Bereshit - O Princípio e o Tempo!
א בְּרֵאשִׁית, בָּרָא אלהים, את הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
א - alef
Bereshit, bara Ulhim את hashamayim ve-et ha-aretz
Bereshit, bara Ulhim את hashamayim ve-et ha-aretz
UL
HIM – Ul significa
“totalidade – Soberania” – him “poderes” – Não usamos Elohim –Porque - EL
remete a BEl, Baal, portanto é uma forma corrompida
No princípio, criou o Soberano de Poderes os céus e a terra.
בְּרֵאשִׁית
- Bereshit - NO PRINCÍPIO: Esta é a primeira palavra da Torah,
logo após ela vem uma ta’amim tarcha (em hebraico) que equivale a uma vírgula,
separando-a do verbo ‘bara”. É uma palavra estranha, e, até onde vai o
nosso conhecimento, um caso único na Escritura. Isto nos remete a uma parada
reflexiva na leitura.
No princípio DE QUE?
Esta palavra é um sod (mistério profundo) nos remete ao mais absoluto
princípio, e ao mesmo tempo nos dá a resposta – No princípio dos
princípios, bereshit , em algum tempo das eras eternas.
É é importante entender que este
tempo não foi o primeiro dia, pois no primeiro dia a terra existia sem
forma e vazia. Então quando é este princípio? Não sabemos “quando”,
isto não é revelado, e mesmo que fosse revelado, talvez não entenderíamos a
dimensão do tempo a que se referiria. Estamos no “terreno tempo” de Ulhim -
“Soberano de Poderes” que vive eternamente, sem princípio e sem fim... Pode
haver espaço de eras entre o verso 1 e o verso 2 de Gênesis...
A FORÇA DA PALAVRA:
Outro ponto muito interessante, que inclusive não
aparece na tradução para o português, é o fato de antes da
palavra Bereshit existe a letra Alef, "א" a
primeira letra do alfabeto hebraico. E após a palavra Ulhim aparece "את" a
primeira letra e a última letra do alfabeto, (temos que considerar que no
hebraico se escreve de direita para a esquerda) descrevendo em símbolos a totalidade
do *alfabeto.
Então o princípio também surgiu o alfabeto, a forma de expressão
falada para que a palavra fosse transmitida de forma compreensível. É bem
lógico esta sequencia, porque se não houvesse a escrita, não haveriam as
palavras, nem a história contada chegando até nós!
*A palavra alfabeto provem da fonética das letras
"אב" - Alef Bet.
A importância dos
verbos da língua hebraica usados na descrição em Bereshit/ Gênesis 1 - A
Criação:
Para que fiquei claro, no processo de criação em
Bereshit (Gênesis) a Escritura hebraica, que Mehushuah - Moisés escreveu em seu
original aparecem verbos específicos para os dias da criação.
1º - Bara (Gênesis 1:1) [ברא] – criar do nada (só Yahveh pode fazer);
2º - Yhy (Gênesis 1:3) [יהי] - ser, estar (tornar-se, agir de uma determinada forma);
3º - Asa (Gênesis 1:7) [עש] – fazer/formar a partir de uma matéria prima;
4º - Yatsar (Gênesis 2:7) [יצר] – modelar/moldar (como o oleiro dando forma ao barro);
5º - Banah (Gênesis 2:22) [בן] – construir (construção sobre uma base).
Note a perfeição das palavras usadas no relato:
Em Gênesis 1:7 - Fez Ulhim o firmamento e a separação entre
as águas...no 2º dia a expressão usada é Asa – “עש” que
significa fazer/formar a partir de uma matéria prima.
Em Gênesis 2:7 - Quando formou Yahveh o
homem do pó no 6º dia, a expressão usada é - Yatsar
[יצר] – modelar/moldar (como o oleiro dando forma ao barro) e na criação da
mulher o verbo é “banah” (Gênesis 2:22) [בן] – construir (construção sobre uma
base)
בָּרָא - bara
– CRIOU – Este verbo
especificamente traz o significado de CRIAR DO NADA -
Este verbo aparece ao se referir-se apenas à criação dos céus e
da terra.
Que céus surgiram do nada no princípio absoluto? Estamos nos detendo no
raciocínio do relato apresentado em sua ordem cronológica.
et hashamayim / ve-et
ha-eretz – OS CEÚS E A TERRA – O âmago da questão e a parte mais
importante deste estudo está justamente na junção destas informações para
chegarmos até aqui. Neste exato ponto!
A pergunta é: o que significa a expressão “céus”? O que vc entende
por céus? Muita gente tem em suas mentes a impressão de que céus é aquela parte
azul que temos acima das nossas cabeças, não é a isso que se refere a expressão
escriturística shamaym – “céus”.
Os céus, aqui referidos só podem ser as
constelações, nebulosas, com suas miríades de estrelas, de diferentes
grandezas, planetas, com suas órbitas e suas luas correspondentes que estão
dentro da nossa galáxia, e meio a outras miríades de galáxias espalhadas por
todo o espaço sem fim.
Neste princípio também foi criada a terra inserido na
palavra "Princípio" - Bereshit, está o tempo em que tudo
isso veio a existência, não sabemos quando... Há um tempo entre os versos 1 e
2! Entre a criação dos céus e da terra e do primeiro dia... É extremamente
importante entendermos este fato!
O primeiro dia - LUZ !
Ao lermos o relato do Gênesis, nos sentimos como o centro de todo o
universo; apesar de esta ser uma ideia sugestiva, ela é totalmente equivocada.
A terra é um pequeno planeta que orbita o sol, que por sua vez, é uma pequena
estrela que orbita em nossa galáxia que é conhecida como via láctea, que sequer
é uma das maiores atualmente conhecidas entre as miríades existentes.
Vamos raciocinar, a terra já existia no 1º dia? Sim.
Só ela ? Não. Os céus – que são o sol, a lua, os constelados e tudo mais
também já existiam, porque foram criados no princípio!
Quando Ulhim disse: Haja luz, se aproximou do nosso pequeno
planeta no tempo em que é descrito como o Yom hishon - primeiro dia, a terra já existia sem forma,
vazia cheia de água, porque foi criada no princípio das eras eternas. A expressão
usada é Yhy
[יהי] (Gênesis 1:3) – que significa ser, estar (tornar-se, agir de uma determinada
forma).
Este verbo encaixa-se perfeitamente neste contexto, visto que a
terra já estava criada, mas sem forma e vazia e Ele
tornou a agir quando se aproximou dela...
Se houve tarde e manhã no primeiro dia,
isto significa que havia o movimento de rotação da terra ao
redor de seu próprio eixo, havia luz refletida de um determinado ponto fixo. A
luz do primeiro dia não pode ser uma luz diferente da que há hoje, pois o
relato afirma que os céus já haviam sido criados no princípio, então o sol já
existia.
O posição do sol marca as horas do dia. O movimento de rotação da terra em relação ao sol, é que marca as partes claras e escuras do dia dentro de um período de 24 horas, então se houve um dia de 24 horas, tarde e manhã, o sol e a terra estavam em ação!
O que foi então
feito no yom revii -quarto dia?
O que diz o texto?
וַאָׁ֣אֹמֶר אלהים יהי מְארֹתֹֹ֙ אִֺרְקִָ֣יעַ
הַשָמַֹ֔יִם - Disse Ulhim Yhy de luminares
em expansão os céus
לְהַבְ אִּיל אֵֵֺ֥ין
הַאִׁׁ֖וֹם א־בֵָ֣ין הַאִָ֑ׄיְלָה וְהָיִ֤א־ לְאתֹתֹֹ֙ - para separar entre o dia
e a noite, e sejam para sinais
א־לְמָ֣וֹעֲדִֹ֔ים
א־לְיָמִִׁ֖ים וְשָנִיָֽם וְהָיִ֤א־ לִמְאוֹרתֹֹ֙ - para meses, para dias e anos,
e eles sejam para luminares
אִֺרְקִָ֣יעַ
הַשָמַֹ֔יִם לְהָאִִׁ֖יר עַל־הָאִָ֑רֶץ וָֽיְַהִי־כֵָֽן - em expansão nos céus
para iluminar a terra sobre assim ele foi...
O verbo usado no verso 14 – não é o bara – Ele
criou a partir do nada.
O verbo usado é Yhy [יהי]
– que significa - tornar-se, agir de uma determinada forma.
Ele tornou a agir, porque no princípio
já havia...
No quarto dia,
o sol a lua e as estrelas foram
posicionados como marcadores dos tempos, formando assim o calendário,
como um mecanismo intocável, perfeito que não quebra, não atrasa, não adianta
(a não ser por intervenção do próprio Criador como aconteceu na batalha de
“Josué” em Gibeon e no caso de Ezequias quando o sol retrocedeu em 15º).
SOL
E LUA - MARCADORES DO TEMPO
No quarto dia, os
DOIS LUZEIROS, o sol e a lua foram postos como um sinal no céu, a palavra usada
é OT para marcar os tempos sagrados MOADIM. Aqui muitos entendem tempos
sagrados, como as “FESTAS FIXAS”, mas não se esqueçam que na criação (no 4º
dia) Não havia FESTAS FIXAS – pois elas só foram
instituídas 2500 anos depois da criação. O que houve no quarto dia,
foi a organização do mecanismo do tempo na sua singela contagem, onde
Ulhim, Yhy [יהי] - colocou os astros em suas determinadas
órbitas para agirem de determinada forma tornando-se um imenso relógio!
Não há marcação correta do tempo apenas com o sol, ou apenas com a lua!
O Soberano de Poderes Yhy – dois (2) luzeiros. Qualquer tentativa humana que
sai deste processo que foi estabelecido na criação é uma adulteração, é falso e
incorreto.
O movimento
de rotação é a volta completa em que a terra dá ao redor de
si mesma, marcando os dias, num período de 24 horas aproximadamente.
O movimento de translação que é a volta
completa em que a terra dá ao redor do sol, marca os anos, num período de 360
dias aproximadamente.
O movimento de lunação - é a volta completa em que a lua rodeia a terra, marcando os meses, num período de 29 dias, 12 horas 44 minutos e 33 segundos aproximadamente.
As "shavuot"
semanas são marcadas a cada 7 dias, período em que a lua muda sua
fase, estando astronomicamente num ângulo de 45º e 180 graus em relação ao sol
a cada sétimo dia - o shabat que pode ser visto como um sinal "ot" no
céu, sendo assim visível, portanto a lua é uma testemunha fiel no espaço como
bem o salmista a descreve em Salmos 89:37. Em que consiste esta
fidelidade?
Consiste em marcar os meses, marcar as semanas e marcar os shabat. Na escritura a Lua Nova ou
primeira crescente é chamada de rosh chodesh que significa – cabeça do mês,
quebrando assim o ciclo das semanas sequenciais existentes no calendário
romano, ver Núm. 28: 11 a 14. E só após a lua nova, a contagem dos 6 dias de trabalho se iniciam. ver Ezequiel 46:1 a 3.
O mês constituem -se de 4 shavuot e 4 shabatot (shabatot é o plural
de shabat).
No primeiro shabat, dia 8, ao por do sol vemos a lua em zênite (acima das nossas cabeças)
desenhada pela metade.
No segundo shabat, dia 15, ao por do sol vemos a lua nascendo no lado oriente
completamente cheia, em alinhamento com o sol.
No terceiro shabat dia 22, ao nascer do sol, vemos a lua em zênite (acima das
nossas cabeças) desenhada pela metade.
No quarto shabat, dia 29, nos meses de 29 dias, vemos a lua no seu último
minguante no oriente logo antes do nascer do sol. Como há um acúmulo de 12
horas, (o mês possui 29 dias e 12 horas) nos meses de 30 dias, no último shabat
a lua está em conjunção com o sol.
Desta forma vemos a olho nu os dois luzeiros – sol e lua como os
marcadores do tempo estabelecido no quarto dia da criação.
Dentro do tempo,
existem os TEMPOS SAGRADOS. Aproximadamente 2500 anos após a semana
da criação, na narração de Lev. 23. O shabat aparece como o primeiro dos Moedim
– tempos sagrados, o SHABAT é um espaço de tempo separado dentro do tempo, com
características físicas e espirituais bem específicas.
As Festas Fixas - "Mikra kadoshim", são datas onde aconteceriam os mais importantes cumprimentos de profecia dentro da história humana, estes fatos começaram a cumprir-se nos anos 31, onde vimos o cumprimento das Festas do primeiro mês Abibe, nos acontecimentos da Pessach, e no terceiro mês, no dia na festa das semanas - Chag Sahvuot -ou pentecostes, onde se cumpriu, a "chuva temporã" sobre os discípulos, e em
O
que marcam no tempo as ESTRELAS?
Na criação, além dos dois luzeiros, sol e lua, as estrelas também foram
postas para marcarem o tempo. Como?
Não temos por hábito nos deter olhando os céus, e
muito menos, o costume de observar as constelações, por duas principais razões
obvias: Uma, porque a visibilidade é bem precária nos centros urbanos, e o
outro motivo é que não somos incentivados, nem ensinados a contemplar os céus.
Mas nos tempos antigos, a realidade era muito diferente. A noite, as estrelas
eram vistas, observadas, admiradas e o conhecimento delas era ensinado aos
filhos, eram conhecidos os seus movimentos pelo simples fato de o céu fazer
parte da vida deles, e de sua contagem do tempo. O povo olhava o céu e sabia
quais eram as horas do dia, olhavam a lua e sabiam qual era o dia do mês e da
semana, e ao olhar o céu noturno sabiam exatamente em que mês estavam, e pela
posição das constelações, discerniam com exatidão as estações do ano. As
estrelas também forneciam a localização de forma que não se perdiam na face da
terra.
Em Jó 38:32, lemos as palavras ditas pelo próprio Criador:
"Podes tu gerar as constelações em suas estações? Conheces tuas leis dos céus? Podes tu estabelecer os comandos/influência dos céus sobre a terra?"
As estrelas comandam as 4 estações, algumas bíblias que são traduções de padres e bispos a expressão constelações, é traduzida como signo do zodíaco, que são 12, o mesmo número dos meses. Isso fazendo uma alusão as 12 constelações que aparecem nos céus marcando os 12 meses.
Mais um fato impressionante que comprova que as constelações marcam fielmente os meses, é a descoberta feita pelos astrônomos, da existência da (13º) décima terceira constelação! Isto nada masi é do que os céus comprovando que existe o 13º mês - chamado mês embolístico, a cada 2 anos, chamado ano embolístico, que está no verdadeiro calendário das Escrituras.
A 13ª é a constelação se chama "Ophiuchus", diz o astrônomo Airton Lugarinho.
Em Jó 38:32, lemos as palavras ditas pelo próprio Criador:
"Podes tu gerar as constelações em suas estações? Conheces tuas leis dos céus? Podes tu estabelecer os comandos/influência dos céus sobre a terra?"
As estrelas comandam as 4 estações, algumas bíblias que são traduções de padres e bispos a expressão constelações, é traduzida como signo do zodíaco, que são 12, o mesmo número dos meses. Isso fazendo uma alusão as 12 constelações que aparecem nos céus marcando os 12 meses.
Mais um fato impressionante que comprova que as constelações marcam fielmente os meses, é a descoberta feita pelos astrônomos, da existência da (13º) décima terceira constelação! Isto nada masi é do que os céus comprovando que existe o 13º mês - chamado mês embolístico, a cada 2 anos, chamado ano embolístico, que está no verdadeiro calendário das Escrituras.
A 13ª é a constelação se chama "Ophiuchus", diz o astrônomo Airton Lugarinho.
Estação Outono - Constelação Símbolo: Leo (Leão)
Estrelas e objetos: Regulus (α) , Denebola (β) ,
Algeiba (γ).
Estação Inverno - Constelação Símbolo: Scorpius (Escorpião)
Estrelas e objetos: Antares (α) , Shaula (β) ,
Lesat (γ).
Estação Primavera - Constelação Símbolo: Pegasus (Pégaso)
Estrelas e objetos: Markab (α) , Enif (ε).
Estação Verão - Constelação Símbolo: Orion (Órion)
Estrelas e objetos: Betelgeuse (α)
, Rigel (β) , Bellatrix (γ) , Saiph (κ) , Mintaka (δ) , Alnilan
(ε) , Alnitak (ζ) . Nebulosa de Orion (M 42).
Bom lembrar que, no hemisfério norte, essa formula
é alterada, pois quando no hemisfério sul é verão, no hemisfério norte é
inverno, portanto no hemisfério norte: no Outono a constelação
é Pegasus, no Inverno é Orion, na primavera é Leo e no Verão a constelação
símbolo é Scorpius.
Aqui no hemisfério sul, se tomarmos como base a Constelação de Órion,
observando um mesmo ponto em um mesmo horário diariamente, veremos que as
estrelas se locomovem 1 grau por dia no céu, aparecendo 4 minutos mais cedo a
cada dia – 1 grau no espaço, equivale a 4 minutos no tempo, espaço e tempo se
encontram e nos ajudam a compreender o delicado movimento de rotação da terra
através de usa viagem ao redor do sol cruzando os céus.
As Escrituras são riquíssimas e cheia de sabedoria do Eterno, sem dúvida
há um infinito a aprender ainda... As posições dos astros marcam o tempo em
diversas frações podendo ser elas décadas, séculos, milênios e eras...
A nós que temos uma vida medida em algumas décadas, e uma história de
apenas quase 6000 anos, só nos resta estar cientes de nossa total pequenez, e
nos humilharmos diante da grandeza do tão sublime Ulhim – Soberano do Universo,
nosso Criador, Mantenedor, Salvador, a ele toda honra! Baruk hashem
Yahveh! Baruk hashem Yahshuah!
Por Diná Soares
Como sempre, bem abrangente, que nosso Eterno dirija e abençoe.
ResponderExcluirShalom Diná! Ótimo Estudo.
ResponderExcluirElohim é pagão? Não é um plural qualitativo? Como shemain? como etsim? main? Que são termos no plural que expressam garndeza e imensidão? um plural de excelencia? (diferente do plural de majestade). O texto original traz o termo Elohim. Não é um termo pagão, e sim um plural qualitativo, e não deve ser entendido como plural quantitativo. Mto comum isso no hebraico, usar termos no pluarl para expressar imensidão, grandeza.
ResponderExcluirOlá Rodrigo!
ExcluirEm Português nós só temos um tipo de plural, porém em hebraico temos o plural, e o plural dual com a terminção "aim" e "taim" ... e também palavras irregulares, dentro destas regras gramaticais.
As palavras:
shamaim - significa céu ou céus (sing. ou plural)
maim - significa água ou águas (sing ou pl.)
Mitzraim - significa Egito
Estes são exemplos de palavras com terminação dual, porém são palavras fixas.
Ulhim, é do hebraico arcaico em desuso, elohim é uma corrupção do termo, como o próprio nome Israel, (Isis - Ra e Bel) cujo qual o termo correto é Yahshurum Yah, justo e íntegro.
ResponderExcluirVejo também que vc tem um cruz junto ao seu nome. No Escritura hebraica não tem a palavra - cruz - isso é corrupção romama. O termo usado é madeiro e estaca de execução.
Shalom!
Bom dia incrivel Diná este foi o melhor comentários que me idenfiquei com estudo sobre o genesis as palavras foram bem colocadas vejo que e uma pessoa que fala as verdades que ninguém quer ouvir. Tenho certeza que o nome do eterno está em genesis 1,1 mais não bastante inteligente para desvendar este mistério. Shalon.
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