SHAUL OU PAULO? TALMID OU APÓSTOLO?


Vamos olhar mais de perto a questão do nome Paulo ou  Shaul, onde está escrito sobre a mudança do nome? Quem fez? Porque a fez?

Shaul:

Shaul também foi o nome do  primeiro rei do povo Yahshorum (Israel), a primeira vez que este nome aparece na Escritura.  O rei Shaul teve este nome porque o povo pediu um rei e este lhe foi concedido...

 O Talmid (emissário) Shaul de Tarsis, nasceu yvrit (hebreu), “circuncidado no oitavo dia, da raça de Yahshurum (Israel), da tribo de Benyamin, um hebreu parente dos hebreus, em observância da torah dos fariseus” (Filipenses 3:5)

Shaul era seu nome hebraico – significando – pedido e concedido.
 
Paulo:
O nome Paulo é derivado da palavra greco latina, é dito que vem do grego Παῦλος (Paulos) e significa “pequeno”, ou baixo.  

Muitos dizem que o nome Paulo, foi o nome dado a ele após se tornar cristão. E passou a se chamar. de "Paulo de Tarso” – “Apóstolo Paulo”. Vamos aqui enumerar os equívocos quanto ao nome deste homem tão proeminente das Escrituras:

Todavia, Saulo, também chamado Paulo…” (At 13.9).



Vamos enumerar algumas expressões ligadas a este tão proeminente homem, amado por Yah!



Primeiro – O encontro de Shaul com o Salvador: Neste encontro com Shaul, o Salvador falou com ele em hebraico, ele inclusive se apresentou, dizendo Seu significativo Nome em HEBRAICO - e “Paulo” é nome “latino”. Atos 26:14. Portanto não há aqui nenhuma evidência da mudança de um nome hebraico para um nome greco latino.






Segundo – o título “cristão” vem de “Cristo” – os seguidores de Cristo, (ungido do sol). Este título nem existia quando Shaul esteve na terra. Ele foi inventado pelo Imperador Constantino e oficializado pelos padres e bispos no início do quarto século.
veja: http://estudosimpressionantes.blogspot.com/2015/04/cristo-uncao-grega-grega.html

Terceiro – Shaul era da tribo de Benyanin. “ Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim”. Rom. 11:1 – O que indica que seus pais na época de seu nascimento se encontravam em Tarso, cidade sob domínio romano, sendo desta forma um cidadão romano. Mas não por descendência. E ele foi criado em Yahushalaym. Atos 22:3 “mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído” ...O fato de Shaul ter nascido em Tarso, foi explorado pelos romanos.

Como ele se define?   -

  “
Shaul respondeu: "Sou yahuh (judeu), cidadão de Tarso, cidade importante da Cilícia. Permite-me falar ao povo". Atos 21:39. Aliás povo hebreu: “Quando todos fizeram silêncio, dirigiu-se a eles em hebraico Atos 21:40

Quando ouviram que lhes falava em hebraico, ficaram em absoluto silêncio. Então Paulo disse:

"Sou Yahud (judeu), nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamalyul (um erudito yahud que o ensinou a tanak)  na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Yahveh quanto qualquer de vocês hoje. Atos 22:2,3
 Persegui os seguidores deste Caminho até a morte... v 4 (note que não usa palavra “cristãos”

Quarto – Não era apóstolo – era TALMID.
A  palavra APÓSTOLO vem através da palavra grega απόστολος, deriva do verbo comum, apostéllo, que significa simplesmente “enviar (ou despachar)”.
Em hebraico a palavra que significa enviado ou mensageiro é malach  (anjos) malachim (no plural).
Era um talmid do Mashyah, que significa – emissário ou enviado do Mashyah (Ungido de Yah).
Há um contínuo esforço de tornar grego, ou latim, tudo o que no original nunca o foi!

Mudanças:
Será que Shaul era baixo? Será que este era um apelido pejorativo que os romanos lhe deram, depois de ter passado para o outro lado dos seguidores de Yahshuah haMashyah o netzori? Não sabemos ao certo. Não vemos ninguém chamando ele de “baixinho” – (Paulo) quando ele era um perseguidor...

Só sabemos que  o nome Paulo (baixo)- dado a Shaul (pedido e concedido)  aparece nas bíblias como sendo seu novo nome. O que não é verdade.

A verdade é que Shaul, era hebreu dos hebreus;
quanto à Lei, fui fariseu; Fil. 3:5 ! Não há NENHUMA  referência na Escritura sobre a mudança de seu nome.

As mudanças aparecem nas bíblias, que são traduções de padres e bispos apenas.
Shaul, nunca foi latino, e nunca foi grego, e sequer escreveu nenhuma carta à alguma congregação grega! Portanto nunca se ouviu sendo chamado de “apóstolo” (que é uma palavra grega)! Ele escreveu sim, à comunidade dos yvrim (hebreus) que estavam em Roma.

Vamos prezar a verdade, tal como ela é?


Por Diná Soares

Comentários

  1. Dina que o soberano Adonai lhe conceda cada vez mais entendimento a você e meu mano Ivonil a quem tenho muita gratidão....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

A POLÊMICA E JOVEM LETRA ' J ' JOTA

ULHIM ou ELOHIM?

EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!

70 shavuim - e as 2300 tardes e manhãs.

LEIS DOMINICAIS

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

FESTAS FIXAS - UM RETRATO DO TEMPO!

Ensinando o Shabat!

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?