INFERNO - Essa Ideia Tem Atormentado Muita Gente!
O QUE É O
INFERNO ?
A palavra inferno é traduzida no Tanakh do vocábulo Sheool (Hebraico שאול (She'ol) She'ol. aparece 65 vezes nas Escrituras hebraicas do Tanakh.
A tradução Almeida revista
e corrigida traduz Sheol 28 vezes por inferno;
27 vezes por sepultura; 5 vezes por
sepulcro; 2 vezes o deixa she'ol, e uma
vez cada, por terra, mundo invisível e internado.
A versão do padre Figueiredo traduz sheol 36 vezes por inferno; 7 vezes por sepultura; 3 vezes por sepulcro; 16 vezes o deixa sheol ; e uma vez cada o traduz por cova, morte, e profundeza;
Na Bryit hadashah a
palavra sheol foi substituída pela palavra
grega hades; Tanto a versão Almeida como a
do padre Figueiredo, traduz as 10 ocorrências
de hades por inferno; deixando-à, a versão
Almeida 3 vezes hades.
Um exemplo claro
de que a palavra inferno se refere a
sepultura comum da humanidade, está no livro de
Yov=Jô,No capitulo 11,8 Sheool é traduzida
por inferno, já no capitulo 14,13 a mesma
palavra Sheool ´ traduzida por sepultura. No
Tehillim=Salmos 16 A Tanakh relata.
que...Yahweh...não deixará a minha alma (pessoa) no
Sheol. E Kefah=Pedro confirmou que Davi falando da
ressurreição do Mashyah disse...e Yahweh não
deixará minha alma no hades Atos 2,27-31.
Onde esteve Yahshuah três dias e três
noites? Num lago de fogo queimando? Não!
Simplesmente na sepultura de onde saiu triunfante
no terceiro dia.
Também Yob (Jó) na sua aflição ante a
dura prova a que foi submetido. Desejou
morrer e ir para a sepultura descansar,
pois disse...oxalá me escondesse no sheool-sepultura-e
me ocultasse até a ira de Yahweh se
lembrasse...e Ele...lembrasse de mim; Yob=Jô 14,13.
Desejava Yob (Jó) ir para um inferno de
fogo ardente e inapagável como a teologia
popular insiste em afirma contrariando as
Escrituras Sagradas? Não! Mil vezes não!
Desejava apenas ir para a sepultura onde
findariam seus sofrimentos.
"O INFERNO
DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA
As almas dos que morrem em estado de pecado mortal vão para o Inferno (Dogma).
«Morrer em pecado mortal, sem arrependimento e sem dar acolhimento ao Amor
misericordioso de Deus, é a mesma coisa que morrer separado d'Ele para sempre,
por livre escolha própria.
«E é este estado de auto-exclusão definitiva, da Comunhão com Deus e com os
Bem-aventurados, que se designa pela palavra "Inferno"». (Catecismo
da Igreja Católica, n.º 1033)
«A Doutrina da Igreja afirma a existência do Inferno e a sua eternidade.
«As almas, dos que morrem em estado de pecado mortal, descem, imediatamente
depois da morte, aos infernos, onde sofrem as penas do Inferno, "o fogo
eterno".
«A principal pena do Inferno consiste na Separação eterna de Deus, único em
Quem o homem pode ter a vida e felicidade para que foi criado e a que aspira».
(Catecismo da Igreja Católica, n.º 1035)
Quem, até ao último instante da sua vida na terra, rejeita o Amor e a
Misericórdia de Deus e morre em pecado mortal, separa-se de Deus para sempre.
O Inferno aparece então como a «última consequência do próprio pecado, que se
vira contra quem o cometeu.
«É a situação em que se coloca quem rejeita a Misericórdia do Pai, também no
último instante da sua vida...
«O Inferno é o lugar de pena definitiva, sem possibilidade de retorno ou de
mitigação do sofrimento». (Cf. Lc 16, 19-31; João Paulo II, Audiência Geral de
28 de Julho de 1999)
NÃO FALA A BIBLIA NO FOGO DO INFERNO?
Sim! É certo que As Escrituras Sagradas menciona o Esh olam = Fogo Eterno; que Roma mudou par inferno de fogo.
Entretanto esse
fogo é Eterno porque ele é de Yahweh
o Eterno; Sendo que Yahweh O Criador é
Eterno, esse fogo que ele criou para
queimar lixo; é também eterno lógico. Ele é um
dos atributos do Eterno...já que o nosso Yahweh é
um fogo consumidor; Heb, 12,29. Observemos que a
palavra usada como sinônimo do fogo
do inferno, no hebraico é “Giy bem hinnom”vale
do filho de hinom; onde os israelitas
faziam fogueiras para sacrificar seus filhos a
baal=Bel. Yahmiahu=Jeremias 7,31
Geena (grego γέεννα), Gehinnom (hebraico rabínico: גהנום / גהנם) e ídiche Gehinnam, são termos derivados de um local fora de
Jerusalém antiga conhecida na Bíblia hebraica como o
Vale do Filho de Hinom (em hebraico: גֵיא
בֶן - הִנֹּם ou גיא בן - הינום), um
dos dois principais vales circundantes da Cidade
Velha...wikipedia.
Estes corpos, ás
vezes, eram atirados onde não havia fogo, aparecendo os vermes que lhes
devoravam as entranhas num espetáculo dantesco e aterrador. É a este quadro que
Isaías se refere no Capítulo 66 versículo 24.
Por estas circunstâncias, este vale se tornou desprezível e amaldiçoado pelos judeus e símbolo de terror, da abominação e do asco e mencionado por Yahshuah com estas características. Ser atirado á Geena era sinônimo de desprezo ao morto, não merecendo ao menos uma cova rasa, estando condenado á destruição eterna do fogo.
Estes corpos, ás vezes, eram
atirados onde não havia fogo, aparecendo os vermes que lhes devoravam as
entranhas num espetáculo dantesco e aterrador. É a este quadro que Isaías se
refere no Capítulo 66 versículo 24.
Por estas circunstâncias, este vale se tornou desprezível e amaldiçoado pelos
judeus e símbolo de terror, da abominação e do asco e mencionado por Jesus com
estas características. Ser atirado á Geena era sinônimo de desprezo ao morto,
não merecendo ao menos uma cova rasa, estando condenado á destruição eterna do
fogo.
O vale de Hinom era um crematório
do lixo de Jerusalém. O fogo ardia constantemente neste sítio e com o objetivo
de avivar as chamas e tornar mais eficaz a sua força lançavam ali enxofre.
Devido a estas circunstâncias, Yahshuah com muita propriedade usou este vale para
ilustrar o que seria no fim do mundo.
No Grego a palavra é
Geena, e ocorre 12 vezes na Bryt hadashah,
Mattytiahu=Mateus 5,22,29,30 e 10,28, e 18,9, e 23,15,33. e Markos
9,44,46,47. Lukas 12,5. Yaakov=Tiago 3,6. Esse vale
ficava fora dos muros da antiga
Jerusalém, e tornou-se no monturo (lixão) da
cidade. Nos dias do Mashyah na terra,
eram jogados ali cadáveres de criminosos e
indigentes, de animais mortos e todo o
lixo da cidade para ser queimado. Já
que ardia constantemente dentro do vale
um fogo adicionado com enxofre para
consumir todo o lixo ali acumulado.
Por isso Yahshuah tomou o fogo da
Geena como ilustração da destruição futura.
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Portanto o
inferno bíblico não poderia mesmo ser
um lago de fogo existente, porque em
Hyzayon=Apocalipse 20,9,10. As Escrituras Sagradas relatam...os
ímpios subiram sobre a largura da terra...mas
desceu fogo do céu(como foi em Sodoma e gomorra)
e os consumiu...e a morte e o inferno
foram lançados no lago de fogo o que
é a segunda morte. O que é símbolo de
extinção já que esses dois (sepultura e a morte)
não podem ser queimados literalmente.
O Guei-Hinom encontra-se ao Sudoeste e ao Sul da Antiga Jerusalém. (Josué
15:8; 18:16; Jeremias 19:2, 6). O Vale estende-se para o Sul desde as
imediações do actual Portão de Yafo, conhecido em árabe por Bab-el-Khalil, vira
abruptamente para o Este no canto Sudoeste da cidade, e segue ao longo do lado
Sul ao encontro dos vales de Tiropeom e do Cédron, num ponto perto do canto
Sudeste da Cidade.
Numa zona um pouco acima do local
onde este Vale converge com os vales do Tiropeom e do Cédron, existe uma área
mais larga. Era aqui a localização de Tofet, mencionado em 2 Reis 23:10. No
lado Sul do Vale, perto da sua extremidade oriental, encontra-se o lugar
tradicional de Acéldama, o "Campo de Sangue", o Campo do Oleiro
comprado com as 30 moedas de prata de Yehudá HaShaliach (Mateus 27:3-10; Atos
1:18, 19). Mais para cima, o Vale é bastante estreito e fundo, com muitas câmaras
sepulcrais nos socalcos dos seus penhascos.
O seu bicho não morrerá nem seu
fogo apagará
E se a tua
mão...te escandalizar, corta-a; melhor é para ti
entrares na vida aleijado, do que tendo
duas mãos ires para Gey-hinom= Geena de
fogo...onde o verme não morre e o fogo
não é apagado Markos 9,42-47.e refs. Esse é
um dos textos comumente citados para defender
o tormento eterno.
Outro bastante
mencionado também é...e ali haverá
pranto e ranger de dentes; Mttytiahu=Mateus 8,12.
Essas são algumas das muitas passagens que
Yahshuah usa uma figura de linguagem..
Pois sabemos pelas Escrituras Sagradas; que
ninguém vai entrar na vida eterna
faltando algum membro (aleijado).
Analisando esses
textos à luz das Escrituras Sagradas; vamos
ver que eles não desaprovam a doutrina
da destruição eterna. Vejamos, quem diz o
texto não morre? “o seu bicho” Ora! Essa
expressão já é bastante para provar que a
pessoa morreu; Pois “os bichos=larvas de
corpos putrefatos” só se encontram em corpos
mortos e apodrecidos.
Porque o fogo
não é apagado? Porque ainda tem o que
queimar lógico. Para se ter uma idéia
clara desse fogo eterno=Esh olam; ler
Yahmyahu=Jeremias 17,27; Será que a cidade antiga de
Yahshalayim que foi queimada pelo fogo
eterno no ano 70; Ainda está ardendo
em chamas até hoje?
Lembrem-se das
cidades de S´dom=Sodoma e Amorah=gomorra que...sofreram
a pena do fogo eterno; Yahuda=Judas 7, estão ainda
a arderem e se contorcer os seus
habitantes, não! viraram apenas cinzas. Eterno é
pois o fogo, e não a matéria, claro; Heb,12,29.
Isso demonstram
que a teoria do tormento eterno é falsa. E
sobre a passagem...haverá pranto e ranger de
dentes...perguntamos aos imortalistas, onde ficam
os dentes das pessoas, no corpo físico, ou
na suposta alma imortal? “alguém pode
responder?”Bem, já aprendemos que a palavra
grega Geena , refere-se ao Gey-hinom=vale
de hinom uma gruta nos arredores de
Jerusalém antiga; onde um fogo era
mantido, para queimar e destruir o lixo da
cidade, inclusive carcaças de humanos e animais
mortos.
Podemos acrescentar
ainda; o que o fogo não consumia eram
devorado pelas larvas=bichos; esses dois
agentes destruidores sempre haviam. E portanto, o
aniquilamento dos cadáveres ali jogados era
completo. Yahshuah hamashYah pois apontou para
essas cenas bem conhecidas por aqueles a
quem falava; para fazer-lhes ver a
destruição completa reservada aos ímpios . Tal
cena de destruição era realmente horrorosa
à vista de quem quer que a
contemplasse. Aquelas palavras de Yahshuah
referentes ao futuro castigo dos ímpios;
baseiam-se na passagem de Yahshayahu=Isaias 66,24...e
verão os corpos mortos...porque verme não
morre e seu fogo nunca apagará, e serão um
horror para toda a carne;
A visão da
carnificina sendo devorada pelos vermes
e as chamas no vale de hinom; na
qual Yahshuah apontou como sinônimo da
destruição eterna; era realmente horrível a quem
quer que a contemplasse. Porem essa destruição
só verificará após os mil anos do
Mashiayah. Terá lugar então; a ressurreição dos
impenitentes, e ímpios; a chamada ressurreição da
condenação; Hyzayon=Apocalipse 20,5,6; Yachonam=João 5,29.
Então é que será
executado sobre eles o juízo; “Os injustos
estão, pois reservados; para o dia do
juízo, para serem castigados; 2ª Kefah=Pedro 2,9. Quando
descerá fogo do céu e os devorará; o que será a
segunda morte; Hyzayon=Apocalipse 20,9,14,15. É claro
e lógico que a destruição de corpos
mortos pelo fogo é total.
Já que nas
Escrituras Sagradas não existe nenhuma
promessa de vida eterna para os vermes!
Essas como tantas passagens Bíblicas sobre
a condenação e destruição dos ímpios; mostram
sua total destruição tornado-os em cinzas.
Como aliás,
esta escrito...aquele dia vem ardendo como
fornalha; todos os soberbos, e todos que
cometem impiedade, serão como palha, e o dia
que está para vir os abrasará, diz Adonai
Tzva´ot=Senhor das hostes; de sorte que
lhes não deixará nem raiz nem ramo...pois
descerá fogo do céu e os consumirá... e se
farão em cinzas; Malakiah 4,1-4; Hyzayon=Apocalipse 20,9.
Vale de Hinom |
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