A música Hallelujah - De quem é a Inspiração?

"Hallelujah" levou anos e muitas páginas para ser composta por Leonard Cohen e foi, ao longo do tempo, remodelada pelo autor e seus intérpretes."Hallelujah" já foi incluída em programas de televisão, em funerais, tragédias e trilhas sonoras de filmes.  Com um forte refrão e uma letra que pode ser entendida das mais diversas maneiras, é considerada por muitos uma das melhores músicas de todos os tempos.

Em setembro de 2007, foi feita uma enquete com cinquenta compositores chamados pela revista Q para escolherem 10 melhores canções. John Legend elogiou a versão de Jeff, dizendo:
“É o mais perto da perfeição que se pode chegar. A letra de 'Hallelujah' é simplesmente incrível e a melodia é linda.... É uma das mais belas músicas gravadas que já eu ouvi."


Algumas versões foram feitas, dada a beleza dos acordes e a expressão artística ímpar da mesma...
Mas você já teve a curiosidade de saber o que ela diz? Já analisou a letra?  Preste atenção, eu sei que os mais avisados, verão quem é a inspiração do autor.

Hallelujah  

Eis a letra traduzida para o português:
Eu ouvi dizer que havia um acorde secreto - Que Davi tocava e agradava ao Senhor
Mas você não liga muito para música, não é? É assim: a quarta, a quinta
A menor cai e a maior ascende O rei confuso compondo Aleluia
Aleluia, aleluia Aleluia, aleluia
Sua fé era forte, mas você precisava de provas - Você a viu se banhando no telhado
A beleza dela e o luar arruinaram você - Ela te amarrou à cadeira da cozinha
Ela destruiu seu trono e cortou seus cabelos e dos seus lábios ela tirou o Aleluia
Aleluia, aleluia Aleluia, aleluia
Bem, talvez haja um deus de amor Mas por mim, tudo o que eu aprendi sobre o amor
É como atirar em alguém que te ultrapassou, E não é um crime você estar aqui esta noite
Não é um peregrino qualquer que diz ter visto a luz, não  - É um Aleluia frio e muito sofrido
Aleluia, aleluia Aleluia, aleluia Aleluia, aleluia Aleluia, aleluia
Ah, pessoal, eu já estive aqui antes - Eu conheço este quarto e andei neste chão
Vê, eu costumava viver sozinho antes de te conhecer E eu vi sua bandeira no Marble Arch
Mas olhe, o amor, o amor não é uma marcha de vitória, não É um Aleluia frio e muito solitário
Aleluia, aleluia Aleluia, aleluia
Houve um tempo em que você me deixava saber Tudo o que realmente acontecia
Mas agora você nunca me mostra isso, não é?
Eu me lembro de quando entrei em você E a pomba sagrada entrou também
E todo suspiro que dávamos era um Aleluia
Aleluia, aleluia Aleluia, aleluia
Eu fiz o meu melhor, eu sei que não foi muito - Eu não podia sentir, então eu aprendi a tocar
Eu disse a verdade, eu não vim aqui para te enganar
E mesmo que tudo tenha dado errado eu estarei aqui, diante do Senhor da Música
Com nada, nada em meus lábios além de um Aleluia
Aleluia, aleluia Aleluia, aleluia
Aleluia, aleluia
Aleluia, aleluia
raI

A letra no seu original:

I've heard there was a secret chord That David played and it pleased the lord
But you don't really care for music, do you? It goes like this: the fourth, the fifth
The minor fall, the major lift The baffled king composing Hallelujah
Hallelujah, hallelujah Hallelujah, hallelujah
Your faith was strong, but you needed proof You saw her bathing on the roof
Her beauty and the moonlight overthrew you She tied you to a kitchen chair
And she broke your throne and she cut your hair And from your lips she drew the Hallelujah
Hallelujah, hallelujah Hallelujah, hallelujah
Now, maybe there's a god of love As for me, all I ever learned from love
Is to how to shoot at someone who outdrew you But it's not a crime that you're here tonight
It's not some pilgrim who claims to have seen the light, no It's a cold and it's a very broken Hallelujah
Hallelujah, hallelujah Hallelujah, hallelujah ...
Oh, people, I've been here before I know this room and I've walked this floor
You see, I used to live alone before I knew you And I've seen your flag on the Marble Arch
But listen love, love is not some kind of victory march, no It's a cold and it's a very lonely Hallelujah
Hallelujah, hallelujah Hallelujah, hallelujah
There was a time you let me know What's really going on below
But now, now you never even show it to me, do you?
I remember when I moved in you And the holy dove, she was moving too
And every single breath that we drew was Hallelujah
Hallelujah, hallelujah Hallelujah, hallelujah
I've done my best, I know it wasn't much I couldn't feel, so I learned to touch
I've told the truth, I didn't come here to fool you And even though it all went wrong
I'll stand right here, before the Lord of Song With nothing, nothing on my tongue but Hallelujah
Hallelujah, hallelujah Hallelujah, hallelujah....

Cohen nunca se importou em explicar o significado da letra, cheia de imagens do Velho Testamento (Cohen é neto de rabino e profundo conhecedor do judaísmo). Inclusive a palavra cohen significa - sacerdote. - 
A letra da música mais parece uma fala de Satanás, aquele que era músico nos céus, que foi o responsável pelas quedas de grandes homens como Davi, faz alusão a possessão e o advento da trindade, ele é enganador. Perdeu seus privilégios e foi expulso do céus, logo após ser expulso anelava, sua posição tão sublime onde em adoração cantava halelYah.

HALELYAH – é uma palavra composta que significa – louvou à YAHVEH
HALEL – significa – louvor
YAH – prefixo do Nome do Pai YAHVEH


Aqui há uma confissão do verdadeiro nome do Eterno!

É interessante notar que o título Hallelujah - usa a letra J - Uma letra que nem existe no alfabeto hebraico.
Acho que voces perceberam... Um dia, todo o universo estará perante o Eterno e cada um receberá o seu galardão de acordo com suas obras. O julgamento será justo e todos reconhecerão que o merecem. Desde aqueles que não terão palavras ou justificativas para sua rejeição ao Eterno e suas verdades, até os mais enrijecidos e impenitentes... E todos por fim renderão HalellYah, pois “Justos e verdadeiros são os Seus caminhos, ó Rei dos kadoshim”!

Perceberam por quem foi inspirada esta letra?
Diná Soares
 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

O NOME JESUS

LEIS E CONCERTOS

O Tempo

FESTAS FIXAS - UM RETRATO DO TEMPO!

Sincronia Biologia e Astronomia!

Ruach kadosch - Análise da Palavra

ULHIM ou ELOHIM?

WE ARE EVEN IN THE YEAR 5985?