Ruach kadosch - Análise da Palavra


רוּחַ -  ruach hakodesh
Há uma forma tendenciosa de alguns que afirmam que Ruach é uma palavra para se provar que existe um gênero feminino como uma divindade. Se não bastasse a própria ideia de  trindade, ainda é acrescentado uma parte feminina... No entanto, há muito a se compreender do que esta palavra representa. E vamos aqui deixar ao lado atitudes simplórias e perniciosas.
Ruach hakodesh não é uma palavra que tenha gênero – masculino ou feminino.
Exemplo: não há gênero para a palavra, Escritura, pois podemos falar  - A escritura -mas elas são traduzidas ao pé da letra como os escritos,  - ketuvim, isso não significa que seja uma palavra que possua um gênero – masculino ou feminino do sentido sexual.
O mesmo acontece com inúmeras outras palavras, tanto no português como no hebraico.

Há cinco terminações das palavras femininas no hebraico, são elas: 

Sufixos de gênero e número Masculino Feminino:


As palavras no feminino singular – terminam em ah – at -et- it- ut
plural feminino  - terminação - “iim” ou em ot
temos ainda o
plural dual que termina em “aim” ou  “ataim”
plural masculino – termina com “im”
plural dual masculino – “aim”


Podemos dizer que a palavra RUACH  está no feminino ? Não! Sequer ela tem a terminação no feminino. As letras são: רוּחַ   - Se lê de trás para frente – resh – vav e ret.

Primeiro que - para ser uma terminação feminina teria que terminar com a letra 
ה “re”  e não  ח” – het, como é o caso da palavra - רוּחַ -  ruach.
A palavra “Ruach kadosh” não tem plural... Por que esta palavra se refere ao poder que emana do Altíssimo, que também é um ser sem plural.

O Ruach do Eterno é singular. No entanto há um ruach referente a tudo o que se move dado pelo Eterno.

Na criação o ruach foi soprado nas narinas do homem, o tornando um ser vivente, essa tradução da palavra ruach – significa – vento ou sopro. Este mesmo sopro possuem os anjos, os animais, e tudo que respira. Tudo se move pelo ruach do Eterno, o Doador da vida.
A palavra – ruach no seu plural traduzido como “espíritos” em alguns casos, “imundos” estes até possuíam o corpo de suas vítimas, cujo qual o Salvador Yahshuah, e seus discípulos  expulsavam, se referia aos “anjos maus”,  portanto ruchot – onde aparece a terminação feminina da palavra ruach, mas este não se refere em hipótese alguma ao Ruach kadosh do Eterno.
Veja as expressões abaixo:
Expressão
significado
Traduzido como
Ruach aviihem
Influência de vossos pais
Espírito de vossos pais
Ruach shed tame
Possessão de demônio
Espírito de um demônio imundo
Ruach holi
Influência da enfermidade
Espírito de enfermidade
Ruach eimah
Influência de medo/temor
Espírito de temor
Ruach gevorah
Influência da força
Espírito de fortaleza
Nas expressões acima podemos usar o plural- porque cabe pessoas ou situações, são atributos. Então podemos usar a palavra ruchot – que é uma terminação feminina plural, da palavra ruach.
Mas a A palavra Ruach aplicada ao Eterno “tem um significado diferente dos anteriores aplicados ao ser humano, porque o Eterno é infinitamente único em Sua natureza, e em tudo o que se refere a Ele, portanto é kadosh – sagrado/separado!
Também vamos fazer outra consideração – o Ruach do Eterno, tem muitos significados, nos textos das Escrituras. Dependendo de seu contexto, pode significar força, sabedoria e influência e vida, estas apesar de serem palavras femininas não significa que isto denota um gênero da palavra ruach, até porque a mesma palavra também significa, dom, força, vento, sopro ou um poder que são palavras masculinas. Todas elas denotando um poder energizante procedente do Eterno.

Li certa feita a seguinte apropriada citação – “Quando entramos no território sagrado da natureza do Eterno, devemos levar conosco a consciência de que somos meras criaturas finitas e falíveis tentando discutir o Infinito, conhecemos muito pouco, e falar do Eterno é falar de um Ser que transcende nossa experiência de vida e que supera nossa compreensão, estando além de qualquer sistematização do pensamento humano...nunca podemos nos esquecer disto”.

Além do que, vamos lembrar que as palavras como, Torah, Ketuvim, Brit, assimo como a palavra Ruach, são palavras que não possuem gênero masculino ou feminino!
O Ruach haKodesh representa a atividade do Eterno na Terra, normalmente é sinônimo para o próprio יהוה. Ele guiou os patriarcas e inspirou os profetas com mensagens de conforto, mas por vezes de repreensão...
“Para onde eu poderia ir se me quisesse afastar de Teu רוּחַ (espírito)? Se aos céus ascendesse, lá Te encontraria, e se ás profundezas me lançasse, também lá estaria…Tua mão me continuará a conduzir e Tua destra a me sustentar…” Tehillim/Salmo 139:07-10 – Bíblia Sêfer[i]
A palavra hebraica para espírito por vezes vem da tradução de “neshamah” que significa “respiração” e de Ruach que “pode ser traduzida por vento, espírito, alma, atmosfera , como então saber o seu significado?

 Vou lhe fazer uma pergunta; você sabe o que é uma manga? Você pode responder que sabe, porém, eu lhe digo que depende!

            Depende do contexto em que a palavra “manga” é citada, por exemplo:

1.       A manga é doce, estou falando de uma fruta.

2.       A manga está amarrotada, agora falo de uma manga de camisa.

3.       Os animais estão soltos na manga, isto é no pasto.

4.       Manga tem uma população de 30.000 habitantes, agora falo de uma cidade no estado de Minas Gerais.

            Conclusão, o contexto define o significado da palavra “manga”, assim se dá com a palavra “ruach”.  Dependendo do contexto ele se apresenta de diversas formas em diversas funções. Mas ficando bem claro que o ruach kadosch do Eterno Yahu é único!

 “A natureza do Ruach  Kodesh é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Eterno não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a kehilá. Com relação a tais mistérios – demasiado profundos para o entendimento humano – o silêncio é ouro” (AA, contextualizado p. 52).

Por Diná Soares

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

Introdução às Cartas e - Éfeso! Gilyahna - Parte 5

QUANDO COMEÇA O DIA!

Symirna - Gilyahna Parte 6

Shabat Lune Solar ou Sábado?

Deus é Zeus!!!

The Tetragrama

FESTAS FIXAS - UM RETRATO DO TEMPO!

O KHABOURIS - CÓDICE ARAMAICO ANTIGO - 1040-1090