Aniversário - Origem e comemoração



As comemorações de aniversários podem ter os motivos mais bizarros, e variados gostos e caprichos...

Sem dúvida devemos ser gratos ao Criador pela vida! O dia em que nascemos tem um significado importante, pois nos traz  lembrança de nossa origem e existência, isso desperta gratidão, o que é muito recomendável.  Nossa intenção com este artigo é fazer uma análise histórica. Esperamos que cada um faça uma análise sensata.

Aniversário

A palavra “aniversário” é de origem latina. Vem da junção da palavra “annus” (ano) e da palavra “vertere” (voltar), ou seja, “aquilo que volta todos os anos”.

Rituais pagãos e crenças mágicas deram origem à maioria dos costumes das comemorações de aniversário
Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica de da religião .  MundoEstranho.com.  BrasilEscola.com. 2013.
 Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro.

Judeus
Os judeus "consideravam as celebrações de aniversários natalícios como parte da adoração idólatra..., e isto provavelmente por causa dos ritos idólatras com que eram celebrados em honra dos que eram considerados como deuses padroeiros do dia em que a pessoa nasceu".
McCLINTOCK, John; STRONG, James. Cyclopædia de M'Clintock e Strong (em inglês). I ed. [S.l.: s.n.], 1882. 817 p.

 Gregos e Romanos
Na antiga Grécia, todos os anos se homenageava a Deusa da caça, Ártemis. Com um bolo de mel redondos com várias velas em cima simbolizava a lua que, segundo a mitologia grega, era a forma da deusa Ártemis se expressar.
Os gregos dizem que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia.
Os romanos também endossavam essa ideia. Apesar de que o costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos.
As comemorações eram reservadas às classes sociais de elite e aos deuses. Assim tanto egípcios como gregos restringiam essas festividades apenas aos faraós e deuses, já os romanos permitiam essas celebrações apenas aos imperadores e aos senadores.
Com o tempo esse hábito acabou por chegar à Alemanha, na Idade Média, onde os camponeses festejam os aniversários dos seus filhos com um bolo, as velas em número idêntico à idade da criança e mais uma vela que simbolizava a luz da Vida.
Para se perceber a importância dos aniversários natalícios, deve-se compreender que na Idade Média as pessoas tinham uma crença profunda na existência de espíritos bons e de espíritos maus. Todos receavam que esses espíritos maus causassem mal ao aniversariante no seu dia de nascimento, pelo que ele ficava rodeado pela família e pelos amigos, cujos votos de felicidade e sua própria presença, o protegeriam contra os perigos desconhecidos que esse dia supostamente representava. A oferenda de presentes resultava numa protecção mais forte e quando acompanhada por uma refeição em conjunto ajudava a invocar a presença dos espíritos bons.
Pode-se portanto concluir que nesses tempos a festa de aniversário natalício destinava-se essencialmente a proteger a pessoa do mal e a tentar garantir que tivesse um bom ano à sua frente.
Atualmente as festas de aniversário servem para celebrar a conquista de mais um ano de vida e já não se invocam espíritos bons ou se tenta afastar espíritos maus. Trata-se essencialmente de um dia que se quer feliz e alegre, passado na companhia das pessoas que nos são mais queridas e importantes.

Rússia, Sérvia, Bulgária e Grécia
As meninas desses países têm direito a duas festas de aniversário por ano. Isso deve-se ao facto de que a maior parte delas tem nomes de santas e por isso é hábito comemorarem na data de nascimento e no dia da sua padroeira.

Na Europa – (Outras obras de referência)
 As festas de aniversários natalícios começaram anos atrás na Europa. As pessoas criam em espíritos bons e maus, às vezes chamados de fadas boas e más. Todos temiam que esses espíritos prejudicassem o aniversariante, de modo que ele ficava cercado de amigos e parentes, cujos votos de felicidade, e sua própria presença, o protegeriam contra os perigos desconhecidos que o aniversário natalício apresentava.
Dar presentes resultava em proteção ainda maior. Uma refeição em conjunto fornecia uma proteção adicional e ajudava a trazer as bênçãos dos espíritos bons. Portanto, a festa de aniversário natalício destinava-se originalmente a proteger a pessoa do mal e garantir que tivesse um bom ano. Birthday Parties Around the World (Festas de Aniversário em Todo o Mundo) (em inglês). [S.l.: s.n.], 1967.
Este livro também explica a origem de muitos costumes relacionados com aniversários natalícios. Por exemplo: "O motivo [de se usarem velas] remonta aos antigos gregos e romanos, que criam que círios ou velas tinham qualidades mágicas. Eles oravam e faziam pedidos a ser levados para os deuses pelas chamas das velas. Os deuses enviariam então suas bênçãos e talvez respondessem às orações."

Espíritos
Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual. LINTON, Ralph; LINTON, Adelin. The Lore of Birthays (em inglês). I ed. Nova Iorque: [s.n.], 1952. p. 8, 18-20.

Os seguidores do Mashyah
Até o quarto século, o Cristianismo  rejeitava a celebração de aniversário natalício, pois o consideravam como um costume pagão. Schwäbische Zeitung (Jornal da Suábia). Suplemento Zeit und Welt (em alemão). [S.l.: s.n.], 1981. p. 4.

É interessante notar que na bíblia há a narrativa de apenas duas festas de aniversário, em Gênesis 40:20 e Mateus 14:6 e sobre estes eventos um dos pais da igreja, “Orígenes [escritor do terceiro século EC]... insiste em que 'dentre todas as pessoas santas nas Escrituras, não se registra nenhuma delas como tendo guardado uma festa ou realizado um grande banquete em seu aniversário natalício. São apenas os pecadores (como Faraó e Herodes) que fazem grandes festejos quanto ao dia em que nasceram neste mundo cá embaixo.” The Catholic Encyclopedia (Enciclopédia Católica) (em inglês). X ed. [S.l.: s.n.], 1913. 709
 
Os Balões
Os balões eram feitos de intestinos e tripas de animais mortos, inflados com ar. Eles passaram a figurar nas festas de aniversário como um agrado às crianças.
Música
O Parabéns a Você – Surgiu em 1875. Na verdade, neste ano as americanas Mildred e Patrícia Hill criaram a melodia de “Good Morning to All”, que depois de mudanças aqui e ali, deu a origem ao “Parabéns a Você”, em 1924. A versão brasileira da música foi decidida em um concurso da Rádio Tupi em 1942, vencido pela paulista Bertha Celeste Homem de Mello.

 Pesquisado por:
Diná Soares

Comentários

  1. Por isso que as testemunhas de Jeová não comemora aniversário. Nós preocupamos com a origem.

    ResponderExcluir
  2. É miito bom seguitmos o exemplo dos antigos cristãos e dos servos leais de Deus. Que se abstém de práticas idolatras qie desagradam a Deus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

A POLÊMICA E JOVEM LETRA ' J ' JOTA

Sincronia Biologia e Astronomia!

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

ULHIM ou ELOHIM?

EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!

70 shavuim - e as 2300 tardes e manhãs.

LEIS DOMINICAIS

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

Revista Adventista Cheia de Elogios ao Papa Francisco!