EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!


Há dois Equinócio anuais. O primeiro sinaliza o primeiro mês Abibe, e o segundo o sétimo mês, Tishrei do calendário das Escrituras.
O equinócio do ano passado /2016, aconteceu no dia 20 de Março de 2016, e este ano ela acontecerá no dia 20 de Março de 2017, marcando o início do outono no hemisfério sul, e a primavera no hemisfério norte.
O equinócio é um fenômeno astronômico onde os dias têm a mesma duração que a noite, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul. É muito importante, porque marca o início do ano, é sempre a primeira lua nova depois da sua ocorrência. O mês de Abibe!
Vemos assim, um sinal visível - "ot" na criação pontuando o tempo!
Maravilhoso Criador Yahuh!!!

Neste dia o sol nasce exatamente ao leste e se põe exatamente no oeste, passando sobre a linha (imaginária) do equador que neste dia passa pela linha imaginária do equatorial celeste.
O sol em seu 
em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração.

No período de primavera, eram apresentadas diante de Yahuh  os primeiros molhos da colheita.
A cevada era o primeiro cereal a produzir na região, e nesta época começava amadurecer, este evento  nunca ocorre antes do Equinócio, ou seja na entrada da primavera, o molho deste cereal era movido pelo sacerdote diante do altar em reconhecimento de que todas as coisas eram dEle e para Ele. Antes desta cerimônia que ocorria no dia 16 de Abibe a colheita não era realizada. 

A alegria da natureza despertava nos corações de Yahshorul ( Ysrael) , júbilo e gratidão para com o Doador de todos os bens. Cantavam-se os grandiosos salmos hebreus, exaltando a glória e majestade de Yahuh. Ao som da trombeta que dava os sinais, juntamente com a música dos címbalos, erguia-se o coro de ações de graças, avolumado por centenas de vozes:

O período de outono marca, no calendário agrícola, a época de colheitas, quando os produtos cultivados já estão bastante desenvolvido e seus frutos começam a amadurecer no hemisfério sul, e no hemisfério norte o amadurecimento do grão. Este evento era essencial para que ocorresse a Festa das Primícias (Bikurim – dia 16 de Abibe).


Desta forma, Abibe e Tyshrei, o primeiro e o sétimo mês,  estão sinalizados e confirmados pela ocorrência deste fenômeno astronômico, e consequentemente visível na agricultura.


Visível no céu - o Equinócio que antecede a lua nova.
Visível na terra - O amadurecimento do grão e dos frutos.
O Equinócio também é o ponto crucial para se determinar os mês Intercalar ou Embolístico, como aconteceu este ano.

Lemos nas Escrituras:

 E Ulhim disse, Haja luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite; e que eles sejam por otot, para  moadim, e por dias, e anos; Gên. 1:14

Ot – significa sinal – e sinal sempre é visível.
Moadim – significa – tempos designados, comemorações perpétuas de Yahuh
Significa que os movimentos deste “luzeiros” sol e lua – que são para “sinais” dos tempos sagrados ( o shabat e as festas fixas) devem ser observados.

O sol e a lua, está “assinalando” os shabat e os meses das Festas Fixas.

“Assim diz Yahuh, que dá o sol para a luz do dia, e as leis fixas a lua e as estrelas...Se falharem estas leis diante de Mim, diz Yahuh, deixará a descendência de Yahshorul de ser uma nação diante de mim para sempre.” Jer. 31:35 e 36

“Os céus declaram a tiferet do Soberano, e a sua expansão mostra as obras de Suas mãos. ...Sem discurso, sem palavra, sem que sua voz seja ouvida, sua mensagem ecoa ao redor de toda a terra”..  Salmos 19: 1 e 3

Desta forma, podemos ver de forma perfeita e assombrosa, as datas dos shabat e das festas dias e meses marcados e sinalizados no céu!



Por Diná Soares

Comentários

  1. Perfeito!
    A matemática do Eterno é incomparável.
    Difícil não declarar que grandes são as obras do Senhor.
    Um crente "comum", não tem a menor noção dessa relação da importância das datas determinadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amigo! Sem a compreensão do Calendário do Eterno nada destas verdades afloram...

      Excluir
  2. QUE BOM SABER DE MAIS UMA VERDADE!VOU CONTINUAR LENDO E MEDITANDO.GLÓRIAS AO PAI ETERNO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

O NOME JESUS

LEIS E CONCERTOS

O Tempo

FESTAS FIXAS - UM RETRATO DO TEMPO!

Sincronia Biologia e Astronomia!

Ruach kadosch - Análise da Palavra

ULHIM ou ELOHIM?

QUANDO COMEÇA O DIA!