O que é Sinagoga!
SINAGOGA
Sinagoga Portuguesa Amisterdã |
O termo "sinagoga" tem origem na
palavra grega συναγωγή, composta de σύν [sýn], “com, junto”, e ἄγω
['ago], “conduta, educação”, cujo significado amplo seria "assembleia”. GROVES,
Rev. John. A Greek and English dictionary
Em língua hebraica, o templo recebe o nome
de בית כנסת, transliterado para beit
knésset e traduzido para
"casa de reunião". Também pode ser chamada בית תפילה, beit
tefila, ou seja, "casa de oração".
Em língua iídiche, o termo
é šul ou shul (שול), com origem no
latim schola, o que expressa o hábito de se referir à sinagoga como
"escola". Um exemplo desse uso é
a Piazza delle Cinque Scole, no velho Gueto de Roma. Entre judeus da nação portuguesa
é comum chamar de esnoga ou as variantes esnoa e scola.
Entre judeus reformistas é comum o nome de templo.
Origem histórica
Por volta de 587 a.C., o Reino de Judá foi conquistado
pelos Babilônios e sua
população dispersa. Depois do regresso do exílio na Babilônia que o
judaísmo começou a se desenvolver, com o culto a centrar-se na sinagoga, um
hábito adquirido na Babilônia devido à inexistência de um templo. A sinagoga
passou a funcionar como um ponto de encontro dos judeus para as
orações e para a leitura das Escrituras. http://www.jewishencyclopedia.com/articles/14160-synagogue
Sinagoga Beth-El em São Paulo |
A sinagoga não se limita ao
prédio. As reuniões RELIGIOSAS dos fariseus no judaísmo pós-destruição do templo eram
feitas em casas privadas, e ainda há sinagogas que reúnem-se em casas
privadas. Segal,Alan F. Rebecca's Children: Judaism
and Christianity in the Roman World. Harvard
University Press, 1986. p. 125.
Naquele período a instituição
da sinagoga popularizou-se. No século I da era comum havia cerca de 394 ou 480 na região de Jerusalém
somente. A sinagoga mais antiga a ter um registro seria aquela de Jericó, perto
das ruínas de um palácio Hasmoneus, descoberta junta a uma piscina de mikvah perto do Kelt Wadi pelo professor Ehud Netzer e primeira do século
a.C.
Após a destruição do templo
pelos romanos em 70 dC, houve a proibição de
erguer sinagogas na Palestina. Não obstante, há na região cerca de cem ruínas
de sinagogas do período do segundo templo e dos primeiros séculos
da era comum como a notável Sinagoga de Cafarnaum. Segal,Alan F. Rebecca's Children: Judaism and Christianity in
the Roman World. Harvard
University Press, 1986. p. 125.
Além do judaísmo rabínico, as
sinagogas inspiraram locais de culto de outras religiões nascidas do mesmo
período, como as sinagogas samaritanas, igrejas cristãs e kenesa caraítas.
Segundo descobertas arqueológicas recentes, a primeira
sinagoga fundada nas Américas foi
a Sinagoga
Kahal Zur Israel, construída no Brasil em 1637 e cujas antigas ruínas
encontram-se cuidadosamente preservadas na cidade de Recife, no mesmo
local onde foi posteriormente construído o Centro Cultural Judaico do Estado de Pernambuco. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinagoga
Qualquer comunidade habitada pelo menos por dez
judeus adultos deve ter um local designado onde possam se reunir para a prece.
Este local é chamado de sinagoga (Beit Knesset). O termo yidish é shul.
Habitantes de uma cidade pequena podem se reunir para construir uma sinagoga e
comprar um Sêfer Torá e outros livros sagrados. Os membros devem incentivar e
persuadir uns aos outros a comparecer aos serviços.
Uma sinagoga pode ser um prédio ou sala reservada para a prece. Este sempre foi e ainda permanece sendo seu propósito fundamental. Mesmo assim, em toda a literatura rabínica, apenas uma vez (Gitin 39b) foi mencionada como uma Casa de Prece (Beit Tefilá). Desde seu início, após a destruição do Primeiro Templo em 596 AEC, até os dias de hoje, tem sido geralmente chamada de Beit Knesset, que significa literalmente Casa de Assembleia, ou Casa de Reunião.
Uma sinagoga pode ser um prédio ou sala reservada para a prece. Este sempre foi e ainda permanece sendo seu propósito fundamental. Mesmo assim, em toda a literatura rabínica, apenas uma vez (Gitin 39b) foi mencionada como uma Casa de Prece (Beit Tefilá). Desde seu início, após a destruição do Primeiro Templo em 596 AEC, até os dias de hoje, tem sido geralmente chamada de Beit Knesset, que significa literalmente Casa de Assembleia, ou Casa de Reunião.
Sinagoga em Portugal |
Seu papel adicional mais notável tem sido como centro de
estudo religioso. Assim o termo Beit Midrash, Casa de Estudo, tornou-se quase
sinônimo de Beit Knesset. O Beit Midrash pode ser uma sala separada conjugada
ao Beit Knesset, ou o mesmo local, usado com os dois objetivos.
O estudo de Torá tornou-se não apenas parte integrante do serviço da prece, como também grupos de estudos se reúnem antes ou depois dos serviços com o propósito de estudá-la. O papel da sinagoga como um Beit Midrash, local para a educação contínua, tem permanecido constante.
O estudo de Torá tornou-se não apenas parte integrante do serviço da prece, como também grupos de estudos se reúnem antes ou depois dos serviços com o propósito de estudá-la. O papel da sinagoga como um Beit Midrash, local para a educação contínua, tem permanecido constante.
Os Sábios consideravam a sinagoga um local que
ocupava o segundo lugar em santidade, ficando atrás somente para o Templo, e
referiam-se à ela (e salas de estudo, também) como o mikdash me'at, o pequeno
santuário (Meguilá 29a). Eles derivaram este termo de Ezekiel 11:16, onde está
escrito "mesmo assim tenho sido para eles como um pequeno santuário."
A sinagoga é apenas um instrumento da fé judaica. Embora relevante em seu papel, não constitui a parte central do judaísmo, pois ele não está alicerçado em qualquer instituição, mas na Torá, Escrita e Oral. A sinagoga é um local que contribui para a coesão da comunidade e é sagrado somente em virtude do uso que se faz dele, como as preces e o estudo religioso.
A sinagoga é apenas um instrumento da fé judaica. Embora relevante em seu papel, não constitui a parte central do judaísmo, pois ele não está alicerçado em qualquer instituição, mas na Torá, Escrita e Oral. A sinagoga é um local que contribui para a coesão da comunidade e é sagrado somente em virtude do uso que se faz dele, como as preces e o estudo religioso.
Os serviços religiosos podem
ser conduzidos por leigos, membros da instituição, que devem possuir
conhecimento e treino para fazê-lo. A administração e manutenção da instituição
geralmente ficam a cargo deles, que podem ser voluntários ou eleitos para
ocupar postos de liderança. Embora seja desejável e costumeiro que uma
congregação contrate os serviços de um rabino para fornecer orientação
religiosa, direção e liderança a uma comunidade, existem sinagogas,
especialmente as pequenas, que funcionam sem um rabino.
Até que ponto uma sinagoga pode ser uma expressão do Judaísmo – além de
sua função como local de reunião para a prece – é determinado em grande parte
pelo tipo de pessoas que a dirigem (sejam rabinos ou leigos) e também pelo
nível e comprometimento da congregação em si.
A Sinagoga Como Instituição
Sinagogas são instituições autônomas. São estabelecidas, organizadas, mantidas e controladas localmente por qualquer grupo de judeus que desejam ter uma sinagoga em seu meio. Cada sinagoga é independente da outra, e presidida por um grupo eleito de funcionários e/ou por uma Junta de Diretores. Embora cada sinagoga esteja basicamente atada pelos Códigos da Lei Judaica em suas práticas rituais, não há nada para impedir qualquer sinagoga de estabelecer suas próprias políticas e procedimentos, tanto no ritual quanto em assuntos gerais.
A Sinagoga Como Instituição
Sinagogas são instituições autônomas. São estabelecidas, organizadas, mantidas e controladas localmente por qualquer grupo de judeus que desejam ter uma sinagoga em seu meio. Cada sinagoga é independente da outra, e presidida por um grupo eleito de funcionários e/ou por uma Junta de Diretores. Embora cada sinagoga esteja basicamente atada pelos Códigos da Lei Judaica em suas práticas rituais, não há nada para impedir qualquer sinagoga de estabelecer suas próprias políticas e procedimentos, tanto no ritual quanto em assuntos gerais.
http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/sinagoga/home.html
Pesquisado por Diná Soares
gostei muito
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