Chag Semech Shavuot - Feliz Dia de Shavuot


A lei - "Instrução" não menciona especificamente um motivo para a celebração da festa de Shavuot.
O nome significa “semanas” (Dt 16, 10). O motivo do nome é que a festa sempre acontece sete semanas (ou seja, no quinquagésimo dia) após a Pessach.

Em português, é comum que essa festa receba o nome de “pentecostes”, palavra de origem grega (50º dia) que faz referência ao número cinquenta. A data da festa de Shavuot é calculada através da contagem desses cinquenta dias, a a partir da Chag Bikurim.
Lev. 23: 15 e 16.

"E vós contareis do dia seguinte depois do Shabat, do dia em que vós trouxestes o feixe da oferta abanada, sete semanas-shavuot completas. Até o dia seguinte depois da última semana numerareis cinquenta dias, e vós oferecereis uma nova oferta de grão a YAHUH יהוה "


Na tradição dos yahudim, a festa recebe motivos e nomes como “Festa da Safra” e “Tempo da entrega da Instrução” - o Dia em que a lei foi recebida no Sinai no terceiro mês. Portanto, tradicionalmente, Shavuot comemora o aniversário da entrega da Instrução! Entrega dos Aseret hadibrot - 10 Mandamentos!
Em Atos 2 - Neste mesmo dia, 09 do terceiro mês do ano 31 - cumprindo o símbolo da chuva temporã, e o início da pregação das Boas Novas da vinda do Mashyah, outra extraordinária manifestação aconteceu em cumprimento da promessa do Salvador. Os talmidim de Yahshuah receberam o derramar do Rukha hakadosh!
Ficou conhecida como como Pentecostes palavra grega equivalente a 50 (50º), ao invés das sete semanas inteiras, como no calendário gregoriano as semanas são sequenciais, muitas pessoas inclusive os judeus contam dias corridos sem levar em conta, a rosch chodesh - a lua nova que é a cabeça do mês, juntamente com os 30º dia que completam exatamente as lunações, não fazem parte da contagem das SEMANAS INTEIRAS. Este detalhe é muito importante!
Em Lev. 23:12 E 15 diz:
" No dia imediato ao shabat, o sacerdote moverá. No dia que moverdes o molho.... Contareis para vós outros desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; SETE SEMANAS INTEIRAS SERÃO"
IMPORTANTE:

É impossível determinar a data correta, se esta não for contada a partir da lua nova do primeiro mês por volta do equinócio de primavera (no hemisfério norte - de outono do hemisfério sul)
Mais uma vez vemos de forma maravilhosa os dois astros Sol e Lua - colocados na céu no quarto dia da Criação (Gên. 1: 14) marcando como um "OT" - um sinal visível os tempos sagrados de YAHUH.




Por Diná Soares
Ivonil F. Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

O NOME JESUS

LEIS E CONCERTOS

O Tempo

FESTAS FIXAS - UM RETRATO DO TEMPO!

Sincronia Biologia e Astronomia!

Ruach kadosch - Análise da Palavra

ULHIM ou ELOHIM?

WE ARE EVEN IN THE YEAR 5985?