A DATA DO NASCIMENTO DO SALVADOR

Yahuh quer pensadores racionais...

“Eu rogo-vos, portanto, irmãos, pelas rachamim de יהוה , que apresenteis vosso corpo por sacrifício vivo, kadosh, e aceitável a יהוה , que é vosso ato de adoração racional”
Romanos 12:1

Segundo estudiosos a mais provável época do nascimento de Yahshuah teria sido na conhecida Festa de “Sukot”= Tabernáculos (Cabanas). O estudo está baseado no comentário de que Zakaryah (Zacarias) tinha visitado o templo pouco antes de sua esposa engravidar:

Nos dias de Herodes, rei de Yahudah, havia um kohen (sacerdote), chamado Zakaryah, que pertencia à divisão de Aviyah=Abias;  Sua mulher descendia de Aharon...mas, eles não tinham filhos, porque Elisheva (Izabel) era estéril;


O Salvador morreu na Pessach dia 14 de Abibe ( março /abril) com 33 anos e meio, logica e matematicamente Yahshuah o Messias faria 34 anos dali a 6 meses, no mês do Tirsi que fica entre  setembro/outubro nos meses correspondentes no calendário gregoriano]

João 1:14


E o verbo se fez carne, e habitou [tabernaculou] entre nós cheio de encanto e de
verdade e vimos a sua tifret [esplendor]...do unigênito nascido do Aba Pai cheio do favor imerecido e emet [verdade].
Ele habitou entre os homens. A palavra "habitou" vem da mesma palavra traduzida tabernáculou. 


Literalmente, a ideia é que Yahshuah "tabernaculou" entre os homens. Esta palavra evoca lembranças do tabernáculo do Antigo Testamento, que era o lugar onde os homens encontravam Yahuh, o  Salvador, que é a expressão exata do Pai (Hebreus 1:3).

O povo só lotava a cidade três vezes por ano, na Pessach - Abibie nas Festas do primeiro mês, no
Shavuot [Pentecostes]no terceiro mês e nas Festas do Sétimo Mês [setembro/outubro]:


No Sétimo mês temos:
  • no dia primeiro na Lua Nova - Festa do toque do shofar (Trombetas)
  • no dia 10  - Yom Kippur - Dia da Expiação.
  • A Chag Sukot (Festa dos Tabernáculos) do dia 15 (lua cheia) os yahudim -judeus vinham de todas as partes para celebrar a festa que durava 7 dias (15 a 21) mais o 8º dia que era um shabat do 7º dia e retornavam dia 23 para suas casas.....a cidade lotada, ocasionou a falta de hospedagem para o casal viajante...

Se considerarmos a influência da lua nos partos normais ele nasceu numa mudança de lua, o que nos deixa as opções dos dias 01, 08 e 14, se observarmos a exatidão do Criador, levando em conta que ele morreu no dia 14 de Abibe [março/abril data da Páscoa [Lev.23:5 e Mateus 26:24 a 30], sua morte ocorreu exatamente na metade da semana, confirmando ele deve ter nascido nesta data. Dia 14 ou dia 15 do Sétimo mês, do ano 3 a.C.

Considerando a data através da pista deixada pelos turnos dos kohanim - sacerdotes levitas

Uma vez quando Zakaryah cumpria seus deveres de kohen (sacerdote) no período de serviço de sua divisão...lhe apareceu um anjo de Yahuh...dizendo-lhe: Sua mulher Elisheva , engravidará.
E Zakaryah, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Yahchanam -João. Lucas 1:13

Considerando a ordem de Abias segundo as turmas dos sacerdotes. I Crônicas 24:10 era a oitava turma. Sendo que haviam 24 Turmas de Sacerdotes exercendo o trabalho 2 semanas durante o ano. 
A primeira turma iniciava seus trabalhos no primeiro dia do primeiro mês da Pascoa,=Abibe, sendo este o primeiro mês hebreu (entre Março/Abril), Êx. 12: 1 e 2 /13:4/ Êx. 12:18 . I Crônicas 24:19

O ofício destes no seu ministério era entrar na casa no Mishkan, segundo lhes fora ordenado por Arão seu pai, como o Eterno, lhe tinha mandado. Isto quer dizer que a mãe de Yahchanam (João) ficou grávida logo após o retorno de Zakaryah, o qual oficiava no Mishkan (tabernáculo) entre Julho e Agosto.

“E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa. E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens”.

E, no 6º mês (de gravidez de Isabel) foi o anjo Gabryah - Gabriel enviado por Yahuh a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré. A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era Yosef (José) da casa de Davi; e o nome da virgem era Miryam. E, naqueles dias, levantando-se Miryam e foi apressada às montanhas, a uma cidade de Yahudah (Judá)

E entrou em casa de Zakaryah (Zacarias) e saudou a Elisheva (Isabel)., Lukas capitulo 1º.

 Isto dá-nos a entender que Isabel já estava com 6º meses de gravidez quando Miryam (Maria) engravidou, no Mês de Kisleu=9º  mês hebraico=Novembro-Dezembro, no tempo da festa de Hannukah (Dedicação), adicionando os 9 meses de gravidez, de Miryam chegam no 7º mês hebraico, Mês de Tyshri=Setembro-Outubro.

Em Novembro já estaria frio demais para os pastores apascentarem o rebanho no campo a noite.

Outro Raciocínio com o mesmo resultado!

Segundo a Escritura ele foi imergido com a idade de 30 anos – Lucas 3: 23
“E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo imergido também Yahshuah, orando ele, o céu se abriu; E o Rukha haKadosch desceu sobre Ele ... E o mesmo Yahshuah tinha cerca de  trinta anos...”

“No outono do ano 27 de nossa era o Salvador foi batizado por João e recebeu a unção rukha kadosch] -  Grande Conflito pag. 326

Por "três anos e meio" estiveram os discípulos sob a direção do maior Professor que o mundo já conheceu. Atos dos Apóstolos 10.2

No período de Danyahu capítulo 9versos 25-27. Sessenta e nove semanas, os primeiros 483 anos dos 2.300, deveriam estender-se até o Mashyah, o Ungido; e o batismo e unção de Yahshuah , pelo rukha kadosch, no ano 27 de nossa era, cumpriu exatamente esta especificação. No meio da setuagésima semana o Messias deveria ser tirado. Três e meio anos depois de Seu batismo, na primavera do ano 31, Yahshauh foi crucificado. CS 82.2


O Salvador morreu no dia da páscoa – 14 de Abibe – O primeiro mês do ano judaico com 33 anos e meio. Depois de três anos e meio de seu fascinante ministério de ensino, cura e milagres numa demonstração do amor de Yah para conosco.


Na ocasião de Seu nascimento a cidade de Yahushalaym (Jerusalém) estava repleta de gente ... 

 Como o Eterno é preciso e matemático e não faz as coisas fora de tempo determinado, o Salvador muito provavelmente nasceu na primeira quinzena das Festas do mês de Tirsi [setembro/outubro- lua nova início do mês]. Nas viagens do povo para festa, a lua estava em fase crescente o que facilitava a visão noturna, tornando agradável e menos perigosa.


Muitos podem até ficar horrorizados com esta audaciosa suposição, mas a evidencia histórica e escriturística que a envolve é fantástica e real!


Por Diná Soares


Comentários

  1. Gostaria que me respondesse uma pergunta.
    No inicio de seu blog, vc diz que esta feliz e es feliz.
    De onde vem esta felicidade?
    Poderia me explicar?
    abs
    Leitor neofito

    ResponderExcluir
  2. Ola, shalom a todos , quando comecei a estudar as escrituras, fiquei muito abismado, com os acontecimentos, e principalmente,o que acontecia com as pessoas boas, e hoje não é diferente continua as mesmas coisas ou mais piores, para um povo que procura as boas novas, mas temos que lembrar o que yeshua disse: Este mundo nada tem em mim...Eu tenho pregado, as boas novas ,mas me sinto, abandonado da maioria,digamos 98 por º, já cheguei, pensar que era eu estava errado,mas veja que são poucos os salvos,

    ResponderExcluir
  3. Feliz 2016, Diná, ainda que antecipado! Não sei de onde surgiu esse interesse seu e do Ivonil de estudarem esse assunto de calendários. Por convicção e por saber a origem do natal no mês de dezembro, não o comemoro no mês de dezembro, mas também não cobro de ninguém, nem da minha família nem da minha igreja que o façam de forma diferente. É muito confortador saber que existem pessoas que pensam como como eu, e que estão tão perto, por sinal, e que buscam elucidar os demais sobre o que chamo de "legítima plenitude dos tempos". Em função da bandeira que defendo, da Liberdade Religiosa, por uma questão de estratégia, evito entrar em temas teológicos, mas vibro quando encontro pessoas proativas que trazem luz sobre temas despercebidos pela maioria. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como orvalho, Deuteronômio 32: 1 a 3. Que a mensagem do anjo de Apoc. 18 seja chuva refrescante nos nossos corações amigo! Obrigado e Shalom em nome de Yahsshuah o MashYah!

      Excluir
  4. Olá Dina!! Fico feliz de ver que lhe foi revelado o verdadeiro nome em hebraico do nosso Eterno e Soberano Criador YAHUH = YHWH.
    Com certeza o estudo das evidencias históricas e proféticas nas Sagradas Escrituras, nos levam ao entendimento correto das datas marcadas nos tempos determinados pelo Altíssimo na sua soberania. Complementando o que está escrito em Yahuh-khanam 1 : 1 - 14 nome em hebraico do profeta, nome corrompido ou trocado para João 1 : 1 - 14 , devemos examinar o que está escrito em
    Êxodo 23 : 1 - 33 ( Grego ) Shuamós 23 : 1 - 33 ( Hebraico ) .... 20- Eis que envio meu Anjo á frente de ti para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. 21- Respeita a sua presença e ouve a sua voz, e não lhe sejas rebelde, porque não perdoará a vossa transgressão ( Pecado ), pois nele está o meu nome. 22- Se vocês ouvirem atentamente o que ele dizer e fizerem tudo o que lhes ordeno, serei inimigo dos seus inimigos, e adversário dos seus adversários. ....Êxodo 23 : 1 - 33 ( Grego ) Shuamós 23 : 1 - 33 ( Hebraico ) Assim podemos entender mais uma prova de que o nome do Criador YAHUH deve estar no nome do Salvador YAHUH-SHUA ou YAHUSHUA caso quera que a H no meio fique muda. só para ajudar a esclarecer, faço-lhe o convite para que veja o meu Estudo Bíblico sobre a Divindade e Deidade de YAHUH-SHUA: http://aunicidadededeusnossosenhor.blogspot.com/2012/11/capitulo-13-conclusao-divindade-e.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

Arquivo 154 - Que Mistério Insolúvel Esconde a Liderança da IASD?

Sincronia Biologia e Astronomia!

Ruach kadosch - Análise da Palavra

O Tempo

ULHIM ou ELOHIM?

QUANDO COMEÇA O DIA!

SHABAT UM "OT" - SINAL VISÍVEL DO CÉU!

TEOLOGIA: ETIMOLOGIA E DEFINIÇÕES