Homens de Saber & Escritura!


Muitas pessoas utilizam a fala de teólogos, e homens de saber dentro do meio adventista, como argumentos contra verdades que tem sido levantadas neste tempo, alertando o povo ao estudo, e os chamando do erro à verdade.  Quando muitos ouvem estas advertências correm para perguntar para seres humanos, ao invés de estudar as Escrituras. Sabemos que na multidão de conselhos há sabedoria, mas isso se trata de “conselhos” e não de “princípios. Os princípios das Escrituras são ditados unicamente pelo Eterno e estes se acham amplamente detalhados para o estudante. O rukha kadosh é aquele que guia, inspira, esclarece e testifica da verdade.
        Quero deixar bem claro, que não estou sendo contra o estudo e a formação especializada nas mais diversas áreas de estudos. Não faço apologia a ignorância! Muito pelo contrário! Estou enaltecendo o verdadeiro conhecimento! A sabedoria que constrói e edifica e é essencial, e a igreja adventista possui conselhos preciosos que todos deveriam atentar.

Portanto deixarei a minha opinião pessoal de lado para enfatizar alguns conselhos bem esclarecedores,  instruções claras dadas à IASD, através de Ellen White,  que os adventistas deveriam conhecer e atentar!

obs: os títulos: Deus, Senhor, Jesus e Cristo, foram substituídos por títulos e nomes usados na escritas dada aos hebreus, e às passagens das Escrituras como estão no ketuvim.


Assistam o vídeo abaixo:




Dois Princípios Antagônicos
“O reino do Eterno não vem com aparência exterior. As boas novas de Sua bondade, com seu influência abnegada, não se pode nunca harmonizar com o do mundo. Os dois princípios são antagônicos. "O homem natural não compreende as coisas do rukha kadosh de Yahveh, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." I Cor. 2:14. O Desejado de Todas as Nações, pág. 509.
Não se Conformar aos Princípios e Costumes
Semelhante a Yahshorum (Israel), mui frequentemente os cristãos se rendem à influência do mundo, e conformam-se aos seus princípios e costumes, a fim de obter a amizade dos ímpios; mas no fim achar-se-á que tais professos amigos são os mais perigosos adversários.
A Escritura claramente ensina que não pode haver harmonia entre o povo de Yahveh e o mundo. "Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos aborrece." I João 3:13. Diz nosso Salvador: "Sabei que, primeiro do que a vós, Me aborreceu a Mim." João 15:18. Satanás opera por intermédio dos ímpios, sob a capa de uma pretensa amizade, para seduzir o povo  ao pecado, a fim de que os possa separar dEle, e, quando é removida a sua defesa, leva então seus agentes a se voltarem contra eles e procurar efetuar sua destruição. Patriarcas e Profetas, pág. 559.

Para educar-se, muitos julgam ser essencial estudar os escritos dos autores incrédulos, visto essas obras conterem muitas brilhantes gemas de pensamento. Quem foi, porém, o autor dessas joias de pensamento? O Criador, e unicamente Ele. É Ele a fonte de toda luz. Por que haveríamos então de vadear pela massa de erros contidos nas obras dos incrédulos, por amor de algumas verdades intelectuais, quando temos a verdade toda à nossa disposição? CBV 440

Como os homens que se acham em guerra com o governo do Eterno chegam a ficar de posse da sabedoria que por vezes manifestam? O próprio Satanás foi educado nas cortes celestes, e tem o conhecimento do bem da mesma maneira que do mal. Mistura o precioso com o vil, e é isto que o habilita a enganar. Mas, pelo fato de se haver Satanás revestido de roupagens de celeste esplendor, havemos de recebê-lo como anjo de luz? O tentador tem agentes, educados segundo seus métodos inspirados por seu espírito, e adaptados a sua obra. Cooperaremos nós com eles? Receberemos as obras desses instrumentos como essenciais à educação que desejamos obter?

Se o tempo e os esforços despendidos em buscar aprender as luminosas ideias dos incrédulos fossem consagrados a estudar as preciosidades das Escrituras, milhares dos que agora se acham assentados em trevas e sombras de morte se estariam regozijando na Luz da vida. CBV - Pag. 441

Saber Histórico e Teológico

Muitos julgam ser essencial, adquirir amplos conhecimentos dos escritos históricos e teológicos. Supõem que esse conhecimento lhes será de utilidade no ensino da Palavra. Mas seu laborioso estudo das opiniões dos homens tende a enfraquecer-lhes o ministério, em vez de fortalecê-lo. Quando vejo bibliotecas cheias de alentados volumes de conhecimentos de História e Teologia, penso: Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão? O sexto capítulo de Yochanamn (João) nos diz mais do que se pode encontrar em tais obras. Yahshuah diz: "Eu sou o pão da vida; Aquele que vem a Mim não terá fome; e quem crê em Mim nunca terá sede. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre. ... Aquele que crê em Mim tem a vida eterna. As palavras que Eu vos disse são poder de vida." Yahchanam (João) 6:35, 51, 47 e 63.

Há um estudo de História que não é condenável. A história sagrada era um dos estudos das escolas dos profetas. No registro de seu trato com as nações, foram delineadas as pegadas de Yahveh. Assim hoje em dia cumpre-nos considerar seu trato com as nações da Terra.

"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente no favor imerecido que se vos ofereceu na revelação de Yahshuah haMashyah, como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância." I Ped. 1:13 e 14.
CBV - Pag. 442 
... ver na História o cumprimento da profecia, estudar as operações da Providência nos grandes movimentos de reforma, ... nos proporcionará amplas e compreensivas visões da vida...
Mas a História como é comumente estudada ocupa-se com os feitos dos homens, suas vitórias nas batalhas, seu êxito na realização do poder e da grandeza. Perde-se de vista a atuação do Criador nos negócios dos homens. Poucos são os que estudam o desenvolvimento de Seu desígnio no reerguimento e queda das nações.
E, em alto grau, a teologia, segundo é estudada e ensinada, não passa de um registro de especulações humanas, servindo apenas para escurecer "o conselho com palavras sem conhecimento". Jó 38:2. Com demasiada frequência o motivo de acumular esses muitos livros não é tanto o desejo de obter alimento para a mente e a alma, como a ambição de se relacionar com os filósofos e teólogos, o desejo de apresentar ao povo o cristianismo em termos e frases eruditos.

Nem todos os livros escritos podem servir aos desígnios de uma vida separada. "Aprendei de Mim", disse o grande Mestre. "Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração." Mat. 11:29. Vosso orgulho intelectual não vos ajudará em comunicar com as almas que estão perecendo por falta do pão da vida. Em vosso estudo desses livros, estais permitindo que eles tomem o lugar das lições práticas que devíeis estar aprendendo do Salvador. O povo não se alimenta com os resultados deste estudo. Bem pouco das pesquisas tão fatigantes para a mente proporciona qualquer coisa de valioso para alguém se tornar um bem-sucedido obreiro em favor de almas. CBV - Pag. 443
Os Clássicos
Nos colégios e universidades, milhares de jovens consagram grande parte dos melhores anos da vida ao estudo do grego e do latim. E, enquanto se acham empenhados nesses estudos, a mente e o caráter são moldados segundo os maus sentimentos da literatura pagã, cuja leitura é em geral considerada parte essencial ao estudo dessas línguas.
"Andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem os seus pés?" Prov. 6:28. "Quem do imundo tirará o puro? Ninguém." Yob (Jó) 14:4. Poderemos então esperar que a juventude desenvolva bom caráter enquanto sua educação é moldada pelos ensinos daqueles que desafiam os princípios da Lei de Yahveh?
Temos abundância do que é real... os que têm sede de conhecimento não precisam dirigir-se a fontes poluídas. Diz o Yahveh יַהְוֶה:
"Inclina o teu ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração à Minha ciência.
Para que a tua confiança esteja no Soberano Yahveh יַהְוֶה, a ti as faço saber hoje. ...
"Porventura, não te escrevi excelentes coisas acerca de todo conselho e conhecimento,
Para te fazer saber a certeza das palavras de verdade, para que possas responder palavras de verdade aos que te enviarem?" Prov. 22:17, 19-21.
"Ele estabeleceu um testemunho em Yahkov, e pôs uma lei em Yahshorum, e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos, ... Mostrando à geração futura os louvores de Yahveh יַהְוֶה . Assim como a Sua força e as maravilhas que fez para que a geração vindoura a soubesse; os filhos que nascessem se levantassem e as contassem a seus filhos; para que pusessem em יַהְוֶה a sua esperança." Sal. 78:5, 4, 6 e 7.
"A bênção do Soberano יַהְוֶה é que enriquece; E não acrescenta dores." Prov. 10:22.
Um estudante pode consagrar todas as suas faculdades à aquisição de conhecimento; mas, a menos que possua conhecimento de Yahveh יַהְוֶה, a menos que obedeça às leis que lhe governam o ser, destruir-se-á. Mediante hábitos errôneos, perde a faculdade da apreciação de si mesmo; perde o domínio próprio. Não lhe é possível raciocinar acertadamente quanto ao que mais intimamente o interessa. É descuidado e irracional no tratamento da mente e do corpo. Mediante a negligência no cultivo dos justos princípios, arruína-se tanto para este mundo como para o futuro. CBV 448 a 450
Não temos tempo a perder. Não sabemos quão presto nosso tempo se encerrar. Quando muito, não teremos senão o curto espaço de uma existência aqui, e não sabemos quão breve a seta da morte pode nos ferir o coração. Não sabemos quão pronto seremos chamados a abandonar o mundo e todos os seus interesses. Estende-se diante de nós a eternidade. A cortina está a ponto de se erguer. Uns poucos anos apenas, e para todos os que ora são contados entre os vivos, sairá o decreto: "Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda." Apoc. 22:11.
Estamos nós preparados? Conhecemos o Governador do Céu, o Legislador, e a Yahshuah haMashyah a quem Ele enviou ao mundo como Seu representante? Quando a obra de nossa vida terminar, estaremos aptos a dizer, como Yahshsuah, nosso exemplo: "Eu honrei-te na terra, tendo consumado a obra que Me deste a fazer. Manifestei o Teu nome"? João 17:4 e 6.
"Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Soberano e acharás o conhecimento de יַהְוֶה
Então, entenderás justiça, e juízo, e equidade, e todas as boas veredas. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma, e o bom siso te guardará, e a inteligência te conservará." Prov. 2:2, 4, 5, 9-11.
A sabedoria é árvore da vida para os que a seguram, e bem-aventurados são todos os que a retêm". Prov. 3:18.
A questão que devemos estudar é: "Qual é a verdade - a verdade que deve ser acariciada, amada, honrada e obedecida?" Os adeptos da ciência têm ficado derrotados e abatidos quanto a seus esforços para encontrar a יַהְוֶה. O que eles devem inquirir nestes dias é: "Qual é a verdade que nos habilitará a obter a salvação de nossa alma?"
Serão sentimentos pagãos e infiéis apresentados a nossos estudantes como valiosos acréscimos a sua reserva de conhecimentos? As obras dos mais intelectuais dos céticos são o produto de um espírito prostituído ao serviço do adversário. Hão de os que se dizem reformadores, que buscam dirigir as crianças e os jovens no reto caminho, no trilho aberto para os remidos do Senhor, imaginar que o Eterno  יַהְוֶה queria que eles apresentassem aos jovens para estudo aquilo que Lhe desfigurará o caráter, e O apresentará sob um falso aspecto? Serão os sentimentos dos incrédulos e as expressões de homens dissolutos defendidos como merecedores da atenção dos estudantes, pelo fato de serem o produto de homens a quem o mundo admira como grandes pensadores? Hão de homens que professam crer no Eterno Criador,  colher de tais autores profanos as expressões e sentimentos, entesourando-os como joias preciosas para serem conservadas entre as riquezas do espírito? De modo nenhum!
O Eterno concedeu a esses homens, admirados pelo mundo, incalculáveis dotes intelectuais; dotou-os de cérebros superiores; eles, porém, não empregam suas faculdades para honra de Yahveh יַהְוֶה. Qual Satanás, esses homens dEle se separaram; assim fazendo conservaram, não obstante, ainda muitas das preciosas gemas de pensamento que o Eterno  lhes doara. Colocaram-nas em um engaste de erros, para dar realce aos próprios sentimentos humanos a fim de tornar atrativas as enunciações inspiradas pelo príncipe do mal.
É verdade que nos escritos dos pagãos e infiéis se encontram pensamentos de ordem elevada, atrativos para o espírito”. CP - Pag. 26
A conformidade aos costumes mundanos converte o povo do Eterno ao mundo; jamais converte o mundo à Yahshuah. A familiaridade com o pecado inevitavelmente o fará parecer menos repelente. Aquele que prefere associar-se aos servos de Satanás, logo deixará de temer o senhor deles. Quando, no caminho do dever, somos levados à prova, como o foi Danyahu (Daniel) na corte do rei, podemos estar certos de que o Eterno nos protegerá; mas se nos colocamos sob tentação, mais cedo ou mais tarde cairemos. O Grande Conflito, pág. 509.

Pesquisado por Diná Soares


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

A POLÊMICA E JOVEM LETRA ' J ' JOTA

Sincronia Biologia e Astronomia!

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

ULHIM ou ELOHIM?

EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!

70 shavuim - e as 2300 tardes e manhãs.

LEIS DOMINICAIS

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

Revista Adventista Cheia de Elogios ao Papa Francisco!