TRÊS DIAS E TRÊS NOITES - COMO ENTENDER?

Existem muitas controvérsias a respeito do tempo em que ocorreu os fatos que envolvem a morte e a ressurreição de Yahshuah. Então de forma resumida vamos aos acontecimentos de cada um destes 3 dias e vamos entender o que significa os 3 dias e 3 noites.

DIA 14 – PESSACH ( início após o pôr do sol do dia 13)

Os acontecimentos desta noite desencadearam o dia mais importante da história:


  •         Os discípulos tomaram a Seder (Ceia) com Yahshuah
  •         Yahshuah em agonia no Getsêmani
  •         A traição de Yahudah, a prisão de Yahshuah
  •         Julgamento e tortura
  •         Passados da meia noite, foi levado ao palácio de Anás, ex-sumo sacerdote, que precisava de um julgamento legal. Temia que se passasse o tempo, sua condenação fosse adiada em virtude da Pessach, ou mesmo anulada...
  •         Yahshuah perante kaifas - Até aqui tudo ocorreu na noite do dia 14 - (a primeira parte do dia, pois este começa ao por do sol)
  •         Ao amanhecer Yahshuah foi levado novamente perante e o Sinédrio, à sala do conselho.
  •         Foi levado a sala de julgamento de Pilate (Pilatos)
  •         Depois de escarnio e açoites e torturas, foi levado ao madeiro e pregado. Ao irromper dos lábios de Yahshuah o grande brado: “Está consumado” (Jo. 19:30), oficiavam os sacerdotes no templo. Era a hora do sacrifício da tarde. O cordeiro, que representava Yahshuah, fora levado para ser morto. Trajando o significativo e belo vestuário, estava o sacerdote com o cutelo erguido. Mas eis que a Terra treme e vacila; com ruído rompe-se de alto a baixo o véu interior do templo, rasgado por mão invisível, expondo aos olhares da multidão um lugar antes pleno da presença do Altíssimo. Ali habitara o shekinah. Ninguém, senão o sumo sacerdote, jamais erguera o véu que separava esse compartimento do resto do templo. Nele penetrava uma vez por ano, no dia 10 do sétimo mês do dia de Yom Kippur. Mas eis que esse véu é rasgado em dois. Este não é mais um lugar kadoschim, tudo é terror e confusão. O sacerdote está para matar a vítima; mas o cutelo cai-lhe da mão paralisada, e o cordeiro escapa. O tipo encontrara o antítipo por ocasião da morte do Filho de Yahuh. Foi feito o grande sacrifício. Daí em diante, devia o Salvador oficiar como Kohen gadol (sumo sacerdote) e Advogado no Céu dos Céus. Agora têm fim todos os sacrifícios e ofertas pelo pecado.

Certa ocasião Yahshuah disse:
“ É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia. Lucas 9:22

E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Yahushalaym, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito: Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará. Lucas 18:31-33

Desde então começou Yahshuah a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Yahushalaym, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. Mat. 16:21

E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito. Mateus 17:23

Mas um dia Yahshuah disse: “ Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhes será dado, a não ser o sinal do profeta Yonah (Jonas). De fato, assim como Yonah (Jonas) passou 3 dias e 3 noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem passará 3 dias e 3 noites no seio da terra”. (Mateus 12:38, 40) 

O que significa 3 dias e 3 noites no contexto da Escritura?

Na realidade o povo yahud quando se refere a 3 dias e 3 noites, está se referindo a um dia do calendário composto de tarde e manhã –parte escura e parte clara do dia. “Tarde e manhã” é uma expressão que corresponde ao período de 24 horas do Yom – Dia.

Até porque se ele tivesse ficado literalmente 3 dias, teria que ter ficado 3 noites também o que desconfiguraria toda a profecia.

Vamos usar um exemplo para tornar mais clara a compreensão: Quando digo que nasci no dia “11 de fevereiro, o dia do meu aniversário é o período que compreende a parte clara e escura do dia 11. O que é óbvio!

Um dia se refere a um dia do calendário.

A Bíblia menciona vários períodos de três dias que terminaram no terceiro dia, cobrindo, portanto, menos de três dias completos, de 24 horas. (Ver Gen.42:17-19; I Reis 12:5 e 12 II Cron. 10:5 e 12). 

Existem algumas expressões relativas ao tempo que também não podemos levar ao pé da letra, por exemplo: É comum usarmos o termo faz “uma semana” quando queremos nos referir a um período de – 8 dias. (Quando na realidade a semana tem 7 dias).

Se um rei, reinasse apenas durante o período do último mês (Adar), no próximo mês, que seria o primeiro mês do ano seguinte, era descrito como o segundo ano do reinado – apesar de o rei ter ficado apenas 2 meses no trono.

A expressão 3 dias e 3 noites se refere a qualquer período de tempo que compreende cada dia referido. Usando este raciocínio fica fácil entender a sequência dos acontecimentos.

Os sacerdotes e Pilate (Pilatos) não tinha nenhuma intenção que o corpo de Yahshuah ficasse pendurado no madeiro, além de que isso seria uma violação do shabat, quebraram as pernas dos ladrões para lhe apressar a morte, mas Yahshuah já estava morto. Ele morreu exatamente na hora do sacrifício da tarde, às 3 horas. Quando, Yahusef de Ramatayim (José de Arimatéia) foi pedir o corpo de Yahshuah a Pilate que pela primeira vez ouvira que Yahshuah estava morto.

As mulheres e os unguentos:

Yahusef de Ramatayim (José de Arimatéia) e Nakdimon (Nicodemos) tiraram o corpo de Yahshuah do madeiro. Nakdimon (Nicodemos), trouxe as especiarias, e o corpo foi preparado e envolto em lençóis de linho.

A as mulheres foram ver se se fizera tudo o quanto se podia fazer pelo corpo do seu amado Mestre, mas viram que a pesada pedra para entrada do sepulcro, já havia sido rolada, mas ficaram ali, não deixaram Yahshuah no madeiro a sós e não queriam deixa-lo agora.  Enquanto baixavam as sombras da noite anunciando o início do shabat, elas ainda estavam chorando... não ungiram o corpo, e não sabiam se O haviam ungido, e retornaram para suas casas e repousaram nas horas do shabat conforme o mandamento.... Lucas. 23:56 por isso elas se preocuparam em voltar para ungir o corpo de Yahshuah.     Aqui findou o dia 14. 


DIA 15 – NÃO HOUVE ACONTECIMENTO ALGUM. ERA SHABAT.


Yahshuah descansou, afinal. Findara o longo dia de vergonha e tortura.
Ao introduzirem os últimos raios do sol poente o dia do shabat iniciara, o Filho de Yahveh estava em repouso, no sepulcro de Yosef. Concluída Sua obra, as mãos madeiro dobradas em paz, descansava durante as sagradas horas do shabat...

No princípio, o Pai e o Filho repousaram no shabat após Sua obra de criação. Quando “os céus, e a Terra e todo o seu exército foram acabados” (Gênesis 2:1)...

Agora Yahshuah descansava da obra de redenção; e se bem que houvesse dor entre os que O amavam na Terra, reinou, contudo, alegria nos shamaym (céus)...COM ESTA CENA SE ACHA PARA SEMPRE LIGADO O DIA EM QUE YAHSHUAH DESCANSOU. Pois Sua “obra é perfeita” (
Deut. 32:4); e “tudo quanto Yahveh faz durará eternamente”. Eclesiastes 3:14.

Quando se der a “restauração de todas as coisas, as quais Yahveh falou por boca dos Seus santos naviym (profetas), desde o princípio do mundo”, O SHABAT DA CRIAÇÃO, o DIA EM QUE YAHSHUAH ESTEVE EM REPOUSO NO SEPULCRO DE YOSEF, será ainda um dia de descanso e regozijo. O Céu e a Terra se unirão em louvor, quando, “desde uma LUA NOVA A OUTRA E DESDE UM SHABAT ATÉ AO OUTRO” (
Isaías 66:23), as nações dos salvos se inclinarem em jubiloso culto a Yahveh e o Cordeiro.


PRIMEIRO DIA DA SEMANA – DIA 16 BIKURIM (O TERCEIRO DIA)


E, passado o shabat, Myriam de Magdala, e Myriam, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. Marcos 16:1

Aqui não estamos falando do horário comercial de hoje, a expressão: “passado o shabat” é simplesmente, passado o pôr do sol, elas “compraram” os aromas, elas não foram preparar, no sentido de fazer os unguentos, até porque a preparação de tais perfumes levava muito tempo, até anos. Elas se prepararam no sentido de arrumaram tudo para levar ao sepulcro.

E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. Lucas 24:1

As mulheres que foram ao sepulcro, não partiram todas do mesmo lugar,  não sabiam como estava o corpo de Yahshuah, pois no dia anterior quando foram ao sepulcro ele já estava fechado, e não sabiam que Yahusef e Nakdimom já o haviam preparado.

Myriam de Magdala  foi a primeira a chegar ao local; e ao ver que a pedra fora retirada, correu para anunciá-lo aos discípulos.

Neste interim chegaram as outras mulheres, que não se encontraram com Myriam de Magdala, enquanto andavam em torno, viram um jovem de vestes brilhantes estava sentado junto ao túmulo. Era o anjo que rolara a pedra. Tomara a forma humana, a fim de não atemorizar as mulheres que se atemorizaram, e iam fugir, mas as palavras do anjo lhes detiveram os passos. “Não tenhais medo”, disse ele; “pois eu sei que buscais a Yahshuah, Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede. De novo olharam elas para o sepulcro. Outro anjo, em forma humana, ali está, e diz: “Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como de vos falou, estando ainda em Gal (Galileia), dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja morto, e ao terceiro dia ressuscite”. Lucas 24:5-7.

Ressuscitou! Ressuscitou! As mulheres repetem e tornam a repetir as palavras. Não há, pois, necessidade de especiarias para unção. Recordaram-se então de que, falando em Sua morte, Ele dissera que ressurgiria.

Myriam de Magdala volta, acha o sepulcro vazio, contempla a tumba vazia... olhando para dentro, viu os dois anjos, um à cabeceira, outro aos pés do lugar em que Yahshuah jazera. “Mulher, por que choras? ” Perguntaram-lhe. “Porque levaram o meu Senhor”, disse ela, “e não sei onde O puseram”. João 20:13.

Então ela se voltou para se afastar, mesmo dos anjos, pensando em encontrar alguém que lhe dissesse o que fora feito com o corpo de Yahshuah. Outra voz a ela se dirigiu: “Mulher, por que choras? Quem buscas? ” Através das lágrimas que lhe empanavam os olhos, Myriam viu a figura de um homem e, pensando que fosse o hortelão, disse: “Senhor, se tu O levaste, dize-me onde O puseste, e eu O levarei. ” Se o sepulcro desse rico era julgado um lugar de sepultamento demasiado honroso para Yahshuah, ela própria proveria um local para Ele. Havia um sepulcro que a voz do próprio Yahshuah deixara vago, aquele em que Lázaro jazera.  Mas então, em Sua voz familiar, lhe diz Yahshuah: “Myriam! ” Agora sabia que não era um estranho que se dirigia a ela e, voltando-se, viu diante de si o Yahshuah vivo!

AINDA NO PRIMEIRO DIA – Dia 16



E naquele mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Yahushalaym sessenta estádios, cujo nome era Amma-us (Emaús). Lucas 24:13

Ao entardecer do dia da ressurreição, (dia 16 de Abibe) dois dos discípulos se achavam no caminho de Amma-us (Emaús), pequena aldeia a cerca de doze quilômetros de Yahushalaym. Ainda neste mesmo dia 16 Yahshuah aparecesse aos discípulos.

No relato dos acontecimentos do dia da Pessach (páscoa) dia 14 de Abibe, dia 15 o shabat, dia 16 Bikurim (Primícias), houve o cumprimento literal das profecias. De forma que estes dias são períodos respectivos de tarde e manhã onde se deram todos estes acontecimentos.

Enquanto andavam, o Sol baixara e, antes de os viajantes chegarem a seu destino, já os trabalhadores nos campos haviam deixado o labor. Quando os discípulos estavam para entrar em casa, o Estranho pareceu como se fosse continuar a viagem. Mas os discípulos sentiram-se atraídos para Ele. Desejavam ouvi-Lo mais. “Fica conosco! ” Disseram. Ele não parecia disposto a aceitar-lhes o convite, mas insistiram, dizendo:

“Permaneça conosco, é tarde, e o dia está próximo a escurecer... Yahshuah concordou com esse rogo, e entrou para ficar com eles”. Lucas 24:29.

Assim termina o terceiro dia!


Referencias pesquisadas: Desejado de todas as Nações e Escritura hebraica.

Diná Soares



Comentários

  1. Shalom, está ligeiramente equivocado, pessach não é no anoitecer do dia 13 para 14 de Nissan e simao anoitecer do dia 14 pois o dia 14 de dia é o dia que começa matzot , se come pães azimos durante o dia 14 e ao anoitecer já é dia 15 esse dia é o Seder. Esse dia foi uma terça a noite, ele morreu na quarta às 3 HS dá tarde.. a noite dá quarta feira foi a primeira noite, na quinta fez se um dia e duas noites, na sexta a tarde 2 dois dias e três noites, e no shabat as 3 HS dá tarde 3 dias completos. Ao anoitecer já era início do primeiro dia e nessa madrugada foi onde tudo aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa semana houveram dois shabatot, lembre se que na Bíblia feriado ou dia santo era chamado de sábado. Um foi o pessach que se celebra em duas noites de Seder até hoje por isso que ele participou do primeiro na noite do dia 14/15, ele morreu dentro do feriado e antes da noite do segundo Seder. Após isso teve o shabat dá semana que é o relatado que não foram ungí- lo depois de morto esperaram terminar esse shabat . Foram no primeiro dia da semana. Mas ele ficou exatos 3 dias e 3 noites morto como anunciará antes que o faria.

      Excluir
    2. Amigo isso é o que dá não conhecer o calendário... Estude! Nunca vi tanta coisa fora de contexto. Muito achismo e pouco está escrito!

      Excluir
  2. Diná, as pessoas comentam errado pois desconhecem o calendário do criador e o texto de Êxodo capitulo 12: onde é dito, que o 1° dia ázimo começa com o shabat 15° e o sétimo dia do ázimo cai em 21° do mês 1°(Abib) sendo 22° shabat sempre! temos o shabat maior composto por 21° dia, determinado sagrado pois era o sétimo na contagem do ázimo e + 22° dia que sempre é Shabat e não fazia parte do Jejum do pão ázimo dos sete dias! As pessoas misturam o sábado maior do final dos ázimos, e falam como se o shabat maior fosse na Pascoa que hoje é a Santa Ceia. Dai o comentário do Eduardo Cabral fora do contexto. Êxodo 12 mostra quais são os sete dias de pães ázimos de 15 shabat 1° dia do Jejum do ázimo até 21° sétimo dia de ázimo, normalmente 21° do mês é preparação para shabat, mas no caso de ázimos forma o que dizemos shabat maior e é após a pascoa para o shabat 15° ter forma de Lua nova antes da 1° semana de pentecostes que começa em 16° dia do 1°Mês e vai até shabat 22°dia do 1°Mês. do 23° dia do 1°Mês de Abib até 29° do 1°Mês, temos a 2°Semana de pentecostes, os dias 30 e 1° de lua nova de cada mês não serão contados, nas semanas inteiras... Chegaremos como sabemos por estudar e conhecer, mas eles não sabem ao 9° dia do 3°Mês um depois do Shabat como determina a TORÁH. Shalom amei o estudo e ele está perfeito! Quem estuda sabe que está correto! Calendários onde o pentecostes cai 3 dias antes do Shabat não estão em harmonia com a Toráh, pois após as sete semanas inteiras da festa das semana, a tora diz que o dia imediato ao Shabat da sétima semana será o 50° dia o dia de pentecostes... Porção dobrada para quem sabe guardar e contar seus dias como pediu o Salmista, e para quem não sabe só tem porção diária do Espirito Kadosh... Eliseu pediu esse conhecimento a Elias... E lhe foi concedido... Entender isso...

    ResponderExcluir
  3. Amigo o dia da pessach (que significa passagem). A passagem que se refere aqui é a passagem do anjo sobre as casas do povo yahshurum (israelitas) e isso aconteceu no dia 14 de Abibe.
    As Chag Matza oficialmente, começa sim no shabat dia 15 ao dia 21. Mas isso NÃO SIGNIFICA QUE NO DIA 14 NÃO HAVIA OS PÃES ÁZIMOS! Veja lá! Êx. 12: 1 a 8 Leia.

    " NAQUELA NOITE, COMERÃO A CARNE ASSADA NO FOGO; com PÃES ASMOS e ervas amargas. - naquela noite se refere a NOITE DA PESSACH! Dia 14 do primeiro mês.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

A POLÊMICA E JOVEM LETRA ' J ' JOTA

Sincronia Biologia e Astronomia!

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

ULHIM ou ELOHIM?

EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!

70 shavuim - e as 2300 tardes e manhãs.

LEIS DOMINICAIS

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

Revista Adventista Cheia de Elogios ao Papa Francisco!