sábado, 4 de fevereiro de 2017

DIA - YOM - COMO ENTENDER

QUANDO COMEÇA O DIA



Não e de se admirar que haja novos conceitos quando aparece luz sobre verdades específicas...isto é um velho estratagema do inimigo... Mas a verdade é clara e simples.

O termo hebraico para:

" Tarde" é ereb - abrange toda a parte escura do dia - Ver dia/noite em Gên. 1:14
"Manhã" é boker - representa a parte clara do dia
" Tarde e Manhã"- yom - se compõe das duas parte escura e clara.

E o termo YOM - abrange as 2 partes do dia - ou seja o dia completo!



Se o leitor sincero que verá a clareza das declarações das Escrituras, não existem dias de partes claras unicamente, a terra, assim como outros astros, não permanece estática, realizando, portanto, vários movimentos no espaço. O movimento de rotação é um dos mais conhecidos, pois é o responsável pela alternância entre dias e noites.

O que é o Movimento de Rotação - DIA

O movimento de rotação é caracterizado pelo deslocamento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste o processo tem duração de 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos, sendo responsável pela variação diária na radiação solar, onde uma parte da Terra fica voltada para o Sol, caracterizando o dia; enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, noite.
A velocidade do movimento de rotação é impressionante: cerca de 1.666 quilômetros por hora. Esse resultado é obtido através da divisão do perímetro da Terra (aproximadamente 40.000 quilômetros) pelo tempo gasto nesse processo (cerca de 24 horas).
Apesar da grande velocidade atingida durante o movimento de rotação, os habitantes da Terra não conseguem perceber esse movimento. Por esse motivo, temos a impressão de que é o Sol que está se deslocando ao redor da Terra. Essa concepção foi defendida durante anos, principalmente pela igreja católica, sendo classificada como modelo geocêntrico, no entanto, cientistas provaram o contrário e estabeleceram o modelo heliocêntrico, sendo o Sol o centro do universo.
O movimento de rotação é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Através dele há a alternância de exposição à radiação solar, pois se somente uma porção do planeta fosse voltado para o Sol, sua temperatura seria muito elevada, enquanto a outra porção apresentaria temperaturas baixas.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco - Graduado em Geografia


NA CRIAÇÃO

E Ul - him viu a Luz, e que era tov (boa); e Ul-him separou a luz das trevas.
E  chamou a luz Dia, e às trevas Ele chamou Noite. Houve tarde e a manhã era PRIMEIRO DIA (Yom Rishon). Gên. 1:5


E Ulhim disse, Haja luzeiros no firmamento dos shamayim (céus) para separar o dia da noite;e que eles sejam por otot (sinais visíveis), e por moadim (tempos designados, comemorações perpétuas de Yah), e por dias, e anos; E que eles sejam por luzeiros no firmamento dos shamayim  (céus) para dar luz sobre a terra, e assim foi. Gên. 1: 14 a 16






O DIA ALÉM DE ASTRONÔMICO ESTÁ ESCRITO EM NOSSAS CÉLULAS!


O dia além de ser um fenômeno físico ele está intrínseco em nosso sistema. A cada anoitecer o corpo produz a melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio produzido por aminais e plantas.
Caniato R, Filippini R, Piovan A, Puricelli L, Borsarini A, Cappelletti E. (2003). "Melatonin in plants". Adv Exp Med Biol 527: 593-7.PMID 1520677

A glândula pineal participa na organização temporal dos rítimos biológicos, atuando como mediadora entre o ciclo claro/escuro ambiental e os processos regulatórios fisiológicos, incluindo a regulação endócrina da reprodução, a regulação dos ciclos de atividade-repouso e sono/vigília assim como a regulação do sistema imunológico, entre outros.
Em humanos, a melatonina tem sua principal função em regular o sono; ou seja, em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono. Por isso é importante eliminar do ambiente quaisquer fontes de som, luz, aroma, ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos. Outra função atribuída à melatonina é a de antioxidante, agindo na recuperação de células epiteliais expostas a radiação ultravioleta e, através da administração suplementar, ajudando na recuperação de neurônios afetados pela doença de Alzheimer e a epilepsia.
Wang JZ, Wang ZF. (2006). "On the Role of Melatonin in Skin Physiology and Pathology". Acta Pharmacologica Sinica 27: 41-49


É por causa da rachamim de יהוה que nós não somos consumidos, porque Sua rachamim não falha. Eles se tornam novos a CADA MANHÃ; grande é a Tua fidelidade.  
Lamentações 3: 22 e 23 

A bondade do Altíssimo Yahveh, reconstrói nossas células num período de 8 horas de escuridão e descanso. Na paz que a noite traz está repleta de saúde e vida para nossas emoções e sensibilidades espirituais.

Você poderá me perguntar: e nos polos onde o sol não se põe, como funciona o dia (de 24 horas), com relação ao movimento de rotação?

Simples também: 
Teoricamente, o pôr e o nascer do Sol ocorrem quando o bordo do disco solar atinge o horizonte astronômico, ou seja, a linha de horizonte que seria vista por um observador ao nível do mar com uma vista totalmente desobstruída perante si. Na realidade o pôr e o nascer do Sol são vistos quando o centro do disco solar está cerca de 50’ (minutos de grau), abaixo do horizonte. 
Sol da meia-noite em Alta, Noruega.
Tal deve-se à própria dimensão angular do disco solar sobre o céu e, principalmente, à curvatura dos raios solares causada por refração na atmosfera quando o Sol incide em ângulos baixos, como é o caso quando está próximo do horizonte. Este efeito atmosférico tem grande importância nas zonas circumpolares, pois aí o Sol permanece durante largos períodos próximo do horizonte e as condições de muito baixa temperatura atmosférica o que pode causar grandes variações (de horas) no período de visibilidade do Sol ou do crepúsculo
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol_da_meia-noite


Onde estão delimitadas as horas do shabat?

Ele será a vós um Shabbat-Shabbaton, e vós afligireis vossa alma; no nono dia do mês a tarde, de tarde à tarde, vós celebrareis o vosso Shabbat. Levítico 23 32

Simples assim. Não há variações dos limites do dia nas Escrituras. 

Dia começando a meia noite - MAIS UMA INVENÇÃO DE ROMA

A convenção de iniciar cada dia à meia-noite tem origem com os romanos; PLUTARCO comentou sobre a dificuldade de determinar o início do dia pelo nascimento do Sol e o começo da noite pelo pôr do Sol, devido ao fato de não haver uma definição clara de quando ocorre isto, se é quando aparecem ou desaparecem os primeiros e últimos raios de Sol ou quando o centro do Sol toca no horizonte.
PLUTARCOQuaestiones Romanae, LXXXIV, 


A estipular um horário para início dos dias, é uma solução  meramente humana, e uma desconsideração de um projeto perfeito, um desígnio inteligente programado pelo Criador.

Diná Soares


7 comentários:

  1. Dizem que a terra e plana que diz disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta teoria não passa de uma teoria! É mais um plano do inimigo para obliterar a visão perfeita do calendário das escrituras! Um plano fracassado, pois os escolhidos não serão enganados!

      Excluir
  2. Como explicar, sendo o sol a lua e as estrelas foram criados no quarto dia, já q defende a semana lunar? como é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo onde a dificuldade no entendimento. No quarto dia o Criador posicionou os dois astros em seu devido lugar no calendário! Posição esta do 4º dia! A cada mês ela se repete até hoje durante a lunação!

      Excluir
    2. A´Beresheet 1;14 E Ulhim disse: Apareçam os luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite, que eles sejam por sinais, e por moadim, tempos designados por Yahveh יהוה e para dias, meses e anos;
      15 E que eles sejam por luzeiros no firmamento dos céus para dar luz sobre a terra, e assim foi.
      16 E Ulhim haviam feito dois grandes luzeiros; o luzeiro maior para governar o dia, e o luzeiro menor para governar a noite: Ele fez as chochavim (estrelas) também.
      17 E Ulhim os direcionou no firmamento dos céus para dar luz sobre a terra,
      18 E para governar sobre o dia e sobre a noite, e para que separassem a luz das trevas: E Ulhim viu que isto era tov.
      19 E a tarde e a manhã era o Yom Revee (quarto dia).

      Excluir
    3. Dia


      O termo hebraico para “tarde” – ’ ereb – abrange toda a parte escura do dia (ver dia/noite em Beresheet (gênesis) 1: 14). O termo correspondente, “a manhã” (em hebraico -boqer), representa a parte clara do dia. “Tarde e manhã” é, portanto, uma expressão temporal que define cada dia (yom) da criação”

      Excluir
    4. Não consigo entender como pode a tarde, abranger toda parte escura do dia, sendo que a bíblia é clara em dizer que as trevas chamou noite. Gen 1:5
      A parte clara do dia corresponde ao período de 12hs sendo dividido em manhã e tarde, o Salvador nunca disse que um dia tem um período de 24 hs, veja João 11:9-10 e Atos 28:23 ali não diz que ficaram a noite toda estudando, já como é colocado na estudo de vocês que tarde corresponde a parte escura.Não podemos dizer que tarde é noite isso foge a lógica humana.

      Excluir