AS ESCRITURAS E A PREDESTINAÇÃO!



“A PREDESTINAÇÃO”

"Como também nos elegeu em Yahshuah haMashyah antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em ahavah;nos predestinou para filhos de adoção por Yahshuah haMashyah, para si mesmosegundo o beneplácito de sua vontade.” Ef. 1:4-5

Porque os que dantes conheceu, também os predestinou... E aos que predestinou...também chamou, a esses também justificou...e também honrou. Rom. 8:29 e 30.

Eu sei oh Yahuh, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos. Yahmyahu=Jer. 10:23

Imagem relacionada


Yahshuah subiu ao monte e chamou os que Ele mesmo quis, e vieram para Ele... Marcos 3:13.

E Yahshuah lhes disse: Não fostes vós que escolhestes a Mim; mas Eu vos escolhi a vós... Não rogo pelo mundo, mas pelos que me destes... Jo. 15:16 e 17:9.

"E também,  “Uma Pedra de tropeço, e uma Rocha sobre a qual caem”.

 Eles tropeçam porque não creem na palavra, para o que também foram destinados. 1 Pe. 2:8


Só não adoraram a besta, os que seus nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro desde a fundação do mundo. Apoc. 17:8

Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Yahuh a sua bondade.
Porque a Escritura diz a Faraó: Para isso mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o Me nome seja anunciado por toda a terra. Rom.9:16 e 17

SE YAHUH É ONISCIENTE, COMO PODERIA ENTÃO NÓS TERMOS O DITO LIVRE ARBÍTRIO? 

" Porquanto uma boa árvore não produz frutos maus; nem a árvore má produz bons frutos.
 Pois cada árvore é conhecida por seu próprio fruto. Porquanto dos espinhos, os homens não colhem figos, nem de um arbusto de amoreira colherão uvas.Um bom homem, do bom tesouro do seu coração tira o que bom; e o homem mau, do mau tesouro do seu coração produz aquilo que é mau; porque da abundância do seu coração fala a sua boca". Luka 6:43 a 45

Simples, se ele pode saber o que vamos ou não fazer, existe algo como um destino, do qual tudo é predestinado a acontecer. Então, não temos livre árbitro seguindo essa linha de raciocínio, porque se Yahuh sabe que faremos algo e nos decidimos fazer outra coisa, ele não é onisciente, e se Ele pode saber o que vamos fazer, nós não temos livre arbítrio.

Há uma polêmica sobre o tema da predestinação. Ouvimos em nossos dias, pregadores eufóricos, afirmando na sua ingenuidade e ignorância quanto às Escrituras, dizendo que a salvação está ao alcance de todos. Basta alguém querer e será salvo! E mais, que a salvação é para todos, e que basta somente alguém aceitar “Jesus” e pronto, está com o passaporte garantido para entrar no céu.

Vamos analisar os fatos:

 Primeiro “Jesus” é o caminho que conduz a Roma, e nunca à salvação. Apenas Yahshuah é o caminho!
 Depois, as Escrituras hebraicas não nos mostram na Brit hadashah (Novo Testamento; os Talmidim=discípulos de Yahshuah convidando alguém para aceitar “Jesus” e ser salvo. Portanto esse é um argumento sem nenhum fundamento nas escrituras da verdade. O que pregavam é o cumprimento da Tanak na vida de Yahshuah como o Ungido conforme apontava a profecia!

Os Discípulos procuravam sempre, mostrar a salvação tipificada em Yahshuah, como o Cordeiro de Yahuh que tira o pecado do seu povo.

“... empregava toda a diligência em escrever-vos a cerca da nossa comum salvação... exortando-vos a batalhardes, diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos kadoshim (santos). Judas 3”.

Certa feita Shaul=Paulo anunciou a boa nova do Mashyah em Antioquia, e muitos goyim=gentios ouviram a mensagem dele; mas somente creram... os que estavam ordenados para a vida eterna. Atos 13: 45-50.

Na cidade de Filipos, os Discípulos saíram cidade para a fazer tefilah (petição).

LÍDIA

E Shaul=Paulo anunciou a boa nova de Yahshuah ás mulheres, que estavam ali. E A Escritura diz que... o Rukha hakadosh (espírito santo) abriu o coração de Lídia, de sorte que ela aderiu ás palavras do discípulo... e foi imergida em nome de Yahshuah haMashyah. Atos 16:11-15.

Imagem relacionada
Haviam várias mulheres junto de Lídia, no entanto o Rukha kadosh (espírito santo), não abriu o coração de nenhuma delas, por quê? Certamente não estavam ordenadas para a vida eterna. 

No entanto, os “homens obstinados, de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvidos, que sempre resistem às escrituras inspiradas pelo rukha kadosh (espírito santo)”. Atos 7:51

... desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, mais amigos dos prazeres do que de YAHUH. II Tim 3: 3 e 4.

Esses tipos de pessoas estão sempre insistindo em anunciar coisas, dizendo que Yahuh diz, quando Yahuh não o diz:
Eles veem vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem; Yahuh disse; quando Yahuh os não enviou”. E fazem que esperem o cumprimento da sua palavra, não vedes visão de vaidade, e não falais adivinhação mentirosa, quando dizeis
25 Mas Eu vos digo a emet [verdade]; muita viúva havia na Beit Yahshorul nos dias de Ulyahu, quando os céus; se fecharam durante três anos e seis meses, quando grande fome houve ao longo de toda a terra
26 a nenhuma delas foi Ulyahu enviado, exceto a Tsarefath, uma cidade de Tsidon, a uma mulher que era uma viúva.
27 E muitos leprosos havia na Beit Yahshorul, no tempo de ULyshah, o naviy [profeta]; e nenhum deles ficou limpo, exceto Naaman, o arameu.
28 E todos dentre os da sinagoga, ao ouvirem estas coisas, ficaram cheios de ira. diz, sendo que EU tal não falei? Eze. 13:6 e 7.

KAIM E ABEL

A predestinação é mostrada claramente nas Escrituras de Bereshit a Gilyahna Vejamos; No inicio da criação a Escritura relata a história de Abel e Kaim. Ambos ofereceram um culto à Yahuh, aconteceu a cabo de dias, que Kaim trouxe do fruto da terra uma oferta a Yahuh. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura, e atentou Yahuh para Abel... mas para Kaim... não atentou; Bereshit=Gênesis 4:3-5.

Nota-se, que os dois irmãos foram oferecer um culto a Yahuh o Criador de seu pai; E Adão com certeza havia instruído seus filhos, a maneira correta de cultuar ao Eterno.
Tanto é verdade que a narrativa bíblica afirma que... eles ofereceram um culto a Yahuh o Criador de seu pai Adam”.
Há aqui uma ponderação séria a ser feita. Ao contrário do que os Teólogos pregam, Abel não foi aceito por ter feito um culto correto: Pelo contrário! Ele fez o culto de maneira certa, porque tinha sido escolhido por Yahuh antecipadamente, e recebido o Rukha hakadosh-espírito de Yahuh.

E esse ruach Kadosh (espírito santo), o inspirou a cultuar o Eterno de maneira agradável a Ele. A implantação do poder santo de Yahuh nas pessoas, os ensina a cultuá-lo de maneira correta, e aceita por Ele. Já o culto de Kaim, simplesmente não foi recebido pelo Eterno por uma questão de escolha de Yahuh, pois isso...não depende do que quer e nem daquele que corre, mas de Yahuh que escolhe; Rom.9:16.

 Para Yachanan - João relata que...Kaim matou seu irmão Abel... porque...Ele (Kaim) era do maligno...e as suas obras eram más; 1 Yachanan=Jo. 3:12.

Vê-se, que por pertencer ao maligno as obras de Kaim eram más; E não por suas obras serem más, que ele havia se tornado do maligno. Não são os frutos que produzem árvores, e sim, as árvores que produzem os frutos.

“Não pode a árvore boa, produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.” Mateus 7: 18.

Ali teve inicio as duas linhagens, a semente dos benditos por meio de Abel, depois Sete. E a semente dos malditos filhos do maligno através de Kaim.

Assim as Escrituras relatam:

Quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o principio”... Qualquer que é nascido de Yah não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e é nascido de Yah; nisto são manifestos os filho de Yahuh (da semente de sete e os filhos do Diabo (da semente de Kaim) 
1ª Yahchanan - João 3:8-10).

Vemos que de Sete até ao Dilúvio dentro da linhagem dele. Yahuh o Eterno Criador, se manifestou à apenas três profetas, ao longo dos 1656 anos, de Adão ao Dilúvio, sendo eles: Enos, Enoque e Noach=Noé o profeta, pregoeiro da tzadak-justiça...nos dias antediluvianos; Bereshit=Genesis 4:26 e 5:18-24, e 6:7 e 8.

AVRAHAM – ABRAÃO

Passados depois do Dilúvio cerca d e 400 anos, foi que Yahuh voltou à terra e escolheu outro profeta para ser seu mensageiro:
“havendo Yahuh falado no passado-Tanak pelos profetas”...Hebr.1:1. A Escritura relata que...apareceu Yahuh a Avraham, e disse-lhe: Sai da tua terra, e da tua parentela...e vai...para a terra que EU te mostrarei; Bereshit - Gên. 12:1.

A Escritura afirma que “Yahuh apareceu a Avraham, não foi Avraham que estava procurando a Yahuh”.

Foi Yahuh quem veio a terra, ao encontro de Avraham a quem já havia escolhido “desde a fundação do mundo”. E confirmou dizendo-lhe... À tua semente darei essa terra; Bereshit - Gên. 12:7.

No entanto, Yahuh disse que a semente ou descendência de Avraham, seria escrava em terra estranha 400 anos antes de possuir a terra prometida. Adonai disse a Avraham; “saiba disso com certeza; seus descendentes serão estrangeiros em uma terra que não lhes pertence”. Eles se tornarão escravos. Bereshit - Gên. 15:13.

Não devemos crer porém, que os hebreus foram escravizados e afligidos no Egito por sua própria vontade, e ou livre arbítrio; e sim, pelo decreto do Eterno Yah, o que não é outra coisa senão a predestinação.

YAAKOV – JACÓ

O próprio Yakov=Jacó pai dos Hebreus, foi escolhido por Yahuh mesmo não sendo o primogênito de Ytzak. E tu Yakov, a quem escolhiContudo, amei Yakov e odiei Esav=Esaú...Não tendo eles ainda nascido, nem feito bem ou mal...para que a escolha de Yahuh, segundo a eleição, ficasse firme; não por causa das obras, mas por aquele que chama:


Imagem relacionadaMas tu, ó Yahshorul, tu Jacó a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo...  Yashayahu=Isaías 41:8. 

Mal. 1:2,3. Rom. 9:11-13.
“Não foi Esaú irmão de Yakov? – disse o Yahuh, todavia amei a Yakov porém aborreci a Esaú... dei a sua herança aos chacais do deserto". Mal. 1:2 e 3

A eleição para a vida eterna, não depende do eleito, e sim daquele que elege...Por favor imerecido sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós; é Dom do Eterno Yahuh...Ele é quem opera em vós, tanto o querer como o efetuar. Efes. 2:8. e Fil.: 2:13.

Assim a nação hebraica nasceu de uma sucessiva hierarquia eletiva. Daí Yahuh mencioná-la como...seu povo escolhido...Yahuh teu Ulhim te escolheu a ti, para lhe seres o seu próprio povo.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Devarym=Deut-6:6 e 7

Porque és povo santo ao YHVH teu Soberano; e o Ulhim te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo. Deuter.14:2

Para assim te exaltar sobre todas as nações que criou, para louvor, e para fama, e para honra, e para que sejas um povo sagrado ao Soberano Yahuh, como tem falado. Deuter. 26:19.

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. Shemot=Êxodo 19:5.


Yahshuah confirma essa eleição, vós não me escolhestes a mim, mas, eu vos escolhi a vós... ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o trouxer... que a promessa diz respeito...a tantos quantos Yahuh chamar...serão salvos somente os que são chamados por seu decreto. Yahchanan=João 6:44; Atos, 2:39; Rom: 8:28.

Sendo a escolha de Yahuh, logo a doutrina do livre arbítrio não é bíblica.

Numa apologia de Agostinho sobre a predestinação, encontramos o seguinte relato:

“O mais sério uso dessa liberdade, deveria ser portanto, que a vontade ardesse por se unir ao Criador, e compartilhar da verdadeira luz; pois daquele de quem se recebeu o ser, também se pode conseguir a bem-aventurança”. Mas, se o caminho da verdade for escondido ao homem, o livre arbítrio serviria apenas para o conduzir ao pecado e a perdição. Mesmo com a evidência do que deva fazer e almejar, se não sentir prazer e amor, não cumprirá seu dever. Nem mesmo intentara cumpri-lo, nem atingirá a vida reta. Eis por que, a fim de sentirmos esse afeto “o amor do Eterno Criador foi derramado em nossos corações não pela livre escolha que nasce de nós mesmos, mas, pelo Espírito que nos foi dado; Rom.5:5.”

 Assim, nós o amamos a Ele, porque Ele nos amou primeiro...o amor consiste, não em termos nós amado a Yahuh, mas, em que Ele nos amou a nós. I Yahchanan=João 4:10:19.

Quando Yahuh tirou seu povo do Egito, Ele disse entre outras coisas, o seguinte sobre a distinção o povo hebreu e os Egípcios. No entanto, não se ouvirá nem mesmo um rosnado de um cão contra Yahshorul = Israel

“Desse modo, vocês perceberão que Yahuh faz distinção entre os egípcios e Yahshorul” Shemot=Êxodo 11:7.

Falando sobre a predestinação Shaul=Paulo disse...Que diremos pois? Há porventura injustiça em Yahuh?
De modo nenhum. Pois a Mehushuah=Moisés Yah disse: Terei benevolência, de quem me aprouver ter benevolência, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão...pois disse Yahuh ao Faraó: Para isso mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome “Yahuh” por toda a terra...logo Ele Yah...tem benevolência de quem quer, e a quem quer endurece...Shemot=Êxodo 9:16, e 33:19.

Que diremos pois? que há injustiça da parte de Yahuh? De maneira nenhuma.
Pois diz a Moysés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei benevolência de quem eu tiver benevolência.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Yahuh, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
Rom. 9:14-18.


Assim Yahuh recolherá o seu trigo no celeiro (os predestinados) e queimará a palha (os não predestinados) com o fogo eterno; Mattityahu=Mateus 3:12.

Já que Shaul=Paulo escreveu que se alguém sobre o fundamento do nome de Yahshuah haMashyah, construir uma obra de palha, essa será queimada; I Cor.3:11-14. 

E Em Apocalipse 19:20 lemos que...a Besta e o falso profeta...igrejas edificadas sobre palha, isso é, sem o fundamento profético...chamados de, os mistérios ocultos desde a fundação do mundo, “e agora revelado aos santos”...pela aparição de Yahshuah haMashyah nosso Salvador- II Tim.1:10. Foram queimadas no fogo.

Alguém dirá, de que se queixa ele então, já que ninguém resiste a sua vontade! 

“Mas quem és tu ô homem que replicas ao Eterno”? Porventura a coisa formada dirá a quem a formou; porque me fizeste assim? Não tem o oleiro poder sobre o barro, para fazer da mesma massa, um vaso para honra e outro apara desonra? Rom.9:19-30.

Portanto, não está em poder do homem o querer ser salvo. E nem o efetuar as boas obras que produzem a salvação pela fé em Yahshuah. Pois quem não tiver a assistência de Yahuh, ainda que tenha o desejo de andar no caminho da verdade, de maneira nenhuma será sólido e firme na justiça, mas inchado de inchaço fatal de um irreverente orgulho.

“Não é do homem o seu caminho e nem do homem que caminha o dirigir seus passos Jeremias10:23”.

Isso nô-lo ensina a oração dominical, pois seria perfeitamente inútil a nós clamarmos ao Eterno Criador, dizendo: “Não nos deixe cair em tentação”, se o não cair estivesse em nosso poder, de modo que pudéssemos sem a ajuda divina, realizar tal petição. Por isso o salmista suplica: “Firma meus passos na sua palavra; e não me domine iniquidade alguma”. Salmos 119:133.

Observamos que a oração do salmista é uma confissão, e não uma profissão; um anseio por plena liberdade, e não uma ostentação própria. Yahshuah nos disse: “Sem mim nada podeis fazer; Yahchanan=João 15:5. Shaul=Paulo confirma: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Fil. 4:13.

Depois de predestinado não teria preservado de fato, se não tivesse recebido ao mesmo tempo, o poder e o querer de Yahuh. De tal maneira foi-lhe inflamada à vontade pelo rukha kadosh=Espírito, que podia precisamente porque queria. E queria porque Yahuh operava nele, tanto o querer como o efetuar. Mas, se na fraqueza profunda de sua condição mortal. “Fraqueza tal, que não dá lugar a jactância... Pois, o poder se aperfeiçoa na fraqueza” Se sua vontade fosse abandonada sem ajuda divina, ele jamais teria dado conta de pedir. E mesmo que pedisse não seria ouvido.

Essa é assistência simultânea, O primeiro homem Adão quando criado; recebeu a possibilidade de não pecar, de não decair do estado de justiça, e de não morrer. Essa possibilidade no entanto, não foi de tal natureza que forçosamente levaria à perseverança de fato.

A liberdade concedida ao homem criado por Yahuh na retidão, dava-lhe capacidade de não pecar, mas também capacidade de pecar. Entretanto, no caso do santo predestinado ao reino dos céus pela graça divina; a liberdade concedida (a liberdade com que Yahshuah nos libertou, Gal. 5:13.) não tira do santo a possibilidade de ser atraído pelo pecado. Mas, dá-lhe a capacidade de não cair.

E assim, será tanto mais livre quanto mais isento se achar do prazer de pecar; até conseguir o prazer imutável de não pecar. Sabemos que todo aquele que é nascido de Yahuh não peca; mas, o que dele é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca; I João 5:18

Essa liberdade dada ao kadosh=santo, é mais poderosa do que a que foi concedida à Adão; Porque consiste em não ter capacidade para pecar; É esse um dom de Yahshuah, e não uma possibilidade de natureza, aquele que de Yahuh participa, recebe Dele a benignidade de não poder pecar. Assim, como a primeira imortalidade que Adão perdeu pecando, consistia simplesmente em poder não morrer. A nova imortalidade será a incapacidade de morrer. Do mesmo modo, a primeira liberdade consistia na capacidade de pecar. A nova, consistia na incapacidade de pecar.

“Qualquer que é nascido de Yahuh, não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Yah; I João 3:9. Ousará alguém dizer afirmar que Yahuh não conheceu antecipadamente àqueles a quem concederia a fé? Se antecipadamente os conheceu (pois nos elegeu no Mashyah entes da fundação do mundo) E fomos...Eleitos segundo a presciência de Yahuh...que...nos predestinou para filhos de adoção por Yahshuah haMashyah, para si mesmo segundo o beneplácito de sua vontade.” I Kefa (Pedro) 1:2. e Efes. 1:4 e 5.
Também previu certamente sua própria benevolência mediante a qual se digna a nos resgatar.
“Porquanto. os que predestinou a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou a esses também glorificou. Rom. 8:30.

Shaul=Paulo relata ainda que “Yahuh através do... Mashyah nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas, segundo o seu propósito e benignidade que nos foi dada em Yahshuah haMashyah antes dos séculos”. II Tim.1:9

.E Yahchanan=João confirma que: “Os que não adoraram a besta, são os àqueles cujos nomes, estão escritos no livro da vida do Cordeiro desde a fundação do mundo.” Gilyahna=Apocalipse 13:8, e 17:8.

Isso não é outra coisa, senão a predestinação dos santos à presciência de Yahuh, e a sua determinação de sua condescendência através da qual, certamente são salvos todos os predestinados. As orações de Yahshuah e de Shaul=Paulo a nosso favor, revelam a predestinação:

“Pai manifestei o Teu nome aos homens que do mundo me deste... Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas, por aqueles que me deste” Yahchanan=João 17:6 e 9

Portanto esse sururu das religiões querendo ganhar o mundo para o Mashyah, não tem o aval intercessor de Yahshuah. E Shaul acrescenta: “Dou sempre graças a Yahuh por vós irmãos amados do Mashyah Yahshuah, por ter Yahuh vos elegido desde o principio para a salvação. II Tess.2:13.

Vemos que em sua oração Yahshuah deixou bem claro, a sua interdição em favor dos predestinados, e não do mundo, como as religiões dizem. Assim as grandes cruzadas evangelísticas que eles realizam a fim de ganhar o mundo para o Yahshuah, não conta com o aval intercessório do Mestre, não é mesmo? Daí o Mashyah censurá-los dizendo: “Ai de vós escribas e fariseus hipócritas, que percorreis o mar e a terra (grandes campanhas evangelísticas pra tudo que lado) para fazer um prosélito, mas quando conseguis conquistá-lo, vós o tornais duas vezes mais, digno da Geena do que vós; Mattityahu=Mateus 23:15. 


Essa liberdade dada pelo Mashyah aos kadoshim=santos, não é removida pela assistência recebida, mas, é assistida precisamente porque não é removida. Quem implora; “sê tu meu auxiliador” confessa seu propósito de cumprir o que o Eterno mandou, e sua necessidade de ser auxiliado por quem mandou, para que tenha “ante a assistência recebida preveni ente” o poder de obedecer. Assim por exemplo, aquele que, sabendo que ninguém podia ser continente se Yahuh não o permitisse, aproximou-se do Eterno e suplicou! Ele certamente, aproximou-se e orou voluntariamente; não teria orado se não tivesse vontade de orar. Mas, se não tivesse orado, com que força podia sua vontade contar?

E mesmo que tivesse possuído a força, de que lhe serviria sua força, a não ser que, desse graças como resultado dessa força, àquele de quem invocou o poder que antes não possuía? Assim a graça nos socorrerá se não formos presunçosos acerca de nossas próprias virtudes. Não levados pelo gosto das grandezas, mas acomodados às coisas humildes; Rom. 12:16. Se pelo que já temos podido fazer, damos graças e, pelo que ainda não podemos fazer, imploramos a Yahuh com ansiosa esperança. Significa que, o que já temos feito foi pela assistência de Yahuh, e o que ainda não fazemos necessitamos de sua ajuda, sem a qual somos impossibilitados de fazê-lo.

TIRO E SIDOM

Quanto aos demais, onde está o varão que, entregue ao justo juízo de Yahuh, se salvará da massa da perdição onde foram abandonados os de Tiro e Sidom?

Os olhos dos habitantes de Tiro e Sidom não estavam tão cegos, nem seus corações tão endurecidos, pois teriam crido se tivessem presenciado os atos poderosos de Yahshuah que os Yahudim=judeus viram e ouviram. Mas, de nada lhes serviu sua capacidade de entender, pois não estavam predestinados por aquele cujos “juízos são insondáveis, e cujos caminhos são inescrutáveis. Rom.11:33. E por isso a “boa nova” não foi anunciada à eles.

Esses contudo, teriam crido, se tivessem visto os prodígios de Yahshuah. Mas, não se lhes concedeu a fé nem, consequentemente os meios de crerem. Esse exemplo nos ensina, evidentemente, a existência de homens que tem na mente o dom de compreender naturalmente as coisas de Yahuh, pelo qual são levados à fé se ouvirem as palavras ou perceberem os sinais apropriados à sua inteligência.

De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela a palavra de Yahuh. Rom.10:17.

E se muitos ainda não estão separados da massa de perdição pela predestinação da graça, então nenhuma dessas palavras ou desses atos o atinge. Já que Yahshuah disse:

Eu vim ao mundo para dar testemunho da verdade; todo aquele que é da verdade ouve a minha voz... pois as minhas ovelhas ouvem a minha voz, e elas me seguem...
 E dou-lhes a vida eterna; porque a vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Yahuh; mas, aos outros falo por parábolas, para que vendo, não vejam e ouvindo, não entendam; porquanto a minha palavra não entra em vós. Quem é de Yahuh, escuta as palavras do Eterno; por isso vós não as escutais, porque não sois de Yah.
Yahchanan=João 8:37e 47. e 10:27e28. e 18:37. Luka 8:10.

Segundo as palavras de Yahshuah, primeiro é necessário que alguém seja predestinado à verdade; para depois recebê-la. Os Yahudim=judeus, por outra parte, foram abandonados na mesma massa de perdição, porque não podiam crer, nas obras poderosas de Yahshuah realizadas à sua vista, cegou-lhe os olhos e endureceu lhe o coração, para que não vejam, e nem entendam com o coração, e se convertam e sejam curados por mim. Yashayahu=Isaias 6:10. Yahchanan=João 12:40.


Imagem relacionada"Mas Eu vos digo a emet [verdade]; muita viúva havia na Beit Yahshorul nos dias de Ulyahu, quando os céus; se fecharam durante três anos e seis meses, quando grande fome houve ao longo de toda a terra
 a nenhuma delas foi Ulyahu enviado, exceto a Tsarefath, uma cidade de Tsidon, a uma mulher que era uma viúva.
E muitos leprosos havia na Beit Yahshorul, no tempo de ULyshah, o naviy [profeta]; e nenhum deles ficou limpo, exceto Naaman, o arameu.

E todos dentre os da sinagoga, ao ouvirem estas coisas, ficaram cheios de ira".
Lucas 4: 24 a 28

FRÍSIA E GALÁCIA!

Certa ocasião Shaul=Paulo passando pela “Frísia e pela província da Galácia, foi impedido pelo Espírito Santo de anunciar a palavra ali... e quando chegaram a Misia, intentava ir para a Bitinia, mas, O Espírito de Yahshuah não lho permitiu. Atos 16:6 e 7.

Se Shaul=Paulo fosse narrar hoje, esses fatos de sua viajem missionária pela Ásia, dizendo que o rukha kadosh=Espírito Santo o havia impedido de anunciar a boa nova em algum lugar.
Com certeza, os juízes de plantão, iriam dizer que ele estava louco! O motivo claro de o espírito impedir Shaul pregar a palavra nesses lugares, indica que não haviam lá, ninguém “predestinado para a vida eterna. 

Yahshuah proíbe seus enviados dar aos cães as coisas sagradas, e lançar pérolas aos porcos. Mattityahu=Mateus 7:6.

 Seria portanto, inútil Shaul e seus companheiros anunciar a boa nova nesses lugares.

O trecho a seguir é atribuído a Calvino:
“O Altíssimo desde toda a eternidade, por um sapientíssimo e santíssimo conselho de sua soberana vontade, livre e imutavelmente ordenou tudo o que acontecerá. Mas, de tal modo que assim Yah nem é o autor do pecado, nem a vontade das criaturas é violentadas.
Pelo decreto de Yahuh, para a manifestação de sua tiferet, alguns homens (os vasos de benevolência – Rom.9:23.) e anjos eleitos são predestinados para a vida eterna, e outros preordenados para a morte eterna. Ninguém é redimido por Yahshuah senão somente os eleitos... “nele antes da fundação do mundo” Efésios1:4; Apoc. 17:8.

O resto da humanidade (os vasos da ira; Rom.9:22) aprouve a Yahuh, deixá-la de lado e ordenou-a, para a desonra e para a ira. Todos os que Yahuh predestinou para a vida na sua onisciência, e somente esses, apraz-lhe no tempo apontado e aceito, chamar efetivamente por sua santa palavra e espírito. Não por qualquer coisa prevista no homem, o qual é nesse ponto totalmente passivo. Já que somente são chamados os que dantes predestinou...a esses chamou...Yahuh antes da constituição do mundo pré-ordenou alguns homens para a vida eterna através de Yahshuah, para louvor e glória de sua graça, deixando os restantes em seus pecados, para seu justo julgamento para louvor de sua justiça. Assim aqueles que Yah efetivamente chamou, livremente também justifica, imputando-lhes a obediência e a satisfação de Yahshuah, não são justificados senão no momento em que o Rukha Kadosh age realmente neles pela palavra, e no devido tempo, lhes aplica o Mashyah, e embora nunca possam decair do estado de justificação (quem os justifica é Yahshuah), podem por seus pecados cair, no paterno desagrado de Yahuh.

Todos os que possuem está preciosa fé produzida neles pelo Rukha Kadosh através do conhecimento e obediência à Palavra da vida, nunca podem definitivamente e totalmente, decair dela. Todos os leitores da Escritura conhecem a história do povo descendente de Avraham=Abraão no Egito, e sua escravidão ali durante o tempo designado por Yahuh. Iniciando com a venda de Yosef=José para o Egito pelos seus irmãos! Cerca de 30 anos antes de toda a família de Yakov (70-pessoas) ali chegar.

YOSSEF - JOSÉ

As Escrituras relatam que o tempo dos hebreus no Egito foi de 430 anos; Shemot=Êxodo 12,40. e Gal, 3,17. Se fosse pela livre escolha (livre arbítrio) de Yosef=José, ele jamais teria deixado seus pais e sido vendido como escravo para o Egito. Ele próprio declarou mais tarde a seus irmãos:
Agora pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por haverdes me vendido para cá; por que para conservação da vida, Yahuh me enviou diante de vossa face...para conservar a vossa sucessão na terra.” Bereshit - Gên. 45.

MEHUSHUAH - MOISÉS

 Moisés também nunca foi o dono de sua própria vontade, e nem foi quem determinou seu destino, como se vê na sua historia, aliás, mesmo a sua sobrevivência quando nasceu, dependeu exclusivamente de Yahuh, o Yah shaday dos hebreus. Se não fosse a interferência do Eterno Todo-Poderoso, ele teria sido morto sobre a ordem do faraó, como o foi milhares de crianças hebreias de seu tempo.

A Escritura relata que: “Apascentava Mehushuah (Moisés) o rebanho de seu sogro Jetro...no Sinai...E apareceu-lhe o malach=anjo de Yah com uma ordem do Eterno para ele: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, vem pois agora, e Eu te enviarei para tirar o meu povo do Egito. Shemot=Êxodo cap-3.

Vê-se-que, Mehushuah (Moisés) não estava procurando Yahuh, nem vindicando tal cargo. Tanto é verdade, que ele assustou-se com essa declaração do malach=anjo, replicando...Então disse Moisés ao Anjo de Yah, “quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Yahshorul? Shemot=Êxodo 3:11

Porventura tudo o que aconteceu com Moisés desde seu nascimento, fuga para Mídia e o retorno ao Egito após 40 anos (Shemot=Êxodo 2: 3). Exatamente quando completaram os 400 anos, e o fim do cativeiro do povo hebreu no Egito; foi simples acaso, a vontade de Moisés; E ou um projeto pré-elaborado e executado por Yahuh?

Tudo estava genuinamente traçado pelo Eterno Criador que é o grande projetista do planeta Terra e a vida do mesmo, incluso os humanos. 

DAVI

Davi sabia bem disso quando falou: De um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado...os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas essas coisas foram escritas; as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmos 139 : 14,15,16.

Davi conhecia muito bem como é a escolha de Yahuh, ele próprio foi escolhido para ser Rei, mesmo contra a vontade de seu pai Yessef=Jessé, e até do próprio profeta de Yah, Shamuyah=Samuel... Yessef=Jessé ouvindo que Yahuh havia escolhido um de seus filhos para ser o rei em lugar de Shaul; Apressou em reuni-los diante de Shmuyah=Samuel, deixando Davi fora, achando que a ele Yahuh jamais escolheria. E o que aconteceu?
Vejamos:


“Pois fez Yessef=Jessé passar seus sete filhos diante de Shmuyah=Samuel; Porem o profeta disse a Yessef=Jessé...Yahuh não tem escolhido a nenhum desses; e perguntou, acabaram-se os mancebos? Yessef respondeu a Shmuyah...ainda falta o menor ! Sam.16:6-11.

Provavelmente Yessef não estava de acordo com a escolha de Yahuh, pois havia deixado Davi no campo. Mas, quando Davi entrou e Samuel o viu: “Yahuh disse-lhe... levanta-te e unge-o, porque esse mesmo é. I Sam.16:12. Yessef reuniu sete de seus oito filhos, crendo que a escolha recairia sobre um deles. Já Shmuyah foi logo antecipando a escolha...quando viu Uliabe, disse, certamente está perante Yahuh o seu ungido. I Sam.16:6. Vemos que não foi de Samuel e nem de Jessé, e muito menos de Davi a escolha mas do Altíssimo. 

YAHMYAHU – JEREMIAS

 Ao profeta Yahmyahu=Jeremias, Yahuh disse sobre a sua predestinação:
“Antes que te formasse no ventre... te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; e as nações te dei por profeta; Yahmyahu=Jeremias 1:5.

YACHANAM - JOÃO BATISTA

Também de Yahchanan imersor=João Batista estava escrito dele antes de ele nascer uns 500 anos.
“E naqueles dias apareceu Yahchanan pregando”... esse o anunciado pelo profeta Yashayahu=Isaias, que disse... preparai o caminho de Yahshuah; Yashayahu=Isaias 40:3. e Mattityahu 3:1-3.

Vê-se que, o trabalho de Yahchanam foi determinado por Yahuh a mais ou menos 500 anos antes de ele nascer! Predestinação pura!

Refutando aos que são contra a predestinação... se devemos esperar da livre escolha do homem o primeiro movimento de conversão, como podemos orar pela salvação dos pagãos? Seria em vão nossa intervenção a favor deles, já que dependeria de sua vontade e não de Yahshuah. Oramos a favor deles justamente para que o Mashyah interceda junto ao Pai em favor dos predestinados... Já que ninguém conhece o Pai senão aquele a quem o Filho o quiser revelar. Mattityahu=Mateus 11:27.

"Assim damos sempre graças ao Eterno Yahuh que assim como nos escolheu nele, antes da fundação do mundo,... predestinou-nos para Ele para a adoção de filhos segundo o beneplácito de Sua vontade,... nEle, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito dAquele que faz todas as coisas conforme o conselho da Sua vontade... os que de antemão esperamos no Mashyah... até o resgate da Sua propriedade, em louvor de Sua honra. Efésios 1:4 a 11

Pois Ele que opera em nós o querer e o efetuar, segundo a Sua boa vontade! Fil. 2:12




Ivonil  Ferreira  de Carvalho

Diná Soares



Comentários

  1. Shalom! Nem uma forma de pensar é absoluta verdade, por isso vou dar o meu parecer sobre esse assunto, embora foi um estudo bem elaborado sobre predestinação! Mas não posso concordar com a predestinação porque sendo assim invalidaria completamente o sacrifício do Mashiya no madeiro, pois se o criador Yahuh, já tinha a lista dos nomes das pessoas que deveriam herdar a vida eterna por predestinação, pra que então ele enviaria seu filho, pra ser ridicularizado em um madeiro, e rejeitado pelo seu próprio povo que iria receber essa tão rica salvação de qualquer jeito, ainda que os predestinado não precise aceitar o testemunho do Mashiya sobre o plano do pai celestial? A concepção de predestinação não é coerente com o arrependimento! Pois esta escrito que a salvação é por meio do arrependimento dos pecados, pois o sangue do Mashiya nos purificará de todos pecados mediante o arrependimento e confissão. Então sendo a predestinação o ponto chave pra herda a salvação, porque e para que anunciar as boas novas do reino? Se já somos salvos por predestino? Esta escrito em Yochanan: Que Yahuh amou o mundo de tal maneira, que deu filho unigênito, pra todo aquele que nele crê, não perecer, mas ter a vida eterna. Aqui ta falando de crença, e não quem for predestinado.

    ResponderExcluir
  2. Amiga Joelma!
    O tema não tem intenção de convencer a ninguém, ou induzir a concordância. O tema mostra fatos e relatos das Escrituras. Evidências!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só pra mim entender....você acredita na predestinação,é isso?

      Excluir
  3. Olá, só penso em alguns detalhes... Se eu que sou humano e pecador estou numa situação, qual seria minha decisão, vamos lá para uma estória fictícia:

    Tenho um filho com capacidade de ir até a venda comprar farinha, mas eu por ser "onisciente" sei que ali na esquina um carro vai atropelar e matar meu filho, então, mesmo sendo eu esse pecador, jamais mandaria meu filho, pois esperaria outra ocasião onde este fato não ocorresse, correto?

    Então como o Criador faria tal aberração com o próprio satanás por exemplo? O Criador seria um psicopata que se diverte com sua criação, robotizando tudo e todos...seria o mesmo que chamÁ-lo de um "brincalhão".

    Respeito a opinião do artigo, mas vejo distorção na interpretação dos textos claramente...quando diz que Ele nos escolheu, vejo que em meio a uma multidão de pecadores, os salvos serão eleitos baseados num julgamento em estar de acordo ou não com os princípios de Sua Lei.

    Vejo amor na Lei da Liberdade, onde tem limites, mas podemos sim escolher por onde ir...
    Se existe uma determinação ou predestinação, os culpados não são os seres criados ou predestinados, mas Quem os Criou e planejou toda história triste da dor e do pecado, e isso está longe de ser o Governo de Um Criador Soberano e AMOROSO como vemos em toda escritura.

    Evidência eu vejo em olhar que o vento sopra onde quer, onde cada rosto diferente um do outro mesmo entre gêmeos idênticos, onde cada manhã estamos com uma página em branco a ser escrita pelo LIVRE ARBÍTRIO, um dos maiores dons que temos.

    Quando O Criador vai a frente, vejo Ele fazer isso para agora mostrar qual é a única saída para retornarmos a ter a vida eterna, dada no início aos primeiros pais.

    Espero ter colaborado e que possamos olhar com carinho e amor ao nosso Criador, pois Ele Ama realmente a todos e gostaria que todos se salvassem, mas por conta da escolha pessoal, isso não será possível.

    Fiquem na paz...

    ResponderExcluir
  4. Estupido!!
    Isto é conversa do pai da mentira, Satanás!!
    Este é o evangelho falso que se é espalhado pelo mundo todo!
    As igrejas, todas, sem exceção, pregam este falso evangelho de que Deus ama a todos e quer que todos se salvem sem ao menos analizar e olhar o significado da palavra "todos".
    João 1:12-13
    12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
    Não sabes que A Deus não se resiste?
    Romanos 9:18-20
    18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. 19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
    O apóstolo Paulo resistiu à vontade de Deus? O profeta Jonas resistiu à vontade de Deus? Alguns dos Apóstolos? Nem mesmo Judas! Deus criou a todos mas Deus ama os seus escolhidos. A eles providenciou a salvação não por causa deles, mas por causa dEle próprio! Somos salvos para honra e glória de Deus!
    Todos estão mortos em pecados e ofença até o dia em que Ele nos liberta e nos da uma nova alma.
    Efesios 2:1-8.
    E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. 3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. 4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Aprenda lendo melhor a Bíblia!!!!!
    Olhe os exemplos....
    Quantas pessoas Deus salvou na destruição de Sodoma e Gomorra? Deus amou a todos ou Ele amou somente os que saíram de lá?
    Olhe para a cidade de Jerico!!
    Deus amou somente a família da meretriz e condenou todos a morte, velhos, crianças, mulheres, jovens, animais etc.
    Quando Deus escolheu a cidade de Nineva, no livro de Jonas o profeta, ele salvou a todos da destruição, porque? Haviam tantas cidades em Israel, mas Deus escolheu a Cidade de Nineva, uma cidade inimiga de Israel, Porque? Pode o profeta Jonas resistir à vontade de Deus? Podem até is mortos resistirem à vontade de Deus? Lázaro estava morto faziam 4 dias, resistiu à vontade de Deus?

    Bem diz o Senhor Deus todo poderoso em Isaias 1:9
    9 Se o SENHOR dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra.

    ResponderExcluir
  5. Pergunta: "O que é predestinação? É a predestinação bíblica?"

    Resposta: Romanos 8:29-30 nos diz: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Efésios 1:5 e 11: “E nos predestinou para filhos de adoção por YAHSHUAH, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade... Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.” Muitas pessoas têm forte hostilidade à doutrina da predestinação. Entretanto, a predestinação é uma doutrina bíblica. O segredo é compreender, biblicamente, o que significa.

    As palavras traduzidas como “predestinou”/ “predestinados” nas Escrituras citadas acima vêm da palavra grega “proorizo”, que carrega o significado de “anteriormente determinado”, “predestinar”, “decidir de antemão”. Então, predestinação é YHWH determinando antes, o acontecimento de certas coisas. E o que YHWH determinou antes que acontecesse? De acordo com Romanos 8:29-30, YHWH pré-determinou que certas pessoas estariam em conformidade com a imagem de Seu Filho, sendo chamadas, justificadas e glorificadas. Essencialmente, YHWH predetermina que certas pessoas sejam salvas. Várias Escrituras se referem aos crentes em YAHSHUAH como sendo escolhidos (Mateus 24:22, 31; Marcos 13:20, 27; Romanos 8:33; 9:11; 11:5-7,28; Efésios 1:11; Colossenses 3:12; I Tessalonicenses 1:4; I Timóteo 5:21; II Timóteo 2:10; Tito 1:1; I Pedro 1:1-2; 2:9; II Pedro 1:10). Predestinação é a doutrina bíblica de que YHWH, em sua soberania, escolhe certas pessoas para serem salvas.

    A objeção mais comum à doutrina da predestinação é que ela não é justa. Por que YHWH escolheria certas pessoas e não outras? O que é importante lembrar é que ninguém merece ser salvo. Todos nós pecamos (Romanos 3:23) e todos merecemos punição eterna (Romanos 6:23). Como resultado, YHWH seria perfeitamente justo em permitir que todos fossemos destruidos por toda eternidade, Entretanto, YHWH escolhe salvar alguns de nós. Ele não está sendo injusto com aqueles que não forem escolhidos porque eles estão recebendo aquilo que merecem. Ao escolher ter compaixão por alguns, YHWH não está sendo injusto com os outros. Ninguém merece nada de YHWH: por isto, ninguém pode protestar se não receber nada de YHWH. Uma ilustração seria se eu desse dinheiro a 5 pessoas em um grupo de 20. As 15 pessoas que não recebessem dinheiro ficariam aborrecidas? Provavelmente sim. Mas elas têm o direito de se aborrecerem? Não, não têm. Por quê? Porque Eu não devia dinheiro a nenhuma delas. Eu simplesmente decidi ser generoso com algumas.

    Se YHWH escolhe quem é salvo, isto não enfraquece nosso livre arbítrio para escolher e crer em YAHSHUAH? A Bíblia diz que devemos escolher: tudo o que temos a fazer é crer no Soberano YAHSHUAH HAMASHYAH e seremos salvos (João 3:16; Romanos 10:9-10). As Escrituras nunca descreve a YHWH rejeitando quem Nele crê ou mandando de volta alguém que O busque (Deuteronômio 4:29). De algum jeito, no mistério de YHWH, a predestinação trabalha de mãos dadas com a pessoa sendo atraída por YHWH (João 6:44) e crendo na salvação (Romanos 1:16). YHWH predestina quem será salvo, e devemos escolher a YAHSHUAH para sermos salvos. Os dois fatos são igualmente verdadeiros. Romanos 11:33 proclama: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de YHWH! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”

    ResponderExcluir
  6. Bom foi o q entendi, era essa a visão que você explica no texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só existe uma predestinação...é que fomos predestinado para ser salvos,todos,mas cada um escolhe se quer ou não

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

A POLÊMICA E JOVEM LETRA ' J ' JOTA

Sincronia Biologia e Astronomia!

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

ULHIM ou ELOHIM?

EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!

70 shavuim - e as 2300 tardes e manhãs.

LEIS DOMINICAIS

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

Revista Adventista Cheia de Elogios ao Papa Francisco!