O KHABOURIS - CÓDICE ARAMAICO ANTIGO - 1040-1090


Os visitantes da Galeria de Arte Queensborough Community College em Bayside, Nova Iorque, têm agora uma oportunidade sem precedentes para ver a exposição de um códice aramaico antigo Novo Testamento que tem sido datado pelo carbono entre 1040 e 1090 AD.

O que torna esta oportunidade particularmente atraente é o fato de que este manuscrito, baseado em informações preliminares recolhidos a partir de sua página colophon, é uma duplicata manuscrita de um cânon original escrito logo em 165 AD.
As medidas códice aproximadamente 7,5 x 10 x 5 polegadas e consiste em 255 folhas de pergaminho, uma pele de cordeiro tratado de forma especial, entre as tampas de oliva de madeira. Ele foi escrito em Estrangela, uma antiga escrita siríaca, em tinta fel de ferro preto.

A pesquisa corrobora que, o códice Khabouris seria anteriores (por mais de um século)  dos mais antigos cânones gregos conhecidos do Novo Testamento, e poderia fornecer uma fonte mais original do comumente aceito do cânon aramaico do Novo Testamento.
Se sua fonte revela-se originam a partir do terceiro ou quarto século, ainda colocaria o códice entre os exemplares mais originais do Novo Testamento que existem na atualidade.
Eric Rivera é o diretor do Instituto Khabouris com sede na Califórnia, uma fundação sem fins lucrativos da Fundação Nacional do Património, organizado para dirigir a conservação, a imagem latente, a análise forense e tradução do codex para publicação.

"O códice ficou  nas mãos de uma diocese por mais de cinco anos, e os sacerdotes foram frustrados em suas tentativas de descobrir uma maneira de analisar a imagem corretamente sem destru-la", disse ele. De acordo com Eric, o desafio estava em encontrar uma maneira - com o mínimo de estresse possível sobre as páginas de pergaminho - para reduzir a profundidade de campo-necessário para fotografar as páginas, enquanto ainda capturava suficiente detalhe do macro.
Em última análise, Rivera desenvolvido um método novo, experimental. O códice foi colocado em um berço livro especial projetado especificamente para tais manuscritos. Ele posicionou cada página seleccionada entre o vidro e um suporte de alumínio com camadas de feltro, fixação do aparelho juntos. Em seguida, ele pressionou apenas o centro da página; a página seria flexionar e achatar, de perto de dois terços menos profundidade de campo para quase plana.

Agora, graças à excelente qualidade das imagens capturadas do  códice Khabouris, Eric acredita que o processo de arquivamento não precisará ser repetido.
"A idéia é proteger o códice," disse ele:
Eric Rivera, diretor do Instituto Khabouris, passou quase cinco meses fotografando as tampas do manuscrito e cada um das suas 510 páginas para criar um arquivo fotográfico digital. 

 "Os pesquisadores e tradutores pode usar as imagens digitais para o seu trabalho, e o manuscrito não precisará  ser submetido a manipulação. Além disso, até que eu tinha completado esse trabalho, perder o códice significaria a perda de seus segredos. Agora o códice está seguro em mais de uma maneira. "

De acordo com Eric, novos entendimentos já surgiram a partir destes textos  antigos,  do trabalho pioneiro realizado pelo falecido Dan MacDougald, seus colegas, e os homens como o bispo Gerrit Crawford.

"Críticas diferenças  foram encontrados que irá alterar a versão do cristianismo que está sendo ensinado hoje", disse ele. "Com o códice Khabouris, você começa mais perto da fonte - fornecendo conhecimento sobre as ideias originais que não tinham sido tão diluídas e está confuso ao longo do tempo e gerações de interpretações e idiomas. Queremos explorar estes conceitos originais e certificar-nos de que possamos ouvi-los como eles se destinam. "

"É uma nova mentalidade, que nos está chegando mais perto da mentalidade inicial.", Acrescentou com entusiasmo. "Eu mal posso esperar"!
Um exemplo de uma página inteira a partir Khabouris fotografado com o Better Luz Scanning Back. Páginas foram fotografadas em níveis de resolução variados como os dados RGB de 16 bits, produzindo arquivos de 450 MB ou maior.


http://www.betterlight.com/khabouris.html

Pesquisado por Diná Soares

ivonilservodeyahshuah.blogspot.com.br 
estudosimpressionantes.blogspot.com.br

Comentários

  1. ESTOU PESQUISANDO SOBRE ESSE TEMA; QUAL O IDIOMA FALADO ANTES DO DILÚVIO ? A IRMÃ PODE ME AJUDAR ? ANALISE COMIGO PRIMEIRO; NOÉ E SEUS TRÊS FILHOS QUANDO SAÍRAM DA ARCA SÓ FALAVAM UMA LÍNGUA E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
    Gênesis 11:1 SEGUNDO; O POVO HEBREU SURGIRAM DOS ASCENDENTES DE SEM. FILHO DE NOÉ.VEJAMOS ALGUNS TEXTOS QUE PROVAM QUE A LÍNGUA FALADA ERA O ARAMAICO.

    E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, "ARAMEU" de Padã-Arã, irmã de Labão, "ARAMEU". Gênesis 25:20
    E Jacó logrou a Labão, o "ARAMEU", porque não lhe fez saber que fugia. Gênesis 31:20
    E Adama, e Ramá, e Hazor, Josué 19:36
    Assim despediu Isaque a Jacó, o qual se foi a Padã-Arã, a Labão, filho de Betuel, "'''''''''''''ARAMEU"", irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú. Gênesis 28:5
    Veio, porém, O ETERNO CRIADOR a Labão, o "ARAMEU", em sonhos, de noite, e disse-lhe: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal. Gênesis 31:24
    Então testificarás perante o CRIADOR teu ETERNO, e dirás:" ARAMEU," prestes a perecer, foi meu pai, e desceu ao Egito, e ali peregrinou com pouca gente, porém ali cresceu até vir a ser nação grande, poderosa, e numerosa. Deuteronômio 26:5 ME AJUDE A AMPLIAR ESSE TEMA;QUAL O IDIOMA FALADO ANTES DO DILÚVIO? AGRADEÇO EM NOME DO ETERNO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Marcos! Agradecida por suas considerações!
      Eu não tenho dúvida que a língua mãe da humanidade é o hebraico, foi o idioma escolhido pelo Criador para escrever com Seu próprio dedo em tábuas de pedra! As Escrituras é a primeira história da humanidade organizada e descrita de forma impecavelmente completa. O Autor foi o próprio Criador Yahveh, a narrativa foi escrita por Mehshuah (Moisés) a aproximadamente 3500 anos. São livros de história, de leis civis, leis de saúde e cerimoniais, que até hj se mostram atuais e surpreendentes.

      Excluir
  2. Ola, gostaria de saber como se escreve Família em aramaico

    ResponderExcluir
  3. Ola, gostaria de saber como se escreve Família em aramaico

    ResponderExcluir
  4. Obrigado. Sou pesquisador também e seu post me enriqueceu muito!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

O Tempo

Estamos mesmo no ano 5988?

ULHIM ou ELOHIM?

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

LÍNGUA LATINA

Estudando Apocalipse - Gilyahna - Parte 1 - Yahchanam, o Discípulo Amado

O que Ellen White disse sobre uma NOVA LUZ?

BÍBLIA OU ESCRITURA?

Chag Semech Shavuot - Feliz Dia de Shavuot