Escritura - parte 2 - Escrita


 Estaremos postando uma série de estudos muito impressionantes! Aqueles que se interessam sem dúvida encontrarão um deleite no pensar! Não há forma mais eficaz de expandir a inteligência do que o estudo das Escrituras, então, mergulhe sem medo e sem preconceito!
Veja o estudo anterior antes de iniciar:

https://estudosimpressionantes.blogspot.com/2020/09/escritura-parte-1-lingua.html?zx=28432acc7d6cdc41

No estudo anterior, nós vimos  uma das escritas mais antigas, encontradas através da arqueologia!  Nós vimos que o homem surgiu falando e sabendo expressar-se! O dom da fala foi um presente, de forma que o homem surgiu com um pacote completo de emoções e expressões!

Sabemos que Adam viveu quase mil anos, e o 7º  depois de Adam - Hanock - Enoque - já escreveu um livro, apesar de não sabemos onde está estes escritos, e nem se ainda existem.
E também podemos afirmar que só existia esta língua, e que os descendentes de Ham (Cam)

“E a terra inteira era de uma só língua”.
Bereshit (Gê.) 11:1

Podemos afirmar que aproximadamente 2500 anos depois que o homem foi criado, o Eterno deu seus mitzvot, ESCRITOS numa tábua de pedra, portanto a ESCRITA E A LEITURA, já existiam nesta época de forma fluente! Com isso também podemos afirmar que O Criador se comunicava com o homem na língua hebraica, que Ele mesmo escreveu em hebraico as - Aseret haDibrot – (Os dez mitzvot/mandamentos)

A Torah é sem dúvida os PRIMEIROS ESCRITOS com um relato histórico, coerente, inteligente e inspirado! Elas trazem informações tão complexas, que até hoje 3489 anos depois, continuam nos inspirando e desafiando as mentes mais brilhantes!

Foi a descendência de Ham (Cam)  - que se separou....  e FOI DESTA DESCENDÊNCIA que as línguas foram repartidas... ou seja o hebraico foi tirado deles... os caracteres e a escrita tb!

A palavra ivri (hebreu) e  ivrit (hebraico), só surgiu posteriormente referente aos descendentes de Avraham! Avraham – Ivri!


Com isso, percebemos que tivemos tal introdução se faz necessária para partir para a próxima etapa  do nosso estudo:

1.         O que é a escrita, e quando surgiu?

Como é que o ser humano foi imaginar em transformar seus pensamentos em caracteres, ou símbolos? De onde surgiu essa ideia tão fabulosa???

  א e ב - Alef e Bet!

 A começar com a origem da palavra - alfabeto, vamos esclarecer que ela não vem de "Alfa e Beta" - do grego... Ao contrário vem de uma língua que já existia ANTES DE EXISTIR O POVO GREGO. 

Tanto o povo hebreu quanto a língua hebraica já existia antes de surgirem os gregos! 

Para nós que já nascemos com a escrita é bem fácil... mas pense como isto chegou desta forma até nós? Vemos claramente uma EVOLUÇÃO da escrita entre os povos... Mas não vemos essa evolução na língua dos descendentes de Set...ela se apresenta inteligente, pronta e coerente!

Ao se escrever as letras do hebraico, desenha-se o seu significado, seu sentido; as letras que formam uma palavra, também dão sentido ou contam uma história. Ao colocar uma nome em um ser, Adam estava dando um sentido ou descrevendo o animal, e as letras que compõem essa descrição são inteligentes...

 As palavras que formam as definições de tudo em hebraico - seguem um raciocínio lógico e coerente, com o que se descreve!

  É UMA LÍNGUA INTELIGENTE!!! Veio do DONO da FALA e do RACIOCÍNIO!

O aleph era representado com o desenho da cabeça de um touro, representa FORÇA - só depois veio a ter este formato quadrático... E TODAS AS PALAVRAS ONDE ELA APARECE tem em algum sentido o significado de FORÇA!



A letra BET - ב - significa casa... e tem uma formato de uma casa...  A palavra escrita é  Bayt e  se escreve começando com esta letra o Bet - que tem um formato de casa:



Agora, vamos ler uma palavra bem conhecida formada por estas 2 letras  - אב - Aba - que significa "pai".

Quem conhece o hebraico não lê simplesmente a palavra.... Lê também o significado:

א – FORÇA
ב – CASA

Aba (pai) - FORÇA  da CASA! 


Desta forma vemos um alfabeto em camadas. Caracteres (letras), "sentido das letras; número, formas, sons... Tudo se junta, não aleatoriamente, mas de forma coerente, transformando-se em mensagens, ideias, lógicas e formas! Fantástico!!!

As camadas:

Primeira camada representando - letra
Segundo camada representando - significado
Terceira camada  representando – número

Sim cada letra também representa o número de sua sequencia desta forma:


E por sua vez, os números também tem seu simbolismo, de forma que cada palavra possui um valor numérico  - que é significativo, isso é conhecido como - guematria...

Vou dar um exemplo de símbolos e números e letras (usando as 3 camadas):

Vamos descobrir o valor da palavra -  ehad אחד  - UM
א=1
ח=8
ד=4
1 + 8+ 4 = 13

Vamos também comparar com a palavra  - ahava (אהבה) – AMOR
א=1
ה=5
ב=2
ה=5
1 + 5+ 2+ 5 = 13


PERCEBERAM QUE TEM O MESMO VALOR?
Então UM e AMOR - tem o mesmo valor numérico = 13
13 +  13 = 26

Comparem com o Nome do Eterno - YAHUH – יהוה 

י = 10

ה= 5

ו = 6

ה= 5

10 +5+ 6 + 5 =26

ou seja - a palavra UM  + a palavra AMOR  possui valor equivalente ao nome do Eterno.
O Único que é Amor em sua essência!

Este é só um exemplo para percebemos a forma que um hebreu olha as palavras e lê um contexto...
Tudo toma uma dimensão maior quando pensamos o que é realmente, uma leitura da Escritura kadosh!

Cada palavra analisada vem com um mundo de informações  por trás dela e quando combinadas com outras palavras vira algo extravagantemente extraordinário!

Por isso o estudo da Escritura hebraica, é o estudo mais completo que pode existir, ela expande  os nossos neurônios em todas as direções... raciocínio, lógica, emoção e mensagem!

Mas, vamos mais além!


FORMA:

raio é a metade do diâmetro de uma circunferência.  Se eu tiver um número + uma forma  = eu posso desenhar um círculo do tamanho indicado pelo valor do raio.

Posso definir esta forma circular fornecendo a distância do centro - números também são formas!
E desta forma tb tenho a figura representada!





Se eu tenho 4 valores iguais também posso transformar isso em uma forma!
Um quadrado:




Números transformam-se em formas que juntas formam imagens... 
Do mesmo modo que as palavras definem ideias, os números, definem formas, e a linguagem formada de caracteres (letras) ganha um corpo e salta de apenas uma escrita.


Este é um exemplo simples, mas vamos adiante, ao nos aprofundarmos um pouco mais as coisas irão fazendo mais sentido, então deixe-se maravilhar!

A linguagem matemática que veremos a seguir é considerada a assinatura do Criador. Ela se chama Sequência de Fibonaci. recebeu este nome do matemático Leonardo de Pisamais conhecido por Fibonacci, apenar que esta sequencia já era conhecida desde tempo remotos...

A sequência de Fibonacci tem aplicações na análise de mercado financeiro, na ciência da computação, nos jogos, na música etc... Mas sua forma mais espetacular aparece em configurações biológicas da natureza, como, por exemplo, na disposição dos galhos das árvores, nas flores, nos seres do mar, no corpo humanou no arranjo do cone da alcachofra ou no abacaxi. Até nas pétalas das flores!

Arranjos nas folhas

Esta formação, em caso de chuva, também facilita o escoamento da água na planta.
Os arranjos das folhas de algumas plantas em torno do caule são números de Fibonacci. Com este arranjo, todas as folhas conseguem apanhar os raios solares uniformemente.
As sementes das flores, frutos e, de forma particularmente interessante, as pinhas, trazem no seu escopo natural esta sequência. Como esta proporção trata-se de uma sucessão numérica, é possível perceber, em vários traços notáveis, a manifestação desta em muitos aspectos da natureza de maneira estética e funcional.



Nautilus 

A composição de quadrados com lados de medidas proporcionais aos números da sequência mostram a existência desta sucessão numérica nesta peça natural.
O primeiro quadrado terá os lados com medida 1, o segundo também, o terceiro terá os seus lados com medida 2, o quarto com medida 3, o quinto com medida 5, o sexto com medida 8 e, assim, sucessivamente.
Não tiraria os créditos do autor deste vídeo que fez uma explicação tão feliz e bem representada... Só peço para que desconsiderem a palavra Jeová ao final, mas a substituam por Yahuh! 

Assintam...



Na Anatomia - dentição

Vistos frontalmente, os dentes anteriores estão na proporção áurea entre si. Por exemplo, a largura do incisivo central está proporcional à largura do incisivo lateral, assim como o incisivo lateral está proporcional ao canino, e o canino ao primeiro pré-molar


O segmento “incisivo central até o primeiro pré-molar” se encontra na proporção áurea em relação ao canto da boca (final do sorriso). A altura do incisivo central está na proporção áurea em relação à largura dos dois centrais.  
Também na face relaxada, a linha dos lábios divide o terço inferior da face nos segmentos da proporção áurea: “da ponta do nariz à linha dos lábios” e “da linha dos lábios até o queixo” (retângulo de ouro).


Anatomia humana (Articulação) – 


As medidas das nossas articulações, resultam no número Phi, já o número de ossos segue o padrão de números de Fibonacci. Se medirmos os ossos de forma crescente e dividirmos uma medida pela sua antecessora, iremos encontrar o número Phi, algo em torno de 1,618. O número de dedos e o número de ossos serão sempre a Sequência de Fibonacci.



Semente de Girassol

 A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais de sementes de um girassol é a razão áurea. A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618.



Reprodução das abelhas


A proporção entre abelhas fêmeas e machos em qualquer colmeia. Ou seja, se for dividido o número de fêmeas pelo número de machos de qualquer colmeia do mundo, sempre se obterá o valor de PHI, a proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1,618.



Podemos ver estes números, se transformando em formas no feto dentro do útero materno, no ritmo cardíaco do sistema circulatório, em todas as proporções do corpo humano... Nos humores do ar,  no formato dos furações e tornados, nas ondas do mar, nos bandos de pássaros, nos peixes...

Na “sequência de Fibonacci” estão inseridas regras matemáticas invariáveis de proporção e beleza, presente na criação.
Da mesma forma em frases e palavras hebraicas tb vemos a mesma sequencia de valores proporcionais e belos!
Na frase : Yahu de amor –  אהבה יהו – é uma sequência 13 -21 -


Sons

As sequencias numéricas também  equivalem a sons!

Na música, a Sequência de Fibonacci busca padrões em acordes que soam bem aos ouvidos. Afinal, desde sua concepção, as escalas e notas musicais estão atreladas à matemática. Não é uma grande coincidência que algumas proporções entre duas notas estejam relacionadas aos números de Fibonacci. Essas seriam “combinações naturalmente perfeitas”. Como o dó (afinado em 264 Hz) e o lá (em 440 Hz), que representam a proporção de 3/5: Fibonacci.
Os números de Fibonacci também aparecem nas escalas do piano. Ele é composto por 13 teclas (como as escalas musicais), 8 brancas e 5 pretas, sendo que as pretas estão em grupos de 3 ou 2. 13, 8, 5, 3, 2: Fibonacci.
Fibonacci também aparece nas escalas básicas, em que o complemento natural de um acorde (1ª nota) é formado pela 3ª nota, 5ª nota e 8ª nota seguintes. 1, 3, 5, 8: Fibonacci.
Sem falar dos instrumentos desenhados para ter uma forma acusticamente superior aos outros. Essa forma é a espiral de Fibonacci. Um dos baixistas do Cirque du Soleil, Nathan Lerohl, ganhou na passagem do espetáculo Corteo pelo Brasil um contrabaixo em forma de gota fabricado pelo paulistano Fernando Fonterrada. Segundo Nathan, seu formato é superior pois “ele existe na natureza, como as sequências de Fibonacci que estão presentes nas conchas do mar”...






Tudo isto é escrita e comunicação!

E creio que vai muito além... porque além de mensagens, significados, números , sons, a escrita ivrit - hebraica, também remete aos sentidos como o toque e a sensação... Apenas na eternidade poderemos descobrir! Pois nosso cérebro se expandirá em todos os sentidos, e ouviremos sons que agora são inaudíveis , veremos cores que não conseguimos enxergar, e teremos aceso a sentidos, que até hoje desconhecemos...
Cresceremos, e enfim falaremos uma língua com todas estas características reunidas!
Se você consegue imaginar... já conseguiu proeza muito além do que a maioria dos seres mortais!

Pesquisado por 
Diná  Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

Arquivo 154 - Que Mistério Insolúvel Esconde a Liderança da IASD?

O Tempo

TEMPLO

TEOLOGIA: ETIMOLOGIA E DEFINIÇÕES

Sincronia Biologia e Astronomia!

Ruach kadosch - Análise da Palavra

O NOME JESUS

SHABAT UM "OT" - SINAL VISÍVEL DO CÉU!