SINAIS NOS CÉUS! A PROFECIA JÁ SE CUMPRIU?

A profecia não somente prediz a maneira e objetivo da vinda do Mahyah, mas apresenta sinais pelos quais os homens podem saber quando a mesma esta próxima. Disse Jesus: “Haverá sinais no Sol, na Lua, e nas estrelas. ” Lucas 21:25.

“O Sol escurecera, e a Lua não dará a sua luz. E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão no céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem nas
Nuvens, com grande poder e gloria. ” Marcos 13:24-26.

O profeta do Apocalipse assim descreve o primeiro dos sinais que precedem o
segundo advento:

“Houve um grande tremor de terra; e o Sol tornou-se negro como saco de cilicio, e a Lua tornou-se como sangue. ” Apocalipse 6:12.

UM GRANDE TREMOR - 
Às 9h20 da manhã de 1 de novembro de 1755

 Estes sinais foram testemunhados antes do início do século XIX.

Em cumprimento desta profecia ocorreu no ano 1755 o mais terrível terremoto que já e registrou. Posto que geralmente conhecido por terremoto de Lisboa, estendeu-se pela maior parte da Europa, África e América do Norte. Foi sentido na Groenlândia, nas Índias Ocidentais, na Ilha da Madeira, na Noruega e Suécia, Grã-Bretanha e Irlanda. Abrangeu uma extensão de mais de dez milhões de quilômetros quadrados. Na África, o choque foi quase tão violento como na Europa. Grande parte da Argélia foi destruída; e, a pequena distancia de Marrocos, foi tragada uma aldeia de oito ou dez mil habitantes.
Uma vasta onda varreu a costa da Espanha e da África, submergindo cidades, e causando grande destruição. Foi na Espanha e Portugal que o choque atingiu a maior violência. Diz-se que em Cádiz a ressaca alcançou a altura de vinte metros. Montanhas, “algumas das maiores de Portugal, foram impetuosamente sacudidas, como que até aos fundamentos; e algumas delas se abriram nos cumes, os quais se partiram e rasgaram de modo maravilhoso, sendo delas arrojadas imensas massas para os vales adjacentes. Diz-se terem saído chamas dessas montanhas. ” — Princípios de Geologia, Sir Charles Lyell.

Em Lisboa, “um som como de trovão foi ouvido sob o solo e imediatamente depois violento choque derribou a maior parte da cidade. No lapso de mais ou menos seis minutos, pereceram sessenta mil pessoas. O mar a princípio se retirou, deixando seca a barra; voltou então, levantando-se doze metros ou mais acima de seu nível comum. ” “Entre outros acontecimentos extraordinários que se refere terem ocorrido em Lisboa durante a catástrofe, esteve o soçobro do novo cais, construído inteiramente de mármore, com vultosa despesa. Grande número de pessoas ali se ajuntara em busca de segurança, sendo um local em que poderiam estar fora do alcance das ruinas que tombavam; subitamente, porém, o cais afundou com todo o povo sobre ele, e nenhum dos cadáveres jamais flutuou na superfície. ” — Lyell.
 
“O choque” do terremoto “foi instantaneamente seguido da queda de todas as igrejas e conventos, de quase todos os grandes edifícios públicos, e de mais da quarta parte das casas. Duas horas depois, aproximadamente, irromperam incêndios em diferentes quarteirões, e com tal violência se alastraram pelo espaço de quase três dias, que a cidade ficou completamente desolada. O terremoto ocorreu num dia santo, em que as igrejas e conventos estavam repletos de gente, muito pouca da qual escapou. ”—Enciclopédia Americana, art. Lisboa.

“O terror do povo foi indescritível. Ninguém chorava; estava além das lagrimas. Corriam para aqui e para acola, em delírio, com horror e espanto, batendo no rosto e no peito, exclamando:
‘Misericórdia! É o fim do mundo! ’ Mães esqueciam-se de seus filhos e corriam para qualquer parte, carregando crucifixos. Infelizmente, muitos corriam para as igrejas em busca de proteção; mas em vão foi exposto o sacramento; em vão as pobres criaturas abraçaram os altares; imagens, padres e povo foram sepultados na ruina comum. ”
Calculou-se que noventa mil pessoas perderam a vida naquele dia.


O SOL TORNOU-SE NEGRO COMO SACO DE CILICIO
19 de maio de 1780

Vinte e cinco anos mais tarde apareceu o sinal seguinte mencionado na profecia — o escurecimento do Sol e da Lua. O que tornou isto mais surpreendente foi o fato de que o tempo de seu cumprimento fora definidamente indicado. Na palestra do Salvador com Seus discípulos, no Monte das Oliveiras, depois de descrever o longo período de provação da igreja—os 1.260 anos da perseguição papal, relativamente aos quais prometera Ele ser abreviada a tribulação—mencionou Yahshuah certos acontecimentos que precederiam Sua vinda, e fixou o tempo em que o primeiro destes deveria ser testemunhado:

“Naqueles dias, depois daquela aflição, o Sol se escurecera, e a Lua não dará a sua luz. ” Marcos 13:24. Os 1.260 dias, ou anos, terminaram em 1798. Um quarto de século antes, a perseguição tinha cessado quase inteiramente. Em seguida a esta perseguição, segundo as palavras do Mashyah, o Sol deveria escurecer-se. A 19 de maio de 1780 cumpriu-se esta profecia.  

“Único ou quase único em sua espécie pelo misterioso e até agora inexplicado fenômeno que nele se verificou ... foi o dia escuro de 19 de maio de 1780 — de inexplicável escuridão que cobriu todo o céu e atmosfera visíveis em Nova Inglaterra. ”—Nosso Primeiro Século, R. M. Devens.

Uma testemunha ocular que vivia em Massachusetts, nestes termos descreve o acontecimento:

“Pela manhã surgiu claro o Sol, mas logo se ocultou. As nuvens se tornaram sombrias e delas, negras e ameaçadoras como logo se mostraram, chamejavam relâmpagos; ribombavam trovoes, caindo leve aguaceiro. Por volta das nove horas, as nuvens se tornaram mais finas, tomando uma aparência bronzeada ou acobreada, e a terra, pedras, árvores, edifícios, água e as pessoas tinham aspecto diferente por causa dessa estranha luz sobrenatural. Alguns minutos mais tarde, pesada nuvem negra se espalhou por todo o céu, exceto numa estreita orla do horizonte, e ficou tão escuro como usualmente e as nove horas de uma noite de verão.


“Temor, ansiedade e pavor encheram gradualmente o espirito do povo. Mulheres ficavam a porta olhando para a negra paisagem; os homens voltavam de seus labores nos campos; o carpinteiro deixava as suas ferramentas, o ferreiro a forja, o negociante o balcão. As aulas eram suspensas, e as crianças, tremendo, fugiam para casa.
Os viajantes acolhiam-se a fazenda mais próxima. ‘O que será? ’ Inquiriam todos os lábios e corações. Dir-se-ia que um furacão estivesse prestes a precipitar-se sobre o pais, ou fosse o dia da consumação de todas as coisas.

“Acenderam-se velas, e o fogo na lareira brilhava tanto como em noite de outono sem luar. ... as aves retiravam-se para os poleiros e iam dormir; o gado ajuntava-se no estabulo e berrava; as rãs coaxavam; os pássaros entoavam seus gorjeios vespertinos; e os morcegos voavam em derredor. Mas os seres humanos sabiam que não era vinda a noite. ...

“O Dr. Natanael Whittaker, pastor da igreja do Tabernáculo, em Salem, dirigia cerimonias religiosas na casa de culto e pregava um sermão no qual sustentou que as trevas eram sobrenaturais. Reuniram-se congregações em muitos outros lugares. Os textos para esses sermões extemporâneos eram invariavelmente os que pareciam indicar as trevas de acordo com a profecia bíblica. ... as trevas foram densíssimas logo depois das onze horas. ” — The Essex Antiquarian, Salem, Mass., abril de 1899.

 “Na maioria dos lugares do pais foram tão grandes durante o dia, que as pessoas não podiam dizer a hora, quer pelo relógio de bolso quer pelo de parede, nem jantar, nem efetuar suas obrigações domesticas, sem a luz de velas. ...

“A extensão dessas trevas foi extraordinária. Observaram-se na parte oriental até Falmouth. Para o oeste, atingiram a parte mais remota de Connecticut e Albany. Para o sul foram observadas ao longo das costas, e ao norte até onde se estende a colonização americana. ” — História do Início, Progressos e Estabelecimento da Independência dos Estados Unidos, Dr. William Gordon.


E A LUA TORNOU-SE COMO SANGUE...
19 de maio de 1780

Seguiu-se às intensas trevas daquele dia, uma ou duas horas, antes da noite, um céu parcialmente claro, e apareceu o Sol, posto que ainda obscurecido por negro e pesado nevoeiro. “Depois do pôr-do-sol, as nuvens novamente subiram, e escureceu muito rapidamente. ” 

“Tampouco foram as trevas da noite menos incomuns e aterrorizadoras do que as do dia; não obstante haver quase lua cheia, nenhum objeto se distinguia a não ser com o auxílio de alguma luz artificial, que, quando vista das casas vizinhas ou de outros lugares a certa distância, aparecia através de uma espécie de trevas egípcias, que se afiguravam quase impermeáveis aos raios.” — Massachusetts Spy, ou Oráculo Americano da Liberdade, Thomas.

 Disse uma testemunha ocular daquela cena:

“Não pude senão concluir, naquela ocasião que, se todos os corpos luminosos do Universo tivessem sido envoltos em sombras impenetráveis, ou arrancados da existência, as trevas não teriam sido mais completas. ” — Carta pelo Dr. Samuel Tenney, de Exeter, N. H., dezembro de 1785.

Posto que às nove horas daquela noite a Lua surgisse cheia, “não produziu o mínimo efeito em relação àquelas sombras sepulcrais. ” Depois de meia-noite as trevas se desvaneceram, e a Lua, ao tornar-se visível, tinha a aparência de sangue.

O dia 19 de maio de 1780 figura na História como “o Dia Escuro. ”
Isto marcou o fim da profecia dos 1260 anos ... 25 anos antes, a perseguição tinha cessado quase inteiramente. Em seguida a esta perseguição, segundo as palavras de Yahshuah, o Sol deveria escurecer-se. E no dia 19 de maio de 1780 cumpriu-se esta profecia.
Grande Conflito

Diná Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

A POLÊMICA E JOVEM LETRA ' J ' JOTA

Sincronia Biologia e Astronomia!

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

ULHIM ou ELOHIM?

EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!

70 shavuim - e as 2300 tardes e manhãs.

LEIS DOMINICAIS

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

Revista Adventista Cheia de Elogios ao Papa Francisco!