"Obedeceis a vossos pastores - Não toqueis nos Meus ungidos"

O livro de Ivrim  (Hebreus), foi escrito para o povo ivrit (hebreu), o conceito de organização atual, era totalmente desconhecido e inexistente para este povo.

Vamos analisar o texto de Hebreus 13:17
  •  Na  tradução Almeida corrigida escrita pelo padre João Ferreira, lemos o seguinte:         “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles, porque velam por vossas almas”
  •  Na  tradução Almeida revista e atualizada,  está escrito: “ Obedecei a vossos guias e sede submissos para com eles, pois velam por vossas almas.
  •  Na tradução Bíblia versão católica – é interessante que a parte “delas devem dar conta” aparece entre colchetes…. “ Sede submissos e obedecei aos que vos guiam {pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta}.
  •  Na  tradução para o rei James Charles Stuart -  king James :“Obey them that have the rule over you  -  Obedecer àqueles que governam sobre vós,
  •   Na tradução judaica: “ obedeçam seus líderes e sebubmetam a eles”
A Escritura hebraica é a tradução mais aceitável, a que melhor traduz o pensamento do autor, lemos: 

“Ouvi a vossos líderes que tem o ruach (ou rukha kadosch), e obedeçam-nos; pois eles velam por vossas almas, como os que devem prestar conta a יהוה...”

Vejam que o conselho não era pra obedecer a qualquer líder, e sim o líder que tem o rukha kadosch de Yahveh, ou seja discernimento dado pelo Eterno Yahveh.

Quem são estes líderes? 

Certamente não são líderes no sentido de colocar os outros como submissos, porque aquele que pensa que é maior - seja o que serve. O que tem esta passagem a ver com pessoas que ficam 4 anos em escolas de teologia? Teologia (estudo de Theós – ídolo greco romano)? Pessoas que aderem orgulhosamente a doutrinas impostas por Roma e seus dogmas?

Sem dúvida era muito interessante para padres juntamente com a sociedade bíblica, que o conceito de intocáveis e obediência cega,  fosse somada a seus pretensos líderes, porque assim a grande massa poderia ser melhor “controlada e dominada” e esta herança foi passada com sucesso par as igrejas no geral, - as “filhas”.



Os líderes ivrit (hebreus) não eram sustentados pelos liderados, apenas os sacerdotes que eram da descendência levita - um possuíam este legado gravado em seu DNA, era sustentado com alimentos, e é importante ressaltar que estes não possuíam terra por herança, este era o procedimento do antigo sistema ordenado para a organização do Templo.

Coisa muito adversa a isso vemos hoje, as pessoas são coagidas a reverenciarem seus pastores, padres e bispos, é dito e repetido a elas as palavras “ não toqueis em meus ungidos” como se referissem a esses, quando na realidade estas palavras se referem ao povo escolhido e não a pastores.
Vejam quem são os “ungidos do Senhor”  dentro do seu contexto original.

“Ó vós, zera (descendência) de Avraham, Seu servo, vós filhos de Yaakov, Seu escolhido.
Ele é יהוה nosso Ul-him: Seus estatutos estão em toda a terra.
Ele tem lembrado da Sua brit le-olam-va-ed, (aliança perpétua), da palavra que Ele ordenou à mil gerações,  cuja brit  (aliança) Ele fez com Avraham, e do Seu juramento para com Yitzchak: e confimou o mesmo a Yaakov por um chuk (ordem), e a Yahshrorul (Israel) por uma aliança perpétua dizendo:
“ A ti Eu darei a terra de Kanaan, a sorte da tua herança;  quando eles eram contudo poucos homens em número; assaz poucos, e forasteiros nela, quando eles iam de uma nação à outra, de um reino a outro povo; Ele não permitiu que nenhum homem os fizessem errar; sim, Ele reprovou reis favorecendo a causa deles dizendo: “Não toqueis em Meus ungidos, e não façais dano aos Meus neviim.”  Tehilim (Salmos) 105: 8 a 15

Ungidos não são os intitulados pastores “ há Um só Pastor que é o Bom Pastor – Yahshuah há Mashyah, ungidos são o povo do Eterno os que Ele os separou para serem seus!

Porque povo kadosch és para Yahveh seu Ul-him, ele te te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra. Deuteronômio 7:6

Existe um povo separado - não por rol de igrejas mundanas. Os acontecimentos desta terra são fielmente relatados nos céus, não por mãos humanas, ou por uma empresa instituída por quem quer que seja, estes escolhidos são separados desde o nascimento pelo Eterno e tem seus nomes escritos no livro da vida!



por Diná Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

A POLÊMICA E JOVEM LETRA ' J ' JOTA

Sincronia Biologia e Astronomia!

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

ULHIM ou ELOHIM?

EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!

70 shavuim - e as 2300 tardes e manhãs.

LEIS DOMINICAIS

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

Revista Adventista Cheia de Elogios ao Papa Francisco!