LEIS E CONCERTOS

Adão e Eva, ao serem criados, tinham conhecimento da lei de YHWH; estavam familiarizados com os reclames da mesma relativamente a si; seus preceitos estavam escritos em seu coração. Quando o homem caiu pela transgressão, a lei não foi mudada, mas estabelecido um plano que remediasse a situação trazendo novamente o homem à obediência.

Foi feita a promessa de um Salvador e prescritas ofertas sacrificais que apontavam ao futuro, para a morte de Yahshuah como a grande oferta pelo pecado. Mas, se a lei de YHWH nunca houvesse sido transgredida, não teria havido morte, tampouco haveria necessidade de um Salvador; consequentemente não teria havido necessidade de sacrifícios...

Adão ensinou a seus descendentes a lei de YHWH, e esta foi transmitida de pai o filho através de gerações sucessivas. Mas apesar das graciosas providencias para a redenção do homem, poucos houve que as aceitaram e lhes prestaram obediência. Pela transgressão o mundo se envileceu tanto que foi necessário, pelo diluvio, limpa-lo de suas corrupções.  

A lei foi preservada por Noé e sua família, e Noé ensinou a seus descendentes os Dez Mandamentos.
Como os homens de novo se afastassem do Eterno, o Senhor escolheu Abraão, a respeito de quem declarou: “Abraão obedeceu a Minha voz, e guardou o Meu mandamento, os Meus preceitos, os Meus estatutos, e as Minhas leis”. Genesis 26:5.
A ele foi dado o rito da circuncisão, que era um sinal de que os que o recebiam eram dedicados ao serviço de YHWH  — garantia de que permaneceriam separados da idolatria e obedeceriam a lei de YHWH.

O fracasso dos descendentes de Abraão para manterem este compromisso, conforme se revela em sua disposição para formar alianças com os gentios e adotar-lhes os costumes, foi a causa de sua peregrinação e cativeiro no Egito.

Mas, em seu intercambio com os idolatras e forçada submissão aos egípcios, os preceitos divinos tornaram-se ainda mais corrompidos com os ensinos vis e cruéis do paganismo. Portanto, quando o YAHVEH os tirou do Egito, desceu sobre o Sinai,  rodeado de Seus anjos, e com terrível majestade proferiu Sua lei aos ouvidos de todo o povo. 

Mesmo então não confiou Seus preceitos a memoria de um povo tão propenso a esquecer os Seus mandos, mas escreveu-os em tabuas de pedra. Queria remover de Yashorul (Israel) toda a

possibilidade de misturar tradições gentílicas com Seus santos preceitos, ou de confundir Seus mandos com ordenações e costumes humanos. Mas não Se limitou a dar-lhes os preceitos do Decálogo. O povo mostrara deixar-se transviar tão facilmente, que Ele não deixaria indefesa nenhuma entrada para a tentação.

 Ordenou-se a Moises escrever, conforme YHWH lhe mandasse, juízos e leis que davam minuciosas instruções quanto ao que era requerido. Estas instruções relativas ao dever do povo para com YHWH, de uns para com outros e para com o estrangeiro, eram apenas os princípios dos Dez Mandamentos, ampliados e dados de maneira especifica, para que ninguém estivesse no caso de errar. Destinavam-se a resguardar a santidade dos dez preceitos gravados nas tabuas de pedra.
Se o homem houvesse guardado a lei de YHWH conforme fora dada a Adão depois de sua queda, preservada por Noé e observada por Abraão; não teria havido necessidade de se ordenar a circuncisão.
E, se os descendentes de Abraão houvessem guardado o concerto, do qual a circuncisão era um sinal, nunca teriam sido induzidos a idolatria; tampouco lhes teria sido necessário sofrer vida de cativeiro
no Egito; teriam conservado na mente a lei de YHWH, e não teria havido necessidade de que ela fosse
proclamada no Sinai, nem gravada em tabuas de pedra. E, se o povo houvesse praticado os
princípios dos Dez Mandamentos, não teria havido necessidade das instruções adicionais dadas a Moises.
O sistema sacrifical, entregue a Adão, foi também pervertido por seus descendentes. Superstição, idolatria, crueldade e licenciosidade, corrompiam o culto simples e significativo que YHWH instituirá.  Depois de completar-se o tabernáculo, Ele Se comunicou com Moisés da nuvem de gloria em cima do propiciatório, e deu-lhe instruções completas a respeito do sistema das ofertas e das formas de culto a serem mantidas no santuário. A lei cerimonial foi assim dada a Moises, A lei e os concertos por ele escrita em um livro. Mas a lei dos Dez Mandamentos, proferida do Sinai, foi escrita pelo próprio YHWH em tabuas de pedra, e sagradamente conservada na arca.
Muitos ha que procuram confundir estes dois sistemas, usando os textos que falam da lei cerimonial para provar que a lei moral foi abolida; mas isto e perversão das Escrituras. Ampla e clara e a distinção entre os dois sistemas. O cerimonial era constituído de símbolos que apontavam para Yahshuah, para o Seu sacrifício e sacerdócio. A lei ritual, com seus sacrifícios e ordenanças, devia ser cumprida pelos hebreus ate que o tipo encontrasse o antítipo, na morte de Yahshuah, o Cordeiro de YHWH que tira o pecado do mundo.
Então cessariam todas as ofertas sacrificais. Foi esta a lei que Yahshuah “tirou do meio de nos, cravando-a na cruz”. Colossenses 2:14. Mas, com referencia a lei dos Dez Mandamentos, declara o salmista:
“Para sempre, o Senhor, a Tua palavra permanece no Céu”. Salmos 119:89. E Yahshuah mesmo diz: “Não cuideis que vim destruir a lei. [...] Em verdade vos digo” — tornando a asserção tão expressiva
quanto possível—“que ate que o céu e a Terra passem, nem um yod ou um til se omitira da lei, sem que tudo seja cumprido”. Mateus 5:17, 18.
Ele ensina aqui, não simplesmente o que os reclamos da lei tinham sido, e eram então, mas que tais reclamos se manterão enquanto durarem os céus e a Terra. A lei de YHWH e tão imutável quanto o Seu trono. Ela manterá suas reivindicações em relação a humanidade, em todos os tempos.
Com referencia a lei proclamada no Sinai, diz Neemias: “Sobre o monte de Sinai desceste, e falaste com eles desde os Céus; e destes-lhes juízos retos, e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons”.
Neemias 9:13. E Paulo, “apostolo dos gentios”, declara: “A lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom”. Romanos 7:12. Essa lei não pode ser outra senão o decálogo; pois e a que diz: “Não cobiçaras”. Êxodo 20:17.

Conquanto a morte do Salvador pusesse termo a lei dos tipos e sombras, não diminuiu no mínimo a obrigação imposta pela lei moral. Ao contrario, o próprio fato de que foi necessário Yahshuah morrer a fim de expiar a transgressão daquela lei, prova ser ela imutável.
Aqueles que pretendem ter Yahshuah vindo a fim de anular a lei de YHWH e abolir o Antigo Testamento, falam da era judaica como sendo era de trevas, e representam a religião dos hebreus como que consistindo em meras formas e cerimonias. Mas isto e erro.
Através de todas as paginas da historia sagrada, nas quais o trato de YHWH com Seu povo escolhido se acha registrado, há indícios frisantes do grande EU SOU. Nunca deu Ele aos filhos dos homens manifestações mais claras de Seu poder e gloria do que quando foi reconhecido como o único governador de Israel, e deu a lei a Seu povo. Ali estava um cetro empunhado por mão não humana; e as majestosas saídas do Rei invisível de Israel eram indescritivelmente grandiosas e terríveis.

Yahshuah era o fundamento e centro do sistema sacrifical, tanto da era patriarcal como da judaica. Desde o pecado de nossos primeiros pais, não tem havido comunicação direta entre YHWH e o homem. O Pai entregou o mundo nas mãos de Yahshuah, para que por Sua obra mediadora remisse o homem, e reivindicasse a autoridade e santidade da lei de YHWH. Toda a comunhão entre o Céu e a raça decida tem sido por meio de Yahshuah.
 “Examinais as Escrituras, porque vos cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam”. Joao 5:39
Nesse tempo os livros do Antigo Testamento eram a única parte da Escritura que existia. Outra vez declarou o Filho de YHWH: “Tem Moises e os profetas; ouçam-nos.” E acrescentou: “Se não ouvem a Moises e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite”. Lucas 16:29 31.

A lei cerimonial foi dada por Yahshuah!  

Extraído do livro Patriarcas e Profetas - capítulo - A Lei e os Concertos.

por Diná Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

Sincronia Biologia e Astronomia!

Ruach kadosch - Análise da Palavra

Arquivo 154 - Que Mistério Insolúvel Esconde a Liderança da IASD?

O Tempo

ULHIM ou ELOHIM?

QUANDO COMEÇA O DIA!

TEOLOGIA: ETIMOLOGIA E DEFINIÇÕES

TRADUÇÃO E TRANSLITERAÇÃO.