Estamos mesmo no ano 5988?

Quatro Mil Anos
A contagem do tempo atualmente é fácil e bem precisa, entretanto há dúvidas que se associam a cada período , diz-se que é quase impossível determinar,  sequer aproximadamente, a data da entrada do pecado, ou seja o início da contagem da história das escrituras.

Mais de 140 datas diferentes são apresentadas pelos cronologistas, desde a computação judaica (a mais curta) 3483 anos antes da era comum (cristã), até o cálculo de 6984 anos como estimou Afonso de Castela. Conclui-se daí que o problema é insondável.

A aceitação de que o Mashyah veio exatamente 4000 anos depois de Adão, sem dúvida originou-se na Epístola de Barnabé que diz - " o mundo terá seu período sabático - 2000 anos antes das promessas, 2000 anos até a era da Redenção, e dois mil anos da era pós o Mashyah - e então o milênio de descanso. A identificação desta carta com o colaborador de Paulo (Shaul), foi adotada por Orígenes e o argumento aduzido se deve a que a carta fora encontrada entre os escritos da Brit hadashah (Novo Testamento), nos manuscritos Sinaíticos. Este argumento também é responsável pela inclusão da carta entre os livros canônicos, inspirados, por parte de Clemente e Orígenes... Contudo Eusébio e Jerônimo não aceitaram este argumento e excluíram a carta dentre os livros inspirados. 
Mas a exatidão cronológica escriturística impressiona! "Um pouco aqui, um pouco ali" as informações colhidas formam um quadro bem claro em que ano estamos afinal?

Lemos em: 

 * Bereshit  (Gên.) 6:3  - "Seus dias serão 120 anos..." Na realidade não vemos mesmo pessoas vivierem até desta data. Mas se levarmos a palavra "anos" para a forma "Ano Yovel" (ou Ano Jublileu) Temos o intrigante produto de 6000 anos. 50 x 120 = 6000
Será que além dos 120 anos literais, corresponder a nossa vida biológica, temos aí um Selah (meditar a fundo- pensar profundamente), um Drash (enigma ou alegoria) ou um Sod (mistério ou algo profundo)? O que podemos afirmar é que 120 jubileus correspondem a 6000 anos.

A cada grupo de 40 jubileus tivemos acontecimentos pontuais que marcaram significativamente a história humana:
  • Inaugurando a contagem do Yovel (Jubileu)  - O primeiro 14 de Abibe do primeiro ano de nossa história - O primeiro cordeiro é morto simbolizando o sacrifício de Yahshuah. 
  • 40 jubileus 2000 mil anos- Abrão oferecendo a Isaque no dia 14 de Abibe um antítipo.
  • 80 jubileus 4000 mil anos - Yahshuah morre no ano 31 da nossa era cumprindo a Pessach!
  • 120 jubileus 6000 anos - Fim da semana de milênios.ano 2031.
A pergunta é o que pontuará este ano nas datas dos  Moadim (Festas do Eterno)?
Os símbolo da Tanak (Antigo Testamento) apontavam para o acontecimentos que foram cumpridos em datas especificas:
  • A mikvah (imersão) de Yahshuah  ano 27 (muito provavelmente na Sukot) - início da obra do Mashyah  
  • A morte de Yahshuah - cumpriu a Pessach (Páscoa) dia 14 de Abibe ano 31.
  • O Bikurim (Festa das Primícias) cumpriu-se na ressurreição - dia 16 de Abibe ano 31.
  • Shavuot (Festas das Semanas ou Pentecostes) - cumpriu dia 09 do 3ºmês ano 31, com a descida do rukha kadosch (espírito santo).
  • Yom Kippur (dia da Expiação) - cumpriu-se dia 10 do 7º mês em 1844 (22 de outubro data gregoriana) - terminado a profecia das 2300 tardes e manhãs ou 2300 anos.
Profecias pontuando os 4000 anos:

* TC, pág. 30. O Filho de Yahuh humilhou-Se e tomou uma natureza humana, depois de haver a raça vagueado quatro mil anos fora do Éden e do seu estado original de pureza e retidão. Temptation of Christ in the Wilderness. (Reimpresso em ST de 11 de junho de 1874, RH de 28 de julho de 1874 e 1ME, pág. 267).

 TC, pág. 46. Por quatro mil anos esteve Satanás operando contra o governo de Yahuh e dessa pratica obtivera força e experiência. (Reimpresso em ST de 9 de julho de 1874, RH de 18 de agosto de 1874, pág. 280).
 ST, 15 de novo de 1877. Que contraste a este ser perfeito apresentou o Segundo Adão ao entrar no deserto para medir-Se com Satanás. Por quatro mil anos estivera a raça a decrescer em forças físicas, vigor mental e moral.

1888 — GC, pág. 328. Com o grande sacrifício oferecido sobre o Calvário, terminou aquele sistema cerimonial de ofertas, que durante quatro mil anos havia apontado para o Cordeiro de Yahuh.
 GC, pág. 546. Se durante quatro mil  anos os justos tivessem, por ocasião da sua morte, ido diretamente para o Céu, como poderia Paulo ter dito que se não há ressurreição “os que dormiram em Mashyah estão perdidos”? Não seria necessário ressurreição.

Desejado de todas as Nações , cap. 72 - O Mashyah  Se achava no ponto de transição entre dois sistemas e suas duas grandes festas. Ele, o imaculado Cordeiro de Yahuh, estava para Se apresentar como oferta pelo pecado, e queria assim levar a termo o sistema de símbolos e cerimônias que por quatro mil anos apontara à Sua morte.

As datas variam por volta do ano 27 - ano da imersão e unção de Yahshuah se tornando Ha Mashyah (o ungido de Yah) - e aponta também para o ano 31, mais especificamente dia 14 de Abibe na Pessach, o que faz maior sentido!
O que vemos claramente é que os 4000 anos foram completos durante os últimos 3 anos e meio da vida do Mashyah, no início ou no fim. Ano 27 ou ano 31. Aqui vamos considerar a data do ano 31 como atingindo o total de 4000 anos para fazermos nossos cálculos.

Sendo assim, neste  ano de 2019, estamos no ano 1988 na realidade. 1987 anos após a data da Morte do Salvador, que foi em 14 de Abibe do ano 31!
2019 - 31 = 1988



Mas como nesta data a história completou 4000 mil anos, o cálculo então fica facilmente óbvio!
4000 + 1988 = 5988 - O nosso ano cronológico histórico!



O impressionante é que estas datas SEMPRE tiveram seus cumprimentos nas Festas do calendário do Eterno dado ao povo hebreu em detalhes, e há Festas a se cumprir! Em que data vocês imaginam que se cumprirão??? Logicamente nas datas do calendário do Eterno sem dúvida, pois elas são sombras das coisas futuras.  Portanto se você não domina ou não conhece o calendário está no mínimo perdendo parte importante da sua vida espiritual! Entendeu a importância?

Nenhuma afirmação como a que fazemos aqui foi aceita sem refutação, e não esperamos que seja diferente conosco, mas não estamos preocupados com os opositores... Nosso objetivo são estudos!

Por Diná Soares



Comentários

  1. não é uma atitude séria trocar os nomes dados pela Irmã White por outros do vosso agrado. Isso é perverter a mensagem original. A Irmã White nunca deu aval a tal tipo de situação e O Eterno, O Soberano certamente não pode aceitar tal atitude. Vítor Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,Ellen White não é autoridade acima das Escrituras hebraicas, ela era uma serva e seguidora do Mashyah tal como vc e eu!
      Aconselho que primeiro estude e entenda o assunto, para que possa emitir uma opinião bem embasada!

      Excluir
    2. Não lanceis vossas perolas aos porcos, para que eles pisando-as voltem contra vós e vos dilacerem...!
      palavra dita por yahshuah palavra cumprida como ele proprio disse a escritura não pode falhar!

      Excluir
    3. Engraçado né??? No túmulo dela tem símbolo maçonico

      Excluir
    4. Sr. ou Sra. Anônimo, nota-se que seus estudos sobre a Sra. White é nulo e que se deixa iludir por "histórias" contadas por aqueles que menos conhecimento possuem.
      Como uma pessoa pode aderir a um comportamento maçom ou secreto e, ao mesmo tempo, divulgar em seus escritos repulsa a esses comportamentos não só à maçonaria como a qualquer outra sociedade secreta?
      Estude mais e verá alguns desses textos da Sra. White, vou reproduzir alguns alguns para o Sr. ou Sra.:

      "Um poder de baixo está operando a fim de promover as últimas grandes cenas do drama: Satanás vindo como Cristo e operando com todo o engano da injustiça nos que se ligam em sociedades secretas. SC, 50 (1904)"
      Autora: Ellen White
      Obra: Eventos finais.
      Editora: Casa Publicadora Brasileira
      17ª edição, 8ª impressão
      Ano: 2006

      Não nos devemos associar a sociedades secretas nem a sindicatos trabalhistas. Devemos permanecer livres perante Deus, à espera constante de instruções de Cristo.”
      Testemunhos Seletos, Vol. 3, pág. 115.

      Recomendo mais estudo sobre o que vai falar, para não proferir blasfêmias sobre outros irmãos.
      "Quem guarda sua boca e sua língua, guarda sua alma da tzarah-tribulação" Mishele 21:23

      Excluir
  2. Nome dado por White? Por acaso esta somente pode ser mais uma falsa profeta que seguia o clube de Roma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei os nomes verdadeiros, justamente par anão usar os nomes romanos...Ellen White foi uma serva de Yah, recebeu muitas revelações, inclusive deixou o sábio conselho de que devíamos prosseguir pois a verdade é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito! Portanto prossigamos!

      Excluir
    2. Concordo com a Diná. Antes de criticarmos, temos que estudar a fonte. Eu creio que a irmã EGW Até deveria saber das verdadeiras escrituras, mas, naquela época, revela-la abertamente seria um escândalo que poderia jogar por terra o resgate dos remanescentes de Yan (É só uma hipotese). A Diná que tem mais conhecimento pode fazer a crítica disso.

      Excluir
  3. Muito bom estudo! Religiosos se opõe, são seguidores de homens , que Yah o Altíssimo continue abençoando em nome do Messias Yahúshua/Yahshua!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida a mente dos filhos de Yahveh está sendo limpa dos resquícios da contaminação! HallelYAH!!!

    ResponderExcluir
  5. COntinue a nos mostrar luz.estou contente com o que estou aprendendo.obrigada.Que o ETERNO abençoe e o seu santo espirito ilumine mais mentes a procurar a verdade eterna e nao só ficar engolindo sermões prontos aprofundarmos o estudo é o que nos levará ao acerto Amém.

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu preciso saber mais a respeito do calendário lunar , preciso saber como devo guardar o Sábado verdadeiramente . Nasci em " berço Batista", eu minha quatro filhas e meu esposo fomos batizados na Iasd há cerca de quatro anos. O Senhor quer algo mais de mim, e tem me levado a muitos assuntos e pensamentos ... Preciso de ajuda para entendê-los melhor . Poderia nos ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como encaixar a sacudidura, a chuva serodia e o tempo de angustia nas ultimas semanas desta terra?

      Excluir
  7. olá Diná excelente estudo Deus lhe abençoe sempre. se você tiver mais estudos escatológico
    gostaria que enviasse para meu email obrigado contatovidaplen@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Tem que estar errado esses cálculos...ou faltaria 13 anos pro arrebatamento? jamais. Olha a situação do mundo. Ta prestes a explodir. Tem que ser antes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

A POLÊMICA E JOVEM LETRA ' J ' JOTA

Sincronia Biologia e Astronomia!

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

ULHIM ou ELOHIM?

EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!

70 shavuim - e as 2300 tardes e manhãs.

LEIS DOMINICAIS

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

Revista Adventista Cheia de Elogios ao Papa Francisco!