e ao Cordeiro Yahshuah...e vi continua ele...toda
criatura no céu, na terra...no mar... proclamarem. Àquele
“Yah” que está sentado no trono e ao Cordeiro”Yahshuah” pertencem o
louvor, a hopnra, a glória e o domínio pelos séculos dos
séculos...Hizayom=Apocalipse 5,13. e 7, 9,10.
Em
ambas as visões dos servos de Yahshuah, foram
vistas apenas duas pessoas no trono celestial.
AS Escrituras não fazem nenhuma menção de
uma terceira pessoa entronada no céu.
Outrossim,
os redimidos no sangue do Cordeiro...eram 144.000 que
em suas testas tinham escrito o nome do cordeiro, e de
seu Pai...Yahshuah=Yahweh é salvação. E não o nome da
trindade romana, mostrando assim que os que estão
selados nas suas mentes com a santissima
trindade; Não ressuscitarão para a vida
eterna. Referindo a sua sheni biat mashiach=segunda vinda o
mashiach relatou...quando vier o filho do homem,
na sua gloria , na do pai, e dos santos anjos; Lukas 9,26.
Não disse na gloria de uma terceira pessoa,
será que se esqueceu?
E
por via de regra, como poderia o Espirito Santo
ter um corpo físico como pessoa. Se
Yahshuah disse...Espirito não tem carne e nem
ossos como eu tenho; Lukas 24,39."
Extraído do blog:
http://ivonilservodeyahshuah.blogspot.com/2012/07/trindade-e-romana.htmlDiná Soares
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEntendimento progressivo dos pioneiros sobre a trindade
ResponderExcluirGilberto G. Theiss[1]
Muitos debates e confrontos se levantaram nos primórdios do adventismo com o objetivo de impedir que certas doutrinas estranhas se infiltrassem no seio da igreja. Mas, conceitos estranhos e doutrinas duvidosas eram de certa forma os meios mais eficazes para forçar os teólogos e pastores da época a estudarem com mais profundidade os temas propostos e controversos. Assim como outros assuntos complexos e preconceituosos, o tema da divindade de Jesus, Espírito Santo ou da Trindade ganharam um pequeno espaço em algumas dessas discussões no meio adventista, principalmente pelo fato de tal crença ser creditada à origem pagã do catolicismo[2]. Essa discussão, no princípio, não era nada amistosa, mas aos poucos, ao longo dos anos, as diferenças teológicas a esse respeito foram diminuindo. Podemos separar esse período em pré 1898 e pós 1898, por ter sido neste ano a primeira impressão do livro “O Desejado de Todas as Nações” que trouxe grande luz sobre a essência da natureza de Jesus, influenciando grandemente alguns pioneiros que ainda mantinham certas dúvidas quanto à co-erternidade de Cristo[3].
Mesmo antes da publicação do Desejado de Todas as Nações, e da influência das visões de Ellen White, houve entre alguns pioneiros, um progressivo entendimento deste tema que culminou em declarações extra-oficiais da crença da Igreja Adventista na Divindade e Eternidade do Filho junto com o Pai e da natureza pessoal e divina do Espírito Santo. E será exatamente isto que veremos a seguir.
O contexto de 1892 e algumas Publicações
Na data de 1892, um estudo publicado pela Review and Herald, usou pela primeira vez, de forma abrangente e positiva, o termo Trindade. O devido estudo foi publicado num conjunto de dezenas de outros estudos para confirmar no que, até o momento, os Adventistas do Sétimo dia definitivamente acreditavam.
A desmistificação da palavra Trindade começa neste período com nenhuma contrariedade dos principais pioneiros da igreja. É importante lembrar que, nos períodos entre 1846 e 1888, a maioria dos adventistas
haviam rejeitado o conceito da Trindade[4], e apresentavam diversas divergências quanto a natureza da pessoa de Cristo, Sua igualdade com o Pai e sua co-eternidade. Uns acreditavam que Jesus era essencialmente Deus, porém inferior ao Pai, enquanto que outros acreditavam que, em algum momento, na eternidade, o Filho teria vindo à existência.
ResponderExcluirAnalisaremos a partir de aqui, algumas importantes considerações de alguns renomados pioneiros do movimento, que nos darão a compreensão de que suas descrenças na divindade e eternidade de Jesus não suportaram o tempo e a luz posterior que Deus lhes daria através de diligente estudo. A progressiva compreensão poderá ser notada nestas citações:
W.W. Prescott[5] - 1896 (Antes) - “Assim como Cristo nasceu duas vezes, uma vez na eternidade...e de novo na carne”[6]
W.W. Prescott – 1919 (Depois) - Depois assumiu: “Fui ensinado como o irmão Daniells...de que a Trindade era algo herético...sem contudo pensar por mim mesmo, ou estudar, eu supus que estava certo. Mas eu descobri algo diferente...como entendo agora, deidade envolve eternidade. Você não pode ler as Escrituras e conceber sem eternidade”[7]
Uriah Smith[8] - 1865 (Antes) - “... o primeiro ser criado”[9]. “Embora através de meios não claramente identificados nas Escrituras, Cristo havia sido trazido à existência ou gerado”[10]
Uriah Smith – 1881 (Depois) - “Mas a linguagem não implica necessariamente que ele foi criado [...] ele próprio veio à existência de uma forma diferente.”[11] Ao comentar a frase, “O princípio da criação” de Apocalipse 3:14.
Alguns, até mesmo bem intencionados, afirmam que Uriah Smith não havia se convencido completamente deste assunto. A resposta a esta indagação poderia ser entendida à luz da impressão da primeira edição do Desejado de Todas as Nações. Urias Smith faleceu em 1903, portanto ele presenciou em 1898 as afirmações de Ellen White neste volume de que Jesus não possuía vida derivada e nem emprestada[12]. Também pode conhecer a declaração contundente no mesmo livro a favor do Espírito Santo que assim declara: “Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Trindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder”.[13]
Este argumento pode ser uma referência plausível do desenvolvimento progressivo e teológico para os pioneiros do movimento, e
especialmente para Smith, pelo fato dele devotar grande confiança no ministério profético de Ellen White para a igreja remanescente.
ResponderExcluirDe qualquer forma, temos uma citação de 1896 onde Smith admitia louvar o Espírito Santo, pois estava equiparado ao Pai e ao Filho em Mateus 28:19[14].
Em 1903 Smith reconheceu três seres ou três agentes para a nossa salvação[15].
James White[16] - 1846 (Antes) - “O antigo credo trinitarista ausente nas escrituras...de que Jesus é o eterno Deus”[17]James White – 1876 (Depois) - “Os adventistas dos sétimo dia compreendem a divindade de Cristo de forma tão parecida com os Trinitaristas que não receamos qualquer debate aqui”[18]
Um ano mais tarde, em 1877, James White declara abertamente sua crença na igualdade do Filho para com o Pai, e ainda condenou qualquer ensinamento que faça Cristo inferior para com o Pai”[19].
J. H. Waggonner – (Antes) - “A Bíblia faz silêncio sobre a Trindade.”[20]
J.H Waggonner – 1883 (Depois) - Em 1883, Waggonner reconheceu que o Espírito Santo partilha os atributos do Pai e do Filho.[21]
Os registros históricos visto até então, são evidentes em mostrar que, no mínimo, mudanças no pensamento que diz respeito à trindade, foram gradativamente permeando o parecer de alguns pioneiros sobre a trindade. Nos capítulos seguintes, cavaremos um pouco mais para encontrar algum tipo de solo que possa dar sustento e respaldo a crença no meio adventista. A história, estudada com seriedade, não falha em nos apresentar a verdade.
Outros pioneiros em defesa da trindade
S. Spears, em artigo de 1889 transformado em livreto e publicado pela igreja em 1892 defende “A doutrina bíblica da Trindade.” N. Downer, em artigo, declarou que as três pessoas da Trindade tiveram parte na ressurreição de Cristo.[22]
Lee S. Wheeler, observou, citando Efésios 4:4-5: “É digno de nota que nesta como em muitas outras partes da Escritura, o Espírito como sendo um é mencionado como distinto do Pai e do Filho.”[23]
D. Hildereth escreveu: “Tire o Espírito Santo da Bíblia e ‘nada’ que reste é digno de ser falado.”[24]
ResponderExcluirJoseph Clark defendeu o Espírito Santo como uma realidade em si mesmo, e um agente de Deus.[25]
P. Bollman escreveu: “O Espírito Santo é divino e Criador de todas as coisas”.[26]
A.J. Morton declarou: “A divindade do Espírito Santo, de Cristo e a do Pai e Cristo não pode ser separada”.[27]
Alonzo T. Jones foi editor da Reviewand Herald por muitos anos. Em sermão na Sessão da Conferência Geral de 27 de fevereiro de 1895 defendeu que “O Espírito Santo é um representante pessoal de Deus”. Também, que há uma unidade do Espírito Santo com o Pai e o Filho.[28]
Stephen N. Haskel, no artigo “O Espírito Santo” declara que a relação entre o Pai, Filho e Espírito Santo é um mistério.[29]
G.C Tenny, que em 1883 usara “it” (“Isto”, em inglês, normalmente usado para coisas) para o Espírito Santo declarou em 1896 que o Espírito Santo era inteligente, tinha existência independente e passou a suar o pronome pessoal “he” (“ele”, normalmente para pessoas).[30]
S.M.I.Henry, escritor denominacional declarou em 1898 que: “Os pronomes usados em conexão com o Espírito devem levar-nos a concluir que ele é uma pessoa – uma personalidade...”.[31]
R.A Underwood, que havia sido antitrinitariano a princípio, expõe, segundo ele mesmo declara, a sua mudança de compreensão, a partir do estudo da Bíblia.
Na revista Review de 3 demaior de 1898 ele diz que o Espírito é uma pessoa e que não deveríamos permitir que Satanás destruísse nossa fé “na personalidade dessa pessoa da Divindade – o Espírito Santo.”
Em relação à sua opinião anterior Underwood declarou:
“Mas nós queremos a verdade porque ela é a verdade, e nós rejeitamos o erro porque é o erro, apesar de qualquer ponto de vista que nós possamos anteriormente ter sustentado ou qualquer dificuldade que nós
possamos ter tido ou possamos ter agora quando nós vemos o Espírito Santo como uma pessoa”.[32]
ResponderExcluirConclusão
Com o passar do tempo, assim como outras doutrinas que foram incorporando ao quadro de crenças adventista, a trindade foi superando as discussões contrárias, conquistando gradativamente espaço cognitivo entre os principais pioneiros da igreja. As visões reveladoras dadas a Ellen White sobre a Divindade de Cristo e do Espírito Santo, tendo como marco a publicação do livro “O Desejado de Todas as Nações”, teve um impacto importante para a fundamentação da crença no ano de 1898, que consequentemente levou a igreja a se posicionar definitivamente no ano de 1931, onde expressou total aceitação a esta doutrina. Muitos líderes e membros que viviam neste ano, foram membros atuantes no período de Ellen White e mantiveram sua crença assim como nos anos anteriores - a favor da Trindade. Portanto, em torno de 1900 a igreja já desfrutava de consenso sobre o tema conforme os testemunhos da época evidenciam clarificadamente.[33]
LEITURA ADICIONAL SUGERIDA
CASALI, Victor. Historia de las Doctrinas Adventistas. Centro de Investigación White: Universidad Adventista Del Plata, p. 131-132
DEMÓSTENES, N. S. Perguntas e Respostas sobre a Trindade, p. 117-130.
PAROUSIA, Ellen G. White e a compreensão da Trindade, p. 11-26.
PAROUSIA, O debate adventista sobre a Trindade, p. 19-30.
WOODROW whidden, Jerry Moon, John W. Reeve. A Trindade, p. 207-215.
THEISS, Gilberto G. A história revelada e a verdade confirmada, p. 69 – 150 (ver desenvolvimento doutrinário da IASD e a doutrina da trindade).
________________________________________
[1] Pastor na IASD do distrito de Itapajé-Ce, na Associação Costa Norte.
[2] SHWARZ, Richard W. e GREENLEAF, Floyd, Portadores de luz, p. 161
[3] WHIDDEN, Woodrow, MOON, Jerry e REEVE, John W. A Trindade, p. 223
[4] Ibdem, p. 217. Ver também: MOON, Jerry. O debate adventista sobre a Trindade, Parousia ano 4, nº 2, p. 21.
[5] W. W. Prescott, educador e administrador. Em 1885 tornou-se diretor do Battle Creek College e foi, durante algum tempo (1891-1892), simultaneamente, diretor de dois outros
colégios – Unio e WallaWalla. Ajudou a fundar o que hoje se conhece na Austrália como Avondale College. Posteriormente trabalhou como erudito e administrador, exerceu grande influência sobre a obra educacional mundial da denominação. Nascido em 1855 e falecido em 1944. DOUGLAS, Herbert E. A mensageira do Senhor, p. 250.
ResponderExcluir[6] PRESCOTT, W. W. Review and Herald, 14 de Abril de 1896.
[7] Ibdem, p. 62, 1919
[8] Uriah Smith. Pastor, escritor e redator. Tornou-se adventista observador do sábado em 1852, unindo-se no ano seguinte à equipe da Review. Desde aquele tempo até sua morte, seu nome apareceu no expediente da revista, a maior parte das vezes como editor. Foi o primeiro instrutor bíblico do Battle Creek College e secretário da Associação Geral. Escreveu alguns livros, dos quais o mais conhecido é Thought son Daniel and the Revelation. Nascido em 1832 e falecido em 1903. DOUGLAS, Herbert E. A mensageira do Senhor, p. 251.
[9] SMITH, Uriah. Thoughts Critical and Patriarcal, on the Book of Revelation p. 59
[10] Ibdem
[11] Ibdem, p. 74
[12] WHITE, Ellen G.. O Desejado de Todas as Nações, p. 530
[13] Ibdem, p. 761.
[14] SMITH, U. In the Question chair, Adventist Review and Sabbath Herald, doravante Review, 27/10/1896.
[15] SMITH, u.The Spirit of Profhecy.General ConferenceBulletin, 14 de março de 1903.
[16] Tiago [James] Springer White. Um dos três co-fundadores da igreja Adventista do Sétimo dia, sendo os outros dois sua esposa Ellen e amigo José Bates. Foi professor durante dois anos, amas logo que completou 21 anos de idade uniu-se ao movimento milerita e, empunhando um diagrama, começou a pregar. Relata-se que, durante os meses de inverno de 1842-1843, Tiago levou mais de 1000 pessoas a Cristo. Depois do desapontamento de 22 de outubro de 1844, associou-se a outros Cristãos no estudo da Bíblia, em busca de maiores esclarecimentos. Em1846 aceitou a verdade o sábado e, em 1849, começou a publicar a revista PresentTruth. À medida que crescia o número dos adventistas guardadores do sábado, ele insistiu para que constituíssem uma organização. Isso resultou na formação da Associação Geral , em 1863. Tiago liderou o desenvolvimento da obra editorial, educacional e médica da igreja. Durante muitos anos foi editor da Review and Herald. Atuou como presidente da Associação Geral durante três mandatos (1865-1867-1871; 1874-1880). Nascido em 1821 e falecido em 1881. DOUGLAS, Herbert E. A mensageira do Senhor, p. 253.
[17] WHITE, James. The Day Star, Jan. 21
[18] Idem. Review and Herald, 12 de Out. De 1876.
[19] Ibdem, 29 de Nov. de 1876, p. 72
[20] WAGGONNER, J.H. The Atonement, p. 173
[21] TAYLOR, 1953
[22] DOWNER, N. Review, 6 de abril de 1876
[23] WHEELER, L.S. The Communion of the Holy Spirit, Review, 21 de abril de 1891, p. 244
[24] HILDERETH, D. Review, 01 de abril de 1862
[25] CLARK, J. Review, 10 de março de 1874
[26] BOLLMAN, P. Signes of the Times, 04 de novembro de 1889.
[27] MORTON, A. J. Signes of the Times, 26 de outubro de 1891.
[28] JONES, A. T. General ConferenceBulletin, 27 de fevereiro de 1895.
[29] HASKELL, S. N. Review, 28 de novembro de 1899.
[30] BOLLMAN, P. TENNY, G. C. Review and Herald, 9 de junho de 1896.
[31] HENRY, S. M. I. The Abindig Spirit, p. 271
[32] UNDERWOOD, R.A. Review, 3 de maior de 1898.
[33] SILVA, Demóstenes N. A Trindade, p.124.
Muito obrigada Rodrigo Sousa, por sua rica contribuição que veio tanto a acrescentar!!!
ResponderExcluirFeliz por ter amigo como vc!!!
uau...um estudo inpressionante..mas oco.....um estudo feito pelos homens que foram incitados por satanas..para que o homem desacredita-se a Biblia..trindade sim...PAI, O FILHO E O ESPIRITO SANTO, 3 pessoas numa só DEUS..mas parece que o seu estudo a afastou disto , ate pode ter existido no paganismo uma trindade, mas essa trindade nao e a trindade divina de DEUS..porque chamamos trindade a 3 elementos que formam um só..e isso esta nas Escrituras sim...O PAI E O FILHO E O ESPIRITO SANTO andamUNIDOS .nao actuam individulamente , portanto estao juntos num so DEUS..se o seu estufdo a afastou da sua crença..tenha cuidado vale mais um passaro na mão que dois a voar...retenha o que tinha, para nao perder a sua alma..
ResponderExcluirola como vai vc como faco pra falar com vc grato paz e graca
ResponderExcluirentre no meu perfil no face, mais rápido...
Excluirhttps://www.facebook.com/dina.soarescorreiafc
ou por email:
dinaeugmail.com
att
Diná
A Santissima Trindade não tem nada de pagão:http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/trindade/07.htm
ResponderExcluirSaiba amigo que a Escritura não é nem católica e muito menos romana. Eu lhe compreendo, e sei que conhece pouco da história...Mesmo em sua bíblia que é católica, onde está escrito "santíssima trindade"???
ExcluirOlá.
ExcluirJá que você cita a Bíblia, Diná, Eu queria saber quem é que definiu os livros do Novo Testamento. Você sabe? Acima acusa o rapaz de não conhecer a história; quero ver se a senhora conhece. Ah, foi a Igreja Católica.
A Bíblia não contém a palavra "Trindade", mas também não contém a palavra "Bíblia"! Onde na Bíblia está escrita a lista dos livros que a devem compor? Me diga o capítulo e versículo. Ah, inclusive também foi a Igreja Católica que criou a divisão de capítulos e versículos. Desculpa.
A Senhora diz não haver prova documental que na época pré-constantina a comunidade cria na Trindade. Mesmo? Vejamos:
Inácio de Antioquia, mais ou menos no ano 110 d.C. - "Inácio, por sobrenome Téoforo [=portador de Deus], à Igreja que alcançou misericórdia na magnificência do Pai Altíssimo e de Jesus Cristo, seu único Filho; à que é amada e é iluminada por vontade Daquele que quis que todas as coisas existissem, segundo a fé e a caridade de Jesus Cristo, nosso Deus" (Epístola aos Romanos 1)
Ainda Inácio: "Eu glorifico a Jesus Cristo, Deus, que é quem os tem feito sábios até tal ponto, pois percebi muito bem de quão mergulhados estais da fé imutável, como se estivésseis pregados, em carne e espírito, na cruz de Jesus Cristo" (Epístola aos Esmirniotas 1,1)
Martírio de Policarpo, que foi bispo de Esmirna e discípulo de São João: "A Ele [Jesus Cristo] seja dada a glória com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém"
Aristides, amigo de Eusébio de Cesaréia, no séc. II escreve: "Este teve doze discípulos, os quais, após sua ascensão aos céus, percorreram as províncias do Império e ensinaram a grandeza de Cristo, de modo que um deles percorreu aqui mesmo, pregando a doutrina da verdade, pois conhecem o Deus criador e artífice do universo em seu Filho Unigênito e no Espírito Santo, não adorando nenhum outro Deus além deste" (Apologia 15,2)
Tarciano, o sírio, discípulo de São Justino Mártir, no séc II: "Porque não estamos loucos - ó helenos - nem pregamos loucuras quando anunciamos que Deus apareceu na forma humana. Vós que nos insultais, comparai os vossos mitos com as nossas narrações" (Discurso contra os Gregos 21)
Mas me responda... quem não conhece a história???
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir