70 shavuim - e as 2300 tardes e manhãs.
70 SHAVUYM (70-setes) SEMANAS E A KAPARAH=
PURIFICAÇÃO DO SANTUARIO
“Shavuot shavuot nechetech al amechá
veal iyr kadoshechá"
“Setenta semanas estão determinadas
para teu povo e a tua kadosh cidade. ” Danyahu (Daniel) 9:24.
O santuário no Deserto
Esta profecia das 70 semanas tem sido
tema de enorme discussão entre os
denominados cristãos do século 20. No
entanto examinada à luz das Escrituras Sagradas. Ela não é tão complexa como
aparenta. Vejam só: Analisando a
profecia com “o espírito de sabedoria e de revelação...tendo iluminados os
olhos do entendimento; Efésios 1:17-19. Descobre-se que, a profecia das 70 semanas de Danyahu 9. É parte integrante de uma outra profecia...de
2300 tardes e manhãs de Danyahu 8:14. Portanto
seria impossível solucionar o enigma
das 70 semanas, sem entender também as 2300 tardes e manhãs.
A visão que o naviy (profeta)
teve no capítulo 8 de seu livro; inclui
além das 2300 tardes e manhãs, um Carneiro e um Bode. Os dois animais da visão o Malach (anjo) Gabryah
(Gabriel) explicou a Danyahu como sendo os reinos...medo-persa; e Grécia;
Danyahu 8:19-21. Entretanto sobre a visão
das 2300 tardes e manhãs; o mensageiro celeste relatou a visão que foi dita é verdadeira, tu, porém cerra a visão
porque ela é para cumprir-se no acharit hayamim (últimos dias). Danyahu 8:26,27.
Esta visão das “2300 tardes e manhãs" foi mostrada a Danyahu (Daniel) no 3º ano de Beltssazar rei
de Babilônia no ano 553 antes do Mashyah Já a das 70 semanas foi trazida ao profeta
vidente no 1º ano de Dario o medo em 538 antes do Mashyah, 15 anos, portanto,
após a do capitulo 8.
Na oração do capitulo 9, Danyahu
(Daniel) buscava ardentemente a explicação da visão anterior que havia ficado
selada para ser entendida no aharit hayamim (últimos dias). A saber, até 2300 tardes e manhãs e o Mishcan
(santuário) será purificado. O velho profeta
pensava tratar-se do santuário terreno,
pois dizia na sua oração...agora pois ô Yahveh nosso Ulhim, ouve a minyah (oração)
do teu servo e as suas suplicas, e sobre o teu Mishcan=santuário assolado faze
resplandecer o teu rosto; Danyahu (Daniel)
9: 17.
A 1º deportação para o cativeiro na Babilônia
ocorreu em 605-6 antes do Mashyah. “Os
Yahdim (judeus) tiveram um cativeiro de 70 anos, em Babilónia que começou em
605-6 a.C.” (Enciclopédia Babilônia
Cativeiro ou Exílio).
"E calculando as 2300 tardes e manhãs
supondo serem dias normais; dá o cômputo de aproximados 6 anos. Entretanto, descontados os 6 anos a partir de 538 antes do Mashyah; quando Danyahu (Daniel) teve a
visão, encosta no ano 532 e neste ano a cidade de Yahshalaym estava assolada e vazia,
não havendo nenhum santuário terrestre
que pudesse ser purificado"
No entanto a profecia das 2300 tardes
e manhãs cor respondentes a 2300 anos. Apontavam para a purificação do santuário celeste...o
qual Yahshuah fundou e não o homem;
Hebreus 8:2. E que deveria acontecer no "acari jacamim=últimos
dias. Voltando a examinar a oração de Danyahu (Daniel) no capitulo 9. Vamos perceber que o profeta buscava entender a visão das 2300 tardes e manhãs
que havia ficado sem explicação
no capítulo 8. Como ele relatou...espantei-me
acerca da visão e não havia quem a
entendesse; Danyahu (Daniel) 8:27.
A Malach (anjo) Gabryahu fora incumbido
por Yahveh para trazer a Danyahu (Daniel) o esclarecimento da visão: “E estando
eu ainda falando, o varão Gabryahu veio voando rapidamente e me instruiu e falou
comigo e disse. Danyahu agora saí para
te fazer entender...eu vim para te declarar,
...presta atenção no sentido da palavra e entende a visão das 2300 tardes e manhãs.
Danyahu (Daniel) 9:20-23.
Após fazer que Danyahu (Daniel) se
concentrasse bem para entender a visão que tinha ficado selada, até 2300 tardes
e manhãs e o santuário será purificado. Gabryahu
declara: Setenta semanas de anos estão determinadas sobre o teu povo e sobre a cidade; Danyahu (Daniel)
9,24. A Malach (anjo;) esclareceu bem
que, as 70 semanas de anos=490 anos. Foram
separadas para o povo de Danyahu - os hebreus da Tanak =Antiga Aliança.
Para que fim foram as 70 semanas separadas para o povo Yahudim de Danyahu Daniel? Para extinguir a transgressão e dar fim aos pecados e para expiar a iniquidade e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o lugar kadoschim (santíssimo) Danyahu (Daniel) 9:27. O número 7 é frequente na cadeia profética das Escrituras Sagradas.
A
palavra profética é uma luz que alumia em lugar escuro. I Khefa - Pedro 1:19,20.
Aqui ele aparece mostrando que a vinda
do Mashyah se dá, no tempo determinado; bem como a sua morte expiatória na
estaca de tortura na metade da última semana; a de número 70. Seria na verdade a extinção da transgressão e
a expiação dos pecados de muitos, e também confirmando que a justiça do Mashyah
seria eterna; e que por meio de seu dam (sangue) expiatório seria feita a purificação
dos pecados do seu mishcam=santuário, que é a sua kehilah (congregação), que
forma o corpo do Mashyah.
Quando o Mashyah disse aos Yahudim
(judeus): Derribai este templo, e em 3 dias edificarei outro, não feito por
mãos de homens, Ele falava do templo de seu corpo; Yachanam 2: kaparah=expiação19:
21. Marcos, 14:58. Eles não entenderam, e nem poderiam entender, já que o
Mashyah estava dizendo que após 3 dias na sepultura, Ele ressuscitaria dentre
os mortos. E a partir de então começaria a edificar sua Kehilah (igreja). Shaul
Hashalliach (Paulo) explicou mais tarde como sendo o seu corpo; e verdadeiro
santuário que Yahshuah edificou e não o homem, I Coríntios 6:19 / 10:17; e Hebreus
12.
Os hebreus haviam de rejeitar e executarem
o Mashyah, não sendo mais daí em diante seu povo peculiar (único). A visão das 2300 tardes e manhãs -2300 anos;
que não houve quem entendesse, é que ficou selada para só ser entendida no
acharit hayamim (últimos dias). E como a profecia se refere a purificação do mishcam
(santuário) celeste. O lugar sagrado
mencionado por Gabryahu não fala de um lugar terreno (Pois este já não existe
desde o ano 70 quando Yahshalaym foi destruída). E sim, do mishcam (santuário) celeste
que segundo a Brit hadashah (Aliança renovada;) é a Kehilah do Mashyah. Efésios
1:3; e 2:6. Hebreus 9:23 e 11:16 e 12:20-22.
No dia que Mehshuah (Moisés) levantou o santuário terreno, também ungiu a Aram=Arão
como Kohem Hagadol (sumo sacerdote) Shemot=Êxodo 40: 9-12. Assim também no dia
que Yahveh ungiu a Yahshuah de Netzer com o Rukha kadosch em sua imersão (batismo)
para que o Mashyah se tornasse o ministro do verdadeiro santuário que Yahveh fundou
e não o homem; Hebreus 8:1,2. Lucas 3:21,22 e Atos 10:18; O mesmo Yahveh ungiu a
sua Kehilah com o Rukha Sacados no dia de pentecostes, Atos 2.
Assim aprendemos que das 2300 tardes e
manhãs=2300 anos; Yahveh separou, 70 semanas=490 anos para o povo de Danyahu (Daniel;)
os Yahudim; para que eles pudessem arrepender de seus pecados, transgressões e iniquidades;
recebendo e crendo no Mashyah.
E como 2300 tardes e manhãs é o mesmo
que 2300 anos, (na profecia um dia é um ano Números 14:34 e Ezequiel 4:6), Yahveh
designou 70 semanas de anos = 490 anos; como tempo de arrependimento para os
Yahudim=Judeus. Agora surge a pergunta: Porque 70 semanas e não
80 e ou 90 semanas? Lemos no início deste
comentário que para entender os mistérios
do reino de Yahveh e de seu filho Yahshuah; é preciso primeiro receber dele, o
espirito de revelação e sabedoria; e este espírito é também chamado nas Escrituras
Sagradas de Rukha Nevua (Espirito da profecia) Gilyahna=Revelação 19:10. O profeta
Danyahu (Daniel) havia entendido pelos livros de Yahmyahu (Jeremias), que o
tempo do cativeiro em Babilônia, seria de 70 anos; Danyahu (Daniel) 9:2;
Yahmyahu (Jeremias) 25:11.
Vemos
que a matemática de Yahveh nas Escrituras Sagradas é exata; e o próprio
Yahshuah diz que: “A Escritura não pode falhar”; e na oração do capitulo 9;
Danyahu (Daniel) buscava ardentemente a explicação da visão anterior que havia
ficado selada para ser entendida no "aharit hayamim= últimos dias. A saber, até 2300 tardes e manhãs e o nem ser
anulada; Yochanam (João)10:36.
Vamos então aprender o porquê das 70
semanas de anos dadas aos Yahudim=Judeus, como tempo de arrependimento para o
perdão de seus pecados; (que, aliás, não eram poucos). Quando Yahveh tirou seu povo
do Egito, para os introduzir em Canaã, Ele lhes deu, entre outros, o seguinte
mandamento:
“Quando estiverdes entrado na terra que eu vos dou...então a terra guardará um shabat a Yahveh...seis anos semearás a tua terra...e colherá a sua novidade, porém, ao sétimo ano, haverá shabat para a terra; um shabat a Yahveh; Shemitah (hebraico): שמיטה, literalmente "libertação",
também chamado de Ano
Sabático, é o sétimo ano do ciclo de sete anos da agricultura ordenado pela
torah " não semearás
o teu campo
nem podarás o teu campo nem podarás
a tua vinha. Se
viverem de acordo com meus regulamento, observarem e obedecerem às minhas chukim (ordenanças); darei a vocês a chuva
necessária na estação, a terra dará
seu produto, e
as árvores no
campo frutificarão. Sua debulha
se estenderá até a colheita da uva, comerão quanto quiserem e viverão com segurança
em sua terra, no entanto, se não me ouvirem e não obedecerem a todas as
mityzvot=mandamentos, desolarei a vossa
terra, e eu os dispersarei entre as nações e trarei a espada para
persegui-los; sua terra será uma desolação, e suas cidades, um deserto. Então por fim, a terra terá cumprido seus-70 Shabatot=sábados. Enquanto permanecer desolada e vocês estiverem nas terras de seus inimigos,
a terra descansará e será restituída de
seus Shabatot (sábados) sim enquanto permanecer desolada, descansará o
descanso que ela não teve durante seus Shabatot (sábados) quando vocês viviam
ali, eu os castigarei 7 vezes; Vayikra (Levíticos) 26: 14 – 18.
Aconteceu que, enquanto Yahveh reinou
sobre seu povo hebreu por meio de Juízes. O povo respeitou e guardou o Shemitah
(ano sabático) de descanso da terra a cada 7 anos como era o mandamento de
Yahveh.
Porém, o povo rebelou-se contra Yahveh
nos dias de Samoa (Samuel) E pediram um rei, não querendo mais que Yahveh os
governasse; Samuel capitulo 8. Então
Yahveh lhes deu a Shaul como rei, desde então o povo na sua rebeldia e
desobediência aos mandamentos de Yahveh, deixou de guardar o ano sabático a cada 7 anos. Shaul começou a reinar sobre Yashurum (Israel)
por volta do ano de 1095/6. Ele tinha cerca de 30 anos quando foi ungido rei...
Dic. Bíblico pág. 40-Enciclopedia
judaica.
Contados a partir de 1095/6 até a
saída do povo hebreu para o cativeiro na Babilónia em 605-6 dão exatos 490
anos; ou seja, 1095-6 menos 490 anos cai no ano 605-6 início do cativeiro. ENCICLOPEDIA
BABILONIA -B Cativeiro ou exílio. Os Yahudim (judeus) tiveram um cativeiro de
70 anos, em Babilônia que começou em 605 /6 a.C.
É muito importante entender que, o povo
transgrediu o mandamento de Yahveh, deixando de guardar o ano sabático a cada 7
anos; exatamente 490 anos, ou seja, 70 semanas de anos. Agora para nosso melhor entendimento, é
somente somarmos os 605-6 mais os 490 anos de transgressão, e chega-se em 1095-6
quando Shaul iniciou seu reino sobre Israel ficando claro que o povo Yahudim (judeu)
deixou de observar a mitzaot=mandamento do ano sabático (shemitah) durante 490
anos. E se a cada 7 anos dentre estes
490 anos era guardado um Shabatot anual.
Vemos que a na oração do capitulo 9;
Danyahu (Daniel) buscava ardentemente a explicação da visão anterior que havia
ficado selada para ser entendida no "aharit hayamim= últimos dias. A saber, até 2300 tardes e manhãs e a terra ficou
sem o seu descanso exato 70 Shabatot; ou seja, 70 anos. Exemplo: 7 a 70 = 490 anos. Como castigo o povo hebreu foi levado para o
cativeiro na Babilónia, ficando fora de sua terra, 70 anos; para que a terra
descansasse como mostra as Escrituras. Pelo profeta Yahmyahu (Jeremias), Yahveh avisou
o povo dizendo: A cidade infalivelmente será
entregue na mão do
exército do rei
de Babilônia, o que
ficar na cidade
morrerá à espada, à fome
e de pestilência;
mas o que
for para os
caldeus viverá...assim diz
Yahveh Tizva’ot (Yah dos
exércitos) a Ezequias; se voluntariamente
saíres aos príncipes
do rei de Babilónia; então viverá
a tua alma, e esta cidade não
se queimará a fogo, e
viverá s tu e a tua casa. Mas,
se não saíres aos príncipes do rei de Babilónia, então será entregue esta
cidade Yahshalaym na mão dos caldeus, e eles a queimarão a fogo, e tu não
escaparás da mão deles; Yahmyahu (Jeremias) 38:1-18.
O povo hebreu em Babilônia no cativeiro de 70
anos
Yahveh lutou com o povo para que eles saíssem
da terra e fosse para o cativeiro pacificamente, já que a terra
obrigatoriamente teria que repousar vazia durante os 70 Shabatot= sábados, e
assim eles preservariam suas vidas, mas não aceitaram a proposta do Eterno, e
foram destruídos, porque lhes faltou o entendimento. Os que escaparam da espada
Nabucodonosor levou para a Babilónia até ao tempo do reino da Pérsia para que
se cumprisse a palavra de Yahveh pela boca
de Yahmyahu (Jeremias) até que a terra
se agradasse dos seus 70 Shabatot=Sábados. Todos os dias da sua
desolação repousou, até que os 70 anos sabáticos se cumprissem, II Crônicas 36:
20,21; Vayikra=Levíticos 26.
Vemos que a transgressão do povo hebreu foi de 70 semanas de anos - 490
anos; deixando de guardar o descanso da terra. Assim também Yahveh designou-lhes
um mesmo período de tempo para arrependimento; ou seja, 70 semanas de anos - 490
anos. Referindo-se a este tempo dado
aos hebreus Yahshuah disse a Khefa -Pedro, dizendo que ele deveria “perdoar seus
irmãos hebreus, 70 a 7 = 490. Mattytiahu
(Mateus) 18:21. Justamente as 70 semanas
de tempo concedidos aos hebreus; interessante não?
Como
saber o ponto de partida das 70 semanas?
Sabe e presta a atenção disse O anjo a Danyahu (Daniel). Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar
Yahshalaym até ao Mashyah o príncipe, haverá 7 semanas e 62 semanas...e o Mashyah firmará um concerto com muitos por uma semana; Danyahu (Daniel) 9,25-27. Da saída
da ordem para a restauração de
Yahshalaym até ao Mashyah, o anjo Gabryahu declarou haver uma aferição de 69
semanas de anos = 483 anos. E que o Mashyah faria um concerto com muitos
por 1 semana = 7anos. Portanto, o período das 70 semanas = 490 anos; é dividida em 3
partes; 7 semanas = 49 anos; 62 semanas = 434 anos; e 1 semana = 7anos.
O Decreto de Reconstrução de Yahshalaym
(Jerusalém) O ponto de partida para as “setenta semanas”, (setenta shavuiym (70
setes) de acordo com o que a escritura e a história mostram, é a “saída da
ordem para restaurar e para edificar Jerusalém (vs. 25). Isso ocorreu no sétimo
ano de Artaxerxes I, Ezrá (Esdras) 7: 7,8), quando ele emitiu seu primeiro
“decreto” (vs. 11-26). O sétimo ano de Artaxerxes é agora estabelecido
firmemente como 457/8 a. C., com o retorno de Esdras em 457 d.C. - Dic. Bíblico pg.45. Rev.-Virtual herança
judaica!
Com base no fundamento histórico para
essa data (457 a.C.) como o início das primeiras duas divisões do período das
70 semanas (7 + 62 semanas = 483 anos), a conclusão dos 483 anos é o ano 27, o
ano da “tevilah” de Yahshuah. A imersão marcou a inauguração do ministério
público de Yahshuah como o Mashyah, (o Ungido de Yah). Há pelo menos duas
fortes razões para a escolha do primeiro decreto de Artaxerxes I em 457 a.C. (Ezrá,
Esdras 7)
“E nos dias de Artaxerxes, rei da
Pérsia, Bislão, Mitredate e Tabeel e os outros seus companheiros lhe
escreveram; a carta estava escrita em caracteres aramaicos e língua siríaca.
Eis o teor da carta endereçada ao rei Artaxerxes: Teus servos, os homens daquém
do Eufrates e em tal tempo, seja do conhecimento do rei que os judeus que
subiram de ti, vieram a nós em Jerusalém. Eles estão reedificando aquela
rebelde e malvada cidade e vão restaurando seus muros e reparando os seus fundamentos.
”
"Contadas as 7 semanas=49 anos, a partir de 457 chega-se
no ano de 408 antes do Mashyah, este foi o tempo gasto na restauração da cidade
de Yahshalaym e seus muros em tempos trabalhosos...com uma mão fazia a obra e a
outra tinha as armas; Danyahu (Daniel) 9:25; e Neemias 4:1-17."
Reconstrução de Yahshalaym
"Todos os cordeiros que eram
símbolos ou antítipos do Salvador, puro e imaculado Cordeiro de Yahveh! Tudo começou no outono de 457 a.e.c. (antes
da era comum) com a "ordem para restaurar e para edificar Jerusalém".
Uma profecia inserida em outra profecia. O total são 2300 tardes e manhãs, ou
seja, 2300 anos. Usando um ano para cada dia conforme indica a própria
interpretação escriturística. Segundo o número dos dias em que espiastes esta
terra, quarenta dias, cada dia representando um ano Números 14:34 …um dia te
dei para cada ano. Ezequiel 4:6;7.
O decreto (que pode ser datado com
exatidão de 457 a.C.) não menciona nada sobre reconstruir Jerusalém.
Entretanto, fornece uma medida de autonomia civil desconhecida desde a
desolação de Jerusalém e Judá causada por Babilônia (v.25-26). Isso em si
sugeriria que as condições na Judéia tinham mudado notavelmente e que a
autonomia era mais uma vez não só possível, mas estava agora sendo concedida.
Reconstruindo
Jerusalém – Esdras 4
O retorno de Esdras e seu grupo de
companheiros judeus descrito em Esdras 7 parece estar relacionado aos eventos
registrados em Esdras 4:7-23. Os versículos de 7: 11-12 fornecem essa ligação:
1ª
parte - 7 semanas=49 anos, começa com o edito do rei Artaxerxes em 457
antes do Mashyah; Dic. Bíblico pág. 47; Revista Virtual Herança Judaica e ref.) Permitiu que os Yahdim (judeus) se
reedificassem Yahshalaym. Esta data 457
marca o início do tempo do Mashyah.
Contadas as 7 semanas=49 anos, a partir de 457 chega-se
no ano de 408 antes do Mashyah, este foi
o tempo gasto na restauração da cidade de Yahshalaym e seus muros...em
tempos trabalhosos...com uma mão fazia a obra e a outra tinha as
armas; Danyahu (Daniel) 9:25; e Neemias 4: 1-17.
2ª parte - 62 semanas=434 anos; vai desde
o término da restauração de Yahshalaym no 408 até a imersão=batismo de
Yahshuah quando Ele se tornou o Mashyah no ano 27 (15º ano de Tibério Cezar) era
do Mashyah. Lemos na pequena Enciclopédia bíblica
por O, S, Boyer pág. 608; que Tibério
Cezar começou a reinar
em Roma no ano
11 a.c.
Somados estes 11 anos mais 15 do
reinado de Tibério, chegam no ano 27 eras do Mashyah, num exato cumprimento
da profecia, basta contarmos as 62
semanas=434 anos a partir de 408 antes do Mashyah; quando do término da restauração de Yahshalaym; que
sobram na era do Mashyah 27 anos, data da tevilah (imersão) de Yahshuah.
3ª
parte - compreende a semana do concerto do Mashyah com muitos;
envolvendo a vida pública de
Yahshuah; sua pregação,
morte e repúdio
por parte do
povo Yahdim; que vai
desde o ano 27
quando Yahshuah recebeu
a Tevilah e
ungido pelo Rukha Hakadosh;
passando por sua
morte na estaca de execução, e
ressurreição no ano 31;
até a término das 70 semanas, e fim do tempo dos Yahdim, e início do tempo dos goym (gentios) no ano 34, era do Mashyah;
confirmando o cumprimento fiel da palavra profética do Rukha Nevuah.
O Malach (Anjo) encarregado disse ao profeta Danyahu
(Daniel) que da saída da ordem até a Tevilah (imersão) de Yahshuah quando ele
se tornaria no Mashyah (Ungido); haveria uma contagem de 69 semanas de anos ou
483 anos. E Josefo afirma que a
promulgação saída da ordem aconteceu no dia 14 de Tysri o 7º mês; véspera da
festa dos tabernáculos; contados desde o dia 14 de Tysri do ano 457 antes do
Mashyah, vamos chegar em 14 de Tysri do ano 27 quando Yahshuah foi emergido
tornando-se no Mashyah (ungido de Yahveh).
Data
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Acontecimento
|
14/07/457 Antes
do Mashyah
|
Promulgação da ordem.
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14/ 07/408 Antes do Mashyah
|
Término da restauração de Yahshalaym e do
estado judaico
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14/07/04 Antes do Mashyah
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Nascimento de Yahshuah - segundo Josefo
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14/07/27
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A Tevilah de Yahshuah (com 30 anos-Lucas 3:
21-23) quando ele se tornou o Mashyah=ungido.
|
14/01/31 Era do Mashyah
|
Crucificação e morte de Yahshuah hadashah na
metade da semana
|
14/07/34 Era do Mashyah
|
Morte de Estevão - fim das 70 semanas dos
judeus e início do tempo dos gentios.
|
10/07/1844 Era do Mashyah
|
Fim das 2300 tardes e manhãs - início da
purificação do santuário celeste
|
Lembrando que durante seu ministério
terreno o Mashyah celebrou a Pessach=pascoa 4 vezes.
14-1-28 Seis meses após sua imersão por Yochanam
14-1-29 Era
do Mashyah
14-1-30 Era do Mashyah
14-1-31 Quando Ele mesmo foi o Cordeiro da Pessach
Como vemos a última parte de 7 anos,
refere-se a semana da aliança renovada com muitos; Danyahu (Daniel) 9:27.
Desta aliança renovada com muitos. Yahveh
falou por meio dos seus profetas: “Eis aqui meu servo a quem
sustenho, o meu
eleito; pus o
meu espírito sobre
Ele” Eu, Yahveh te darei por concerto do povo e para luz dos goym = gentios...assim diz Yahveh: “Te
guardarei e te
darei por aliança
do povo, para
restaurares a terra e
lhes dares em herança as herdades
assoladas...dias veem, diz Yahveh, em
que farei uma renovada aliança com
a casa
de Yahshorul(Israel)
Yashayahu=Isaias 42:1-6, e 49:8, Yahmyahu
(Jeremias) 31: 31, 32. Já que o concerto antigo feito com dam=sangue de animais,
era transitório; II Coríntios 3:13. A aliança
renovada com o dam (sangue) do Mashyah seria eterna; Yahmyahu (Jeremias) 32:
40, e 50:5, Hebreus 8:6 e 13:20.
Durante a semana dos Yahdim=Judeus Yahshuah dizia aos seus
talmidim=discípulos...não ireis pelo caminho dos goym=gentios..., mas, ide ante
as ovelhas perdidas da casa de Yashurum=Israel: Dizendo; é chegado o reino dos
céus; Mattytiahu (Mateus) 10: 5-7. Antes de completar a metade da semana, a Escritura
relata que: Os Yahdim=Judeus procuravam prender Yahshuah, mas, ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua
hora (que seria na metade das semanas de 7 anos). Yachanam (João)7: 30, e 8:20. No
entanto, ao terminar
os 3/5 anos=metade
da semana de nº 70.
O Mashyah disse: “Eis que é chegada a hora e o Filho do homem será entregue nas
mãos dos pecadores. Mattytiahu (Mateus)
26: 45 e Yachanam=João 16:32.
Ao tomar o cálice da última pessash (páscoa)
o Mashyah afirmou, isto é, meu dam (sangue;) derramado por muitos; Mattytiahu
(Mateus) 26: 27,28. Recordemos que Gabryahu relatou que na metade da semana de
7 anos; o Mashyah faria cessar os
sacrifícios e as ofertas de manjares que eram exercidos no santuário terreno. Danyahu (Daniel) 9:27. Em
fiel cumprimento da profecia,
o Mashyah após 3/5
anos de ministério terrestre,
ofereceu a si
mesmo para morrer
na estaca de
tortura; como eterna
kaparah(expiação) pelos pecados
da humanidade.
E
fazendo cessar todo
o serviço típico
de ofertas que
era efetuado no
santuário terreno por
meio de animais.
A
outra metade da última semana 3/5
anos, dedicada aos Yahdim Yahdim(Judeus) foi
completada pelos Talmidim(Discípulos) de
Yahshuah. Terminado com a morte de Estevam e conversão de Shaul (Saulo) e a
Diáspora (dispersão) dos Yahdim (judeus) no ano 36 eras do Mashyah, fim do
tempo exclusivo dado aos hebreus, e início do tempo dos Goyim (Gentios).
Era necessário que a vós – judeus se
vos anunciasse primeiro a boa nova do reino dos céus. Mas, visto que a rejeitais e vos não julgais dignos
da chiam olam (vida eterna) eis que nós voltamos para os goym (gentios;) Atos
13: 46,47.
A kaparah do miscam (a purificação do
santuário)
Já aprendemos atrás, que as 70 semanas
de anos fazem parte de uma outra
profecia, a de 2300 tardes e manhãs=2300 anos. E também que o período
das 2300 tardes e manhãs equivalentes a 2300 anos. Teria o seu início na mesma data
de 457 antes do Mashyah contados desde 457, os 2300 anos alcançam ao ano de
1844. Nesta data segundo o anjo Gabryahu=Gabriel
deveria iniciar a purificação do santuário celeste.
Esta obra seria efetuada por Yahshuah
Mashyah, O Sacerdote segundo a ordem de Malki-Tzedek=Melquizedek e
Kohem-Gadol=sumo sacerdote dos bens futuros; Hebreus 7:17 e 9: 11.
Em figura deste trabalho de juízo
investigativo efetuada pelo Mashyah e seus santos anjos. Havia um Tabernáculo construído por Mehshuah
(Moisés) onde era feita a Kaparah (expiação); pelo pecado dos filhos de Israel;
porque um Mishcan = Tabernáculo estava preparado com dois compartimentos. O primeiro
chamado lugar kadosh (santo) O segundo chamado lugar kadoshim (santíssimo) Hebreus
8: 5,6. Estando estas coisas preparadas, os kohanim=sacerdotes entravam de
contínuo na 1ª sala do tabernáculo, e faziam ali a Kaparah (expiação)
pelos pecados do povo com sangue de animais.
Cumprindo os serviços ali durante todo o ano. Hebreus 9:6.
Porém os pecados dos filhos de Israel
que eram transferidos através do sangue de animais para dentro do santuário,
ficavam ali acumulados. Sendo necessário se fazer uma kaparah (expiação) pelo
próprio Mishcan=Santuário a cada ano. E
isso Shaul Hashalliach (Paulo Apóstolo) nos explica com prioridade dizendo, que,
só o Kohem Gadol=sumo sacerdote podia entrar, realizar, no lugar santíssimo, uma
vez no ano; Hebreus 9:7
.
A Sh’kinah entra no Tabernáculo
Como Yahveh havia instruído a Moisés:
Dize a Aaron=Arão teu irmão, que é o Kohem Gadol, que não entre no Mishcan=santuário
em todo o tempo para dentro do véu que é o lugar santíssimo; Vayikra=Levíticos
16:2. A seguir Yahveh designou o dia 10
do 7º mês=Tysri, como sendo data para a Kaparah=purificação do Santuário
terrestre; Vayikra=Levitico 16,29,30. A purificação do santuário de Mehshuah (Moisés)
era feita da seguinte maneira. Aharon=Arão o Kohem Gadol=sumo sacerdote, tomava
dois bodes da congregação de Israel; um bode para a Kaparah (expiação); outro
para Az´azel =bode emissário; o bode que caía por sorte para ser o bode expiatório;
era degolado e feita a kaparah dentro do lugar santíssimo com seu sangue, pelos
pecados dos filhos de Israel e suas imundícias acumulados ali durante o ano, e,
também pelo próprio Santuário. Vayikra=Levitico 16: 9,15,16.
Quando Aharon=Arão terminava a Kaparah
(expiação) pelo Mishcan=Santuário com o sangue do bode Expiatório, todos os
pecados acumulados dentro do santuário, eram transferidos para Arão. Então
Aharon=Arão saindo do lugar santíssimo fazia chegar o bode emissário vivo. Aharon=Arão
colocava ambas as mãos sobre a cabeça daquele bode vivo, e sobre ele depositava
todos os pecados dos filhos de Israel que haviam sidos removidos de dentro do
santuário pelo sangue da Expiação e o enviava ao deserto. Assim aquele bode
levava sobre si, todas as iniquidades deles a terra solitária onde morria seco no
deserto, com os pecados do povo; Vayikra (Levitico) 16: 20-22.
Os dois bodes-diante de Arão
Também a Escritura diz, que quando o Mashyah
terminar sua obra de juízo no céu. Ele
virá na sua Sheni biat Mashyah (segunda vinda do Mashyah); para casar com sua noiva
a Kehilah; e levá-la para e sua esposa eternamente, e destruir todos os ímpios
e pecadores; Mattytiahu (Mateus) 13: 38-40, II Khefa=Pedro 3:9-11. II Tess. 1.
Tanto o santuário como todo o
cerimonial típico ali exercidos eram sombra e alegoria das coisas celestiais;
Hebreus 9: 9. Mas, vindo o Yahshuah
haMashyah, o Kohem Gadol=sumo sacerdote das coisas boas que já estão acontecendo,
então, por meio da Tenda maior e perfeita sua Kehilah, Ele entrou no lugar
sagrado de uma vez por todas. Hebr. 9:12,20,24.
A profecia mostra que existe um trabalho feito
pelo Mashyah nos céus em favor dos seus escolhidos, a partir do fim da profecia
das 2300 tardes e manhãs =23000 anos, em 1844.
A purificação do santuário terrestre.
No capitulo 12 de Danyah=Daniel, o
anjo relatou outra profecia cronológica sobre a grande tribulação e a purificação
do santuário, inclusive mostrando que a grande tribulação seria antes desta
purificação, depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo, quando
tiverem acabado de destruir o poder do povo santo; todas estas coisas - julgamento
do povo santo, a volta do Mashyah e o fim do olam hazeh (era atual) serão
cumpridas. E desde o tempo em que o contínuo sacrifício for tirado e posta a
abominação desoladora haverá 1290 dias.
Bem-aventurado o que
espera e chega até 1335
dias. A abominação desoladora
de que falou
o profeta e foi confirmada por
Yahshuah; Mattytiahu (Mateus) 24,15.
Significa quando colocaram UM HOMEM cabeça da
igreja.
Segundo dados históricos isso ocorreu
nas 508 eras atual. E como já aprendemos
que na profecia, um dia é um ano, os 1290 dias é o mesmo que 1290 anos. Que
deveriam estender até ao fim
da grande tribulação no ano de 1798.
Tão
fiel foi os dados proféticos,
que é somente
somarmos os 1290 anos mais
os 508, e se chegam exatos no ano de 1798 era atual. E como o anjo disse que seria bem-aventurado
o que espera e chega até 1335 dias (anos).
Vemos que somando também os 1335 anos
a partir de 508 quando foi posta a abominação desoladora. Alcançam o ano de 1843 onde finda as 2300
tardes e manhãs=2300 anos; E teve início em acordo com a profecia, a purificação
do santuário celestial.
Significando que seriam bem-aventurados
aqueles santos que durante a grande tribulação
da idade média. Conservassem fiéis a
Yahveh e a sua santa palavra até ao fim de suas vidas. Não amando suas vidas até a morte. Sê fiel
até a morte dar-te-ei a coroa da vida a qual o Mashyah justo juiz dará a todos os que amarem a sua vinda) pois os
seus nomes jamais seriam riscados do livro da vida do Cordeiro quando desta
purificação (Juízo da casa de Yahveh). Ao
que vencer de modo nenhum riscarei seu nome do livro da vida, mas, confessarei
seu nome diante do pai e dos Santos anjos. Gilyahna=Apocalipse 2: 10/ 3:5, II
Tim. 4:8.
Da mesma maneira que a
kaparah=purificação era efetuada pela aspersão do sangue do bode da expiação,
espargido 7 vezes sobre o santuário
terreno para o purificar; Vayikra=Levitico 16:18,19.Também Yahshuah haMashyah
como nosso kohen=sacerdote, entrou no
tabernáculo celeste com seu próprio sangue, fazendo uma eterna expiação, espargindo-o,
sobre a sua Kehilah=Igreja; durante as 7 eras de Éfeso a Laodiceia, purificando-a
para si mesmo, Kehilah gloriosa, sem macula, santa e irrepreensível; Efésios 5:27.
Esta obra de purificação é na
realidade, o juízo da casa de Yahweh; I Khefa=Pedro 4:17. Já que o Mashyah pelo
seu próprio sangue, entrou no lugar sagrado de uma vez por todas, e fez por seu
próprio sangue “uma eterna expiação” libertando desta forma, seu povo, que é na
verdade o santuário de Yahveh para sempre; Hebreus 9:12.
E abrange toda a era de Laodiceia, com
significado de “julgamento do povo” Durante as 6 eras da Kehilah do Mashyah de Éfeso
à Filadélfia. Yahshuah ministrou a nosso
favor como Kohem=Sacerdote. Entretanto, a
partir do final das 2300 tardes e manhãs em 1843 Ele passou a exercer também, a
função de Kohem Gadol=sumo sacerdote; iniciando a kaparah=purificação do dito
santuário celeste.
Como antigamente eram colocados os
pecados do povo pela fé, sobre a oferta pelo pecado, e mediante o sangue deste,
transferidos simbolicamente para o santuário terreno. Assim na Bayt hadashah=aliança
renovada, os pecados dos que se arrependem são pela fé colocados sobre o
Mashyah, O Cordeiro de Yahveh que tira os pecados e que levou sobre si as
nossas iniquidades=pecados; Yahchanam=João 1:29,36; Yashayahu=Isaias 53; e
transportados de fato, para os livros no céu. Quando o Mashyah terminar esse
trabalho de julgamento, Ele então colocará todos os pecados dos santos que ele
levou sobre si; na cabeça de satanás tipificado pelo bode emissário, que será
deixado na terra deserta durante o milênio e morrerá no final. Como morria o
bode no deserto com os pecados dos Israelitas.
Assim o Mashyah oferecendo-se uma vez para
tirar os pecados de muitos, não de todos, aparecerá segunda vez, sem pecado, já
que Ele depositou os pecados dos muitos na cabeça de satanás. Virá para os que o
esperam para a salvação; Heb.9:28.
Esta cena de purificação, ou julgamento
dos santos efetuada pelo Mashyah; foi mostrada ao profeta Danyahu (Daniel);
cerca de 2500 anos antes de seu início, como veremos. “Eu estava
olhando na minha
visão, disse o profeta, até que foram
postos uns tronos,
e um Ancião de
dias se assentou, e o seu vestido era branco como a
neve, e o
cabelos da sua cabeça
era como a limpa lã, milhares
e milhares de anjos estavam diante dele eu olhei eis que vinha
nas nuvens do céu, um semelhante ao Filho
do homem, e dirigiu-se ao
Ancião de dias e assentou-se o
juízo, e abriram-se os livros, e o juízo foi dado a favor
dos santos do Altíssimo=ANCIÃO DE
DIAS, e chegou o
tempo de os
santos possuírem o reino, então o reino, o
domínio e a grandeza
dos reinos debaixo de um
novo céu, e numa
nova terra serão dados
ao povo santo
do Altíssimo. Seu reino
é um reino eterno. Danyahu (Daniel) 7: 9,10
/ 22,27.
O Apóstolo Yahchanam=João viu a beleza
deste reino dado ao povo santo num panorama maravilhoso, então vi um novo céu e
uma nova terra também vi a Cidade Santa a Nova Yahshalaym, o povo Santo descendo
da parte de Yahveh, preparada como uma esposa lindamente vestida para seu
marido, ouvi uma voz dizer: Vejam! A Sh’kinah de Yahveh está com a humanidade,
ele viverá com os homens. E mostrou-me o rio da água da vida que procedia do
trono. Este rio segundo relato do Salmista é o rio cujas correntes alegram a cidade
de Yahveh, o Santuário das moradas do Altíssimo. E Shaul apóstolo escreveu, que a cidade ou santuário, morada do Altíssimo é a cidade
de Yah vivo, a Yahshalaym celeste a universal assembleia,e Kehilah dos primogênitos,
que estão inscritos nos céus não haverá mais morte; nem tristeza nem choro, nem
dor, porque a antiga ordem passou e tudo se fez novo. E os santos do Altíssimo,
herdarão a terra e habitarão nela para sempre; Gilyahna=Apocalipse 21. Salmos
46: 4 Hebreus 12: 22,23.
Tanto o rio da vida, como a árvore da
vida no meio da cidade é uma figura do Mashyah, habitando no meio do seu povo;
e andando entre as 7 menorah=castiçais-durante as 7 eras da Kehilah, de Éfeso a
Laodiceia; Hyzayn=Apocalipse 1. E a cidade santa, e o santuário, é símbolo da
Kehilah do Mashyah glorificada na nova terra; que é ao mesmo tempo o templo de
Yah; Quando Yahchanam (João) viu a cidade santa descendo do céu para a nova
terra. Ele relata que nela não vi templo
ela é o próprio templo ou morada de Yahveh e do Cordeiro.
Ivonil Ferreira de Carvalho
Diná Soares
Diná Soares
Precisamos nos conscientizar de que hoje neste exato minuto Jesus nosso salvador que foi cruxificado por nossos pecados esta hoje a purificar o meu e o seu pecado e de td o mundo e em outubro de 1844 ele começou esse julgamento desde o primeiro morto Abel e nos n sabemos quando passou o julgamento dos vivos se ja fomos ou n julgados por isso a nescecidade de desvendar mos 2300 dias e nos prepararmos todos os dias para encontrar com nosso salvador eis a importancia desse tema. Deus abencoe vcs...
ResponderExcluirÓtimo estudo das duas mil e trezentas tardes e manhas, somente não ficou muito claro para mim a parte de que a data a que se refere ao reinadio de Saul, desde de aquele tempo, os Judeus não guardaram mais os anos sabáticos, aqueles dos quais a cada sete anos eram guardados que aonde nem plantar poderiam e ainda mais deveriam usufruir dos seus campos todos os que desejassem se fartar com o fruto de suas terras. Bom isto é fato? (Agora para nosso melhor entendimento, é somente somarmos os 605-6 mais os 490 anos de transgressão, e chega-se em 1095-6 quando Shaul iniciou seu reino sobre Israel ficando claro que o povo Yahudim (judeu) deixou de observar a mitzaot=mandamento do ano sabático (shemitah) durante 490 anos. E se a cada 7 anos dentre estes 490 anos era guardado um Shabatot anual) Mas como fica Davi, Salomão, Roboão, Zedequias estes também não guardaram o ano sabático ou Isreal desde de Saul estava em colapso espiritual? Como explicar isto? Entendo que os Judeus foram levados cativos por se afastarem de Deus obvio que isto incluía o sábado mas somente isto? Não que o sábado não seja de grande relevância, a guarda do sábado era uma espécie de termômetro espiritual , pelas quais outros pecados tinham vínculos?
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