Nome Maravilhoso!

O último capítulo do último livro do Antigo Testamento contém uma bonita profecia:
Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. E pisareis os ímpios... (Malaquias 4:2, 3, ACF)
rolarEssa profecia é uma promessa de que todos os que amam, reverenciam e temem o nome do Todo-Poderoso vão crescer (em seu entendimento espiritual) e atropelar todas as mentiras dos ímpios. A profecia ainda promete:
Eis que eu vos enviarei o profeta Elias ... E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais. . . (Malaquias 4:5, 6, ACF)
Os israelitas aplicaram esta profecia para a vinda do Libertador prometido. Eles acreditavam que o próprio Elias voltaria do céu para que todos soubessem que o Messias tinha chegado. Séculos mais tarde, quando Pedro, Tiago e João viram Elias de pé, com o Salvador quando Ele foi transfigurado pouco antes de sua morte, eles ficaram confusos. Eles lhe perguntaram: “Por que dizem então os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?”
O Messias sabia que eles estavam se referindo a esta profecia de Malaquias e Ele deu uma resposta de duas maneiras:
Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. ... Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista. (Mateus 17:1-13, ACF).
Esta é uma resposta intrigante. Ela tem duas partes:
  1. “Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram.” Os discípulos compreenderam lucidamente que se referia a João o Batista, que havia proclamado a chegada do Messias.
  2. “Em verdade Elias virá primeiro.” Isso é ainda mais intrigante porque é falado no tempo futuro. Houve um Elias, que ainda estava por vir, que ainda não havia chegado! Qual é o objetivo desse futuro Elias? “Restaurará todas as coisas”.
Todos herdaram erros e tradições, passadas pelo paganismo. Muitas vezes, estas tradições foram proferidas por ignorância da verdade. Em outras questões, como o Santo nome do Criador, escribas e tradutores ativamente mudaram o que foi escrito originalmente. Agora, nos dias finais da história da Terra, o conhecimento está sendo aumentado, como prometido em Daniel 12:4. Na abordagem “tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação” (Daniel 12:1, ACF), aqueles que são fiéis a seu Criador terão de exercer fé em Seu poder de mantê-los e atender as suas necessidades quando cada terreno de apoio é cortado.
É para “um momento como este” que o nome divino está sendo restaurado.
Porque então darei uma linguagem pura aos povos, para que todos invoquem o nome do SENHOR, para que o sirvam com um mesmo consenso. Sofonias 3:9, ACF
O nome pessoal do Pai Celestial não é “Deus” ou “Senhor”. Esses são apenas títulos e não podem inspirar a fé nEle como o Criador, porque são palavras que também são aplicadas a deuses pagãos, magistrados, membros da nobreza com o título, ou, muito tempo atrás, mesmo a um marido!

Há uma série de nomes sugeridos entre aqueles que querem usar o nome pessoal do Pai. Uma das variações mais comuns é o Senhor. Outra variante é Jeová, que surgiu antes de ser entendido que o hebraico antigo não contém som de “J”. No entanto, um estudo cuidadoso da Bíblia, comparando Escritura com Escritura, revela que nenhum destes nomes está correto.
O nome verdadeiro, pessoal do Criador Onipotente é: YAHVEH. Escrito sem vogais, como era no hebraico antigo, encontra-se: YHWH. Embora isso possa soar estranho aos ouvidos modernos, é um nome rico em significado e beleza. No alfabeto do Português bem como no do Inglês moderno, cada letra representa um som particular ou às vezes dois. No entanto, cada letra, no hebraico antigo, representava muito mais: pictograma (imagem), sílaba (nome), mnemônico (significado) e fonética (som).
YHWH
Pictograma semita de um braço e uma mão.
Pictograma semita de um braço e uma mão.
O original pictograma semita, da primeira letra, é um braço e uma mão. O significado desta letra é: trabalhar, fazer e jogar - todas as funções da mão. O nome “yud”, no hebraico moderno, é um derivado das duas letras da palavra “yad” que significa “mão”, o nome original para a letra.
O pictograma original para a próxima letra é um homem em pé com os braços erguidos. O hebraico original e moderno para esta letra é “hey.” A palavra hebraica “hey” significa “contemplem”. Esta palavra também pode significar uma “respiração” ou “suspiro”, como se faz quando se olha para uma grande visão. O significado da letraé contemplem, visão, respiração, suspiro e revelar ou a revelação da ideia de revelar uma grande visão, apontando para ela.Pictograma semita: Contemplem!
“Contemplem!”
pictograma semita: prego
VAV: prego.
O pictograma original usado no Primeiro manuscrito Semita para VAV é um, uma imagem de uma estaca. As estacas eram feitas de madeira e podiam ter a forma de Y para impedir que a corda deslizasse.
O santo nome termina com mais um “hey”. Na simbologia, então, o nome do Pai eterno, no hebraico antigo, revela o Seu plano de salvação através de Seu Filho unigênito: Mão, contemplem! Prego, contemplem! Como é maravilhoso o nosso Pai!Pictograma semita: Contemplem!
"Contemplem!"
No hebraico moderno, o nome fica assim: 
Há duas maneiras de as palavras se moverem entre as línguas:
  1. Tradução
  2. Transliteração
Uma palavra é traduzida quanto ao seu significado, sua definição é expressa no novo idioma. Às vezes, as palavras podem ser completamente diferentes. Por exemplo, em Português, prédios muito altos são chamados de “arranha-céus”. Em Francês, o termo é “sky-scratchers”. Essa substituição é perfeitamente aceitável em uma tradução onde a ideia principal é comunicar o original.
Transliteração é o que comumente é feito com nomes. Quando uma palavra é transliterada, a tentativa é encontrar letras na nova linguagem que mais se aproximam do som correto. Um exemplo disso encontra-se no nome Português, João. O equivalente Russo de João é “Ivan”, no entanto, a palavra "Ivan" não é soletrada no alfabeto Cirílico Russo. As letras entre o alfabeto Cirílico e o alfabeto Português são completamente diferentes. Portanto, apesar de “Ivan” ser traduzido para o Português como “João”, é transliterado das letras russas em “Ivan”.
Quando se trata de compreender o nome pessoal do Criador, é importante conhecer tanto o significado de Seu nome (pois é o que inspira a fé) como pronunciá-lo.
Existem diversas variações de grafia: Yahuah, IOUA, IOUO, IAUE, etc. No entanto, usando o padrão de regras de grafia e pronúncia, YAHVEH é a mais clara ortografia que prevê a aproximação dos sons originais.
Josefo, o historiador judeu, escreveu que o grupo distante do nome consistia de “quatro vogais” (Jewish Wars {Guerras Judaicas}, 5. 5. 7). Por que Josefo escreveu isto? Por favor, considere os seguintes pensamentos.
Lembre-se, Josefo estava escrevendo para um público grego! Ele escreveu pela primeira vez a sua história [pelo menos suas observações] em Hebraico Aramaico (Antiquities {Antiguidades} 12,5. 1-4 notas de rodapé; Against Apion {Contra Ápio} 1. 9). Depois da guerra judaica/romana, ele teve tempo e, com perseverança, dominou o idioma grego, e compilou sua história em grego koiné, que, na época, era a língua internacional do mundo. Apesar de ter sido o idioma internacional, não era o de todos os dias em Israel.
Josefo freqüentemente alterou os nomes hebraicos, soletrando-os à moda dos gregos, “para agradar [seus] leitores gregos” (Antiquities {Antiguidades} 1. 5. 1). Josefo descreve o quebra-cabeça usado pelo sacerdote levítico:
“Disso foi uma coroa feita, tão longe da retaguarda da cabeça de cada um dos templos, mas isso não cobria a testa, mas estava coberta por uma placa de ouro, que tinha inscrito sobre ela o nome de (Elohim) em CARACTERES SEPARADOS.” (Antiquities {Antiguidades} 3. 7. 6. ênfase dada).
O termo CARACTERES SANTOS, significa não apenas letras hebraicas, mas o antigo hebreu, conhecido como paleo-hebraico, usado nos tempos de Moisés e de Davi.
Antigamente, mesmo a língua grega, assim como o hebraico, era escrita da direita para a esquerda. Além disso, as letras gregas antigas eram semelhantes ao paleo-hebraico. Portanto, o grego antigo teria escrito o grupo distante do nome, muito semelhante ao hebraico antigo, que apareceu como este: . O equivalente grego moderno seria escrito IHYH, e entendido como IEUE. Isso, de forma alguma, não prova a pronúncia do grupo distante do nome. Josefo escreveu para os gregos, o equivalente a YHWH. Foi a partir desta [forma grega] que as nações formaram seu Jeue, Jove, e Jeve (ver Comentário de Adam Clarke sobre o Êxodo 3:14)

Conclusão: Quando Josefo disse “quatro vogais”, ele estava conversando com seu público grego, tentando expressar o Tetragrama de uma maneira que ele pudesse compreender, transliterando o paleo-hebraico , que em paleo-grego ficaria , em seguida, para o grego moderno, chegando assim com IHYH (literalmente IEUE). 2
Os israelitas nunca “esqueceram” o nome divino. Ele era uma parte integral de muitos de seus próprios nomes! É a partir desses outros nomes que recebemos a confirmação de que a pronúncia correta do nome divino Yahveh.

Mesmo nos tempos do Novo Testamento, os pais deram nomes a seus filhos, contendo parte do nome YAHVEH:
#G2197
Zacarias
(ZacharYAHU – lembrado por YAH)
#G3156
Mateus
(MattithYAHU – presente de YAH)
#G2491
João
(Yahchanan – YAH é  um doador gracioso)
Até mesmo o nome de Simão Pedro, Cefas, por vezes traduzido, foi, na verdade KephAH, que significa “minha rocha é YAHVEH.”
No mundo antigo, muito mais do que hoje, as pessoas entenderam o poder do nome divino. É possível que esta compreensão foi, pelo menos parcialmente, responsável pelas tentativas israelitas de alterar ou ocultar o nome. “No Egito, por exemplo, o conceito de ‘Nome oculto’ era extremamente comum.” 
Alguns estudiosos afirmam que a crença no poder dentro do nome de um deus foi estendida a ponto de levar os seguidores a esconderem o nome. Isso foi feito porque o povo temia que, se um inimigo estrangeiro (ou nacional) aprendesse o nome de seu deus, o inimigo poderia aliciar esse deus para ajudar a si mesmo! É possível que tal medo conduzisse os israelitas a tentar esconder o nome do Criador de seus inimigos. O que é muito mais provável, no entanto, é que durante as guerras com a Babilônia e o subsequente cativeiro babilônico, o nome foi deliberadamente escondido por sacerdotes não consagrados em uma tentativa de protegê-lo de blasfêmia pelos pagãos. (É preciso lembrar que toda a razão dos israelitas serem levados para o cativeiro babilônico, foi porque eles não eram verdadeiramente comprometidos com a adoração a YAHVEH).
Jeremias (cujo nome, YiremYAHU significava “exaltado de YAH”) foi o profeta solitário e fiel durante os últimos dias escuros da queda de Israel para os babilônios. Uma visão de como os israelitas se justificaram "escondendo" o nome do Todo-Poderoso, é registrada em uma passagem onde o próprio YAHVEH fala:
Tenho ouvido o que dizem esses profetas que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando se achará isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que profetizam do engano do seu próprio coração? Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal. (Jeremias 23:25-27, ARM)
Seja qual for a razão, é lamentável que o próprio nome, em que todos são convocados para invocar, tem sido assim por muito tempo desconhecido. Satanás sabe que o nome do Todo-Poderoso contém o poder que trouxe o universo à existência. Ele também sabe que todos os que invocam esse nome na fé, vão receber uma resposta de paz. Essa razão lamentável tem agradado muito o diabo para ter o nome enterrado e esquecido. 
Não há desculpa para esconder o nome do Único que é uma ajuda bem presente na angústia. A salvação somente vem de YAH e, a fim de atender a instrução da Escritura de invocar o Seu nome, todos devem saber esse nome.
Neste tempo de iniquidade prevalecente, um Criador amoroso está revelando seu nome há muito esquecido: YAHVEH.
E há de ser que todo aquele que invocar o nome de [YAHVEH] será salvo... Joel 2:32, ACF
Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome de [YAHVEH] nosso .  Salmo 20:7, ACF
Invocar o nome de YAHVEH. Ele vai ouvir e responder a oração da fé.
mulher e filhaA gramática sempre é um dos assuntos mais difíceis na escola. Não importava se o Português fosse a língua nativa, todos estes termos: predicado, verbos transitivos, particípio, adjunto adnominal, presente, passado, futuro, adjetivos, advérbios - que poderiam muito bem terem sido uma língua estrangeira para mim. E os verbos “ser”: havia assim muitos!  Sou, é, são, foi, foram, será, sido, ser, terá sido, e assim por diante. “Depois de mais uma lição de casa a atribuição terminou em lágrimas, minha mãe finalmente me disse: “Olhe, esqueça os termos. Você já sabe isso. Você foi criado para falar Português adequadamente. Apenas escreva o que parece certo e o que você vai ter que corrigir””.
Ela estava certa! A partir de então, não tive mais dificuldades com o entendimento dos problemas. Embora até hoje eu ainda não consiga explicar a diferença entre verbos transitivos, direto e indireto, eu posso usá-los corretamente em uma frase! (E eu acabei dando o mesmo conselho aos meus filhos: “Basta ser feliz, pois você não está aprendendo o Português como uma segunda língua, eu te ensinei o uso correto. Apenas escreva o que soa bem e você vai estar correto...”).
A gramática contém simplesmente as regras que qualquer língua tem a respeito de como a linguagem deve ser usada corretamente. Quando as línguas foram alteradas na torre de Babel, mantiveram certas semelhanças de construção de frases e categorias de palavras. Cada nova linguagem teve palavras para a Divindade, seus familiares, ferramentas, alimentos, gado, região, etc. Todas as línguas têm ainda substantivos e verbos para mostrar a ação e o estado do ser. Certos tipos de palavras são necessários a fim de comunicar. Durante milênios, os sons e, eventualmente, a ortografia das palavras mudaram, mas a estrutura de comunicação básica permaneceu.
Os “nomes” caíram na categoria de substantivo. Na verdade, a palavra “substantivo” significa “nome”. Tudo tem um nome, se é uma pessoa, uma coisa ou uma emoção. Sem nome, não é possível a comunicação. Algumas vezes, outras palavras podem funcionar como um nome. Por exemplo: mãe, pai, tia, avô, etc, são todos títulos que servem como nomes. 
Não há nada de intrinsecamente errado com a utilização de títulos para aplicar a YAHVEH. Ele usou títulos próprios para designar o que Ele é: Ele é, o Todo-Poderoso. No entanto, títulos têm limitações. Títulos podem explicar que YAHVEH é o Criador Todo-Poderoso, mas não revelam quem Ele é. Para isso, é necessário o conhecimento do significado do Seu nome pessoal. Assim, é realmente lamentável que o nome pessoal do Criador não foi transliterado na Bíblia. A verdadeira importância do nome se encontra no seu significado, porque a definição do nome revela Quem YAHVEH é
A definição de YAHVEH é difícil de traduzir para o Português. A palavra tem um significado muito maior do que poderia ser resumida em uma única palavra em Português. A frase geralmente usada para traduzir o significado de YAHVEH é Ayah Asher Ayah.  A tradução mais comum desta frase descritiva é: EU SOU O QUE EU SOU, embora outras fontes também a traduza como:
  • EU SEREI O QUE VOU SER
  • EU SOU O QUE SOU
  • EU SOU QUEM EU SOU
O nome do Criador Todo-Poderoso, ao contrário de todos os outros nomes, não é um substantivo, mas um verbo “ser”. Nenhum pai registra o nome do seu menino como “É”, ou da sua menina como “Era”! Para YAH escolher um verbo “ser” para Seu nome pessoal, comunica uma mensagem importante: Ele é o único que é, que era e que há de vir. Ele é auto-existente, ou seja, Ele não iniciou a vida de alguma outra fonte. Ele próprio é a fonte de toda a vida, incluindo a Sua própria. Ele é onipresente, onisciente e onipotente. A única maneira de expressar as qualidades do infinito é por meio da utilização de um verbo “ser” e chamar-se “SOU”. Ele poderia facilmente ter chamado a si mesmo de “é”, ou “foi”, ou “será”. Todos os verbos “ser” são corretos e verdadeiros quando aplicados à fonte de toda a vida. “SOU” mostra a proximidade contínua de Sua presença imediata.
Aos ouvidos humanos, isso soa estranho. “Sou” é uma palavra que é comumente usada em cada discurso do dia. No entanto, EU SOU O QUE EU SOU / EU SEREI O QUE VOU SER está tão perto quanto a linguagem humana pode vir a expressar a natureza abrangente, infinita do Criador Todo-Poderoso, YAHUWAH. Invocar o nome, que Ele deu a Si mesmo, em oração, dirige a oração ao Criador todo-poderoso: o UL-him acima de todo ídolo.
Moisés passou muitos anos na corte do Egito. Ele entendeu a importância dos egípcios e através da influência egípcia, os israelitas colocaram sobre o nome de um deus. Foi neste contexto que Moisés fez uma pergunta intrigante. Ele disse:
“Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O UL-him de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? (Veja Êxodo 3:13, ACF).
Que pergunta! A maioria dos estudiosos é da opinião de que Moisés escreveu o livro de Gênesis, durante os 40 anos que passou em Midiã. Tanto “Ul-him” como “YAHVEH” são usados ​​em Gênesis. E, no entanto, aqui Moisés pergunta, “Qual é o seu nome?”
Como foi traduzida para o Português pela Versão Almeida Corrigida e Fiel da Bíblia, a resposta dada a Moisés foi:
EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
E [UL-him] disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: [YAHVEH] UL-him de vossos pais, o [UL-him] de Abraão, o [UL-UL-him de Isaque, e o [UL-him] de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. Êxodo 3:14, 15
Antes de repetir o nome que Moisés já sabia, YAH explicou seu nome usando o mesmo verbo que está em uma forma diferente - uma forma que revelou o poder dentro de Seu nome! A frase traduzida como EU SOU O QUE SOU vem da palavra hebraica: Hayah. Que significa SER. Quando Moisés perguntou: “Que lhes direi?” A resposta foi SER! SER!
Hayah é uma palavra muito forte. “O uso de tais passagens em hayah declara a libertação efetiva de energia, de modo que a realização é assegurada.” (#410, O Novo Dicionário Ampliado de Palavras da Bíblia, de Strong).
Esta é a resposta que o Todo-Poderoso deu, quando um mortal fraco, Moisés, perguntou: “Qual é o seu nome?” A resposta “SER!” continha o poder que trouxe o universo à existência! A Escritura afirma claramente que as próprias palavras de YAH respiravam por Seu Fôlego (Espírito) Santo que continha o poder de fazer o que Ele mandava.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz [YHWH]. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
belas floresPorque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. (Isaías 55:8-11,)
Palavras expressam pensamentos. Esta é a essência da comunicação. Palavras também contêm poder, assim elas exercem influência sobre as emoções do outro, crenças ou comportamentos. No entanto, somente o Criador onipotente tem palavras que contêm poder dentro de si!
Se eu estou em um quarto escuro, eu posso dizer, “Luz, SEJA!” tudo o que eu quiser, caso contrário, e o quarto ficará escuro. A fim de obter a luz, eu tenho que ligar o interruptor de luz. Não é assim com o Criador! Tudo que Ele tem a fazer é dizer a palavra e o que não era, agora passa a ser.
O nome divino, YAHVEH, é a garantia de poder infinito. Assim YAHVEH encorajou a Moisés para realizar o que, para todos os direitos, deve ter sido uma missão suicida. Quando a palavra real é inserida na passagem, quando Moisés perguntou: “Qual é o seu nome?” YAHUWAH respondeu:
“E disse [UL- him] a Moisés: SER! SER!. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: SER! me enviou a vós. E [UL-him] disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: [YAHVEH] [UL-him] de vossos pais, o [UL-him] de Abraão, o [UL-him] de Isaque, e o [UL-him] de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.” (Ver Êxodo 3:14, 15, ACF)
A promessa de poder contido dentro do nome divino “tornou-se realidade por meio de Moisés, a quem [UL-him] explicou que Ele não era apenas ‘o [UL-him] que existe’, mas ‘o [UL-him] que efetua sua vontade’.” (#3068, YAHVEH, O Novo Dicionário Ampliado de Palavras da Bíblia, de Strong)
A promessa de poder no nome divino, ainda existe para todos os que, pela fé nos méritos do sangue do Salvador, irão reivindicá-lo. YAHVEH é o UL-him (SUPREMO DE PODERES) que era, que é e que há de vir. Ele assegura a todos, “Porque eu, YAHVEH, não mudo!” (Veja Malaquias 3:6, ACF). O Criador, Ele mesmo que é a fonte de toda a vida, deu-se um nome que é uma garantia de que Ele vai ser tudo o que seu povo precisa.
“[YAHVEH], tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és [UL-him].”
(Veja o Salmo 90:1, 2, ACF)
Além de ter um nome que nos assegura Seu poder, as mesmas palavras que YAHVEH fala, contêm poder ilimitado.
“Pela palavra de [YAHVEH] foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.” 
(Veja o Salmo 33:6, ACF)
A palavra de YAH contém poder infinito. Seu próprio fôlego detém todo o poder que chamou o universo à existência! A Escritura abre uma visão do passado primordial, no ponto em que YAH veio a formar a terra e criar vida em cima dela.
“NO princípio criou [UL-him] os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de [UL-him] se movia sobre a face das águas.” (Gênesis 1:1, 2, ACF)
A palavra “espírito” vem da palavra hebraica, ruwach (#H7307), e significa, literalmente, respirar.  Este é o mesmo fôlego que transformou Adão, de um grande bloco de barro, em uma vida, respiração da alma, feito à imagem de seu Criador. “E formou [YAHVEH UL-him] o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2:7, ACF)
A palavra hayah, ou SER!, de onde vem o nome divino, YAHVEH, foi falada em toda a Criação do mundo. Enquanto o Português torna a ordem divina, “Haja luz” (Gênesis 1:3), o Hebraico é muito mais direto:
Luz. . . SEJA!  (A liberação do poder criativo para fazer a coisa ordenada.)
Luz foi. (A declaração de fato após o ato que tenha sido realizado.)
Tanto o “ser” como o “foi” são verbos no estado de ser. Em hebraico, a mesma palavra, hayah, é usada para expressar tanto o comando e o cumprimento do comando:
Luz. . . HAYAH!
Luz hayah.
vista da terra a partir do espaçoO uso desta palavra poderosa, a raiz do próprio nome divino de YAH, continua durante todo o relato da Criação.
Ajuntamento das águas. . . HAYAH! (SEJAM!)
Ajuntamento das águas. . . hayah (foram).
Terra seca. . . HAYAH! (SEJA!)
Terra seca hayah (foi).
Luzes no céu. . . HAYAH! (SEJAM!)
Luzes no céu hayah (foram).
E à tarde hayah (seja) e manhã hayah (seja).
A beleza indescritível contida no nome do todo-poderoso, onisciente, Pai em todos os lugares e eterno presente, é que ele contém poder ilimitado, onipotente. Foi por esta razão que YHWH escolheu ser chamado pelo nome que Ele fez. Na verdade, é a única palavra que poderia ser o seu nome.
Há um propósito em tudo o que o Pai faz e o propósito que Ele tinha em chamar a si mesmo YAHVEH era inspirar  nos corações de Seus filhos. Fé é uma palavra que muitas vezes se ouve nos círculos religiosos. Nós cantamos “confiamos e obedecemos!” e encorajamos uns aos outros para “apenas terem fé.” Mas o que é fé? O que significa essa palavra? A Escritura afirma que “sem fé é impossível agradar a YAHVEH.” (Hebreus 11:6). Então, o que é essa palavra que é falada tantas vezes, mas raramente, ou nunca, definida?
O dicionário define a fé como:
Crença; do parecer favorável da mente para a verdade do que é declarado por outro, descansando em sua autoridade e veracidade, sem outra prova, o julgamento de que o que outros estados ou testificam são a verdade. . . . O parecer favorável da mente para a verdade de uma proposição avançada por outro. 
A fé não é uma coisa misteriosa em que algumas pessoas nascem com e outras não! Na verdade, a verdadeira fé é um dom. A Escritura afirma que YAH "repartiu a cada um uma medida de fé." (Romanos 12:3). "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós mesmos: é o dom de [YAHVEH]." (Efésios 2:8). Embora seja provável no último versículo que Paulo estava se referindo especificamente ao fato de que a salvação não vem de vós, é dom de YAH, o ponto é semelhante. A capacidade de confiar em YAH para a salvação é um dom divino.
Yahushua e guarda romanaO Salvador deu um exemplo de trabalho de fé.
“E, entrando [Yahshuah] em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, e dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. E [Yahshuah] lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se [Yahshuah], ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus; e os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então disse [Yahshuah] ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.” (Mateus 8:5-13, ACF)
O centurião estava preocupado com o seu servo. Ele veio ao Salvador e pediu-lhe para curar seu servo. Quando o Salvador respondeu: “Eu irei, e lhe darei saúde”, algo em resposta do centurião levou o Messias para se maravilhar e exclamar: “Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanat fé”.
O que foi que o Filho de YAHVEH identificou como ?
Quando o centurião ouviu, “Eu irei, e lhe darei saúde”, sua resposta imediata foi: "Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar." Ele então explicou que ele reconheceu a autoridade com a qual o Filho de YAHVEH falou quando ele acrescentou, "mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.   
“ISSO é fé”, o Salvador ficou maravilhado.
Fé é simplesmente tomar YAHVEH em Sua palavra. É o acordo da mente do que o que Ele disse é verdadeiro por causa de quem Ele é, sem qualquer outra prova. A fé é a aceitação da mente em relação ao que YAHVEH prometeu. Ele vai fazer por causa do poder que Ele tem em seu comando, sem a necessidade de o indivíduo ver ou sentir qualquer prova de que Ele vai manter sua promessa.
Uma criança que tenha sido criada em um ambiente seguro, onde Mamãe sempre atende suas necessidades, tem fé completa e absoluta de que sua mãe vai dar-lhe um copo com água quando ela pedir. Quando a mãe diz algo, ela acredita no que ela diz, porque ações passadas provaram que ela é confiável. Ela confia nela por causa de quem ela é: ela é sua mãe. Ela tem o poder e a autoridade para dar a ela o que ela precisa, e suas ações passadas provaram que ela vai sempre ajudar quando ela pedir ajuda.
Como filhos do Pai celestial, temos que ter fé completa e absoluta nEle. As crianças têm mais fé na palavra de seus pais terrenos do que os adultos na palavra de seu Pai celestial. Este foi o ponto no qual o Messias expôs quando disse: "...se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus." (Mateus 18:3, ACF)
menino de sorrisoUma criança que está se esforçando para carregar um fardo muito pesado, pede a seu pai para ajudá-la na perfeita confiança de que ele, na sua força superior, vai ajudá-la a levá-lo. As provações e dificuldades da vida cotidiana são feitas para levar-nos a chamar nosso Pai celestial por ajuda e confiar nEle para manter Suas promessas.
São essas próprias dificuldades que nos trazem para a sala de audiência do Altíssimo, para procurar conselho nAquele que é infinito em sabedoria. Ele gosta de nos fazer buscá-Lo, Ele gosta de ter-nos confiando nele e acreditar em Sua palavra. Se não tivéssemos perplexidades, não haveria ensaios, nos tornaríamos auto-suficientes e levantaríamos por conta própria. Os verdadeiros santos serão purificados, e embranquecidos e provados. 5
George Müeller, um guerreiro da fé verdadeira, uma vez disse: "A fé é a certeza de que as coisas que [YAHVEH] disse em Sua Palavra são verdadeiras, e que [Ele] vai agir de acordo com o que Ele disse em Sua Palavra. Esta segurança, esta confiança na Palavra de [YAH], é a fé."
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de [YAH].” (Romanos 10:17, ACF). Era para inspirar a fé (e confiança) em Seus filhos, que YAHVEH deu o seu nome. Seu próprio nome é uma promessa de que Ele vai ser tudo o que você precisa, a fim de ser salvo. Quando Seu nome é combinado com uma necessidade, torna-se uma promessa de que sua necessidade será cumprida. 
Você está doente? Sua promessa a você é: EU SOU seu Curador. FIQUE curado! (Êxodo 15:26)
Você está com medo? EU SOU o seu refúgio. PROTEJA-SE! (Salmos 9:9)
Você está fraco? EU SOU sua força. SEJA forte! (Salmo 27:1)
Você está sobrecarregado com dificuldades? EU SOU um homem de guerra. ENTREGUE-SE! (Êxodo 15:3)
Você está em perigo? EU SOU o teu escudo. SEJA protegido! (Salmo 3:3)
Você está sozinho? EU SOU seu Parente / Redentor. SEJA valorizado! (Isaías 43:14)
Você foi deixado em necessidade? EU SOU o seu provedor que vê. SEJA fornecido! (Gênesis 22:14)
Você se sente sozinho? EU SOU o desejo do seu amor. SEJA amado! (Êxodo 34:14)
Para qualquer coisa e para tudo o que Ele prometeu, aqueles que vivem em obediência humilde podem pedir e reivindicar gratidão. A Escritura contém 360 nomes compostos - nomes em que o nome divino, combinado com uma necessidade, torna-se uma promessa.
Chame o Nome de YAHVEH! Reivindique as promessas divinas! Ele está esperando com um coração desejoso em ajudá-lo. Quando você combina o nome de YAH com a sua necessidade, e deixa a sua fé compreender a promessa, Ele manterá a Sua Palavra. Ele vai ser tudo, o que dEle você precisar para ser.
“Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de [YAHVEH]... Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade... Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” (2 Pedro 1:2-4, ACF)
“Espere pacientemente por [YAHVEH]. Ele será para você uma ajuda presente em todo o tempo de necessidade... [YAHVEH] é bom. Louvado seja o Seu Santo Nome. . . . [UL-him] gosta de ter-nos confiando nEle, gosta de ter-nos confiando em Suas promessas. Somente creia, e veremos a ação do. . . [Todo-Poderoso].” 
YAHVEH, o grande e Todo-Poderoso EU SOU será tudo o que você poderia precisar para estar sob qualquer circunstância. Confie tudo a Ele como a um Pai Celestial amoroso. Ele nunca falhará, nem te desamparará. NEle é seguro confiar! Invoque-o hoje e descanse no Seu amor.
 
Segue uma lista parcial de nomes compostos com YAHVEH que são previstos na Escritura para encorajar os corações e inspirar a confiança.
HahYah - SER! (Êxodo 3:14)
Yah - EU SOU

Yahveh - EU SOU O QUE SOU (Gênesis 2:4; Êxodo 20:7)
Yah Amém – EU SOU a Verdade (Deuteronômio 7:7-9)
Yah Bore - EU SOU [o] Criador (Isaías 40:28)
Yahuveh Ulhim Hashamaim Welohei Haarets - EU SOU o Poderoso dos Céus e o Poderoso da Terra (Gênesis 24:3)
Yah Ul -him Yeshu'ati - EU SOU, Poderoso da minha Salvação (Salmo 88:2)
Yah Eloheka – EU SOU o seu Poderoso (Deuteronômio 8:7)
Yah Elohei ColBaser - EU SOU [o] Poderoso de toda a carne (Jeremias 32:27)
Yah Eloheka – EU SOU o seu Poderoso (Deuteronômio 16:1)
Yah Elohi Israel – EU SOU o Poderoso de Israel (Juízes 6:8)
Yah Elyon - EU SOU o Altíssimo (Salmo 47:2; 97:9)
Yah Goelkem - EU SOU seu Parente/Redentor (Isaías 43:14)
Yah Hama'leh - EU SOU Aquele que Liberta (Levítico 11:45)
Yah Hamastir Panaio - EU SOU [Ele], Quem Esconde o Seu Rosto (Isaías 8:17)
Yah Hizqei - EU SOU [sua] Força (Salmo 18:1)
Hosenu Yah' - EU SOU [seu] Autor (Salmo 95:6)
Yah Ish'i - EU SOU [sua] Luz e Salvação (Salmo 27:1)
Yah Ish Malchamah - EU SOU um Homem de Guerra (Êxodo 15:3)
Yah Yireh - EU SOU o seu Provedor Que Vê (Gênesis 22:14)
Yah Lemish'ka - EU SOU o seu Apoio (Salmo 18:18)
Yah Magen - EU SOU o teu Escudo (Salmo 3:3)
Yah Makkeh - EU SOU o que Fere (Ezequiel 7:9)
Yah Ma'on - EU SOU [sua] Força (Salmo 27:1)
Yah Machosehu - EU SOU o Refúgio dele (Salmo 14:6)
Yah MiNaT - EU SOU [sua] Porção (Salmo 16:5)
Yah Melek - EU SOU [seu] Rei (Salmo 10:16)
Yah Migdal - EU SOU [sua] Torre Alta (Provérbios 18:10, Miquéias 4:8)
Yah Mishgab - EU SOU [seu] Refúgio (Salmo 9:9)
Yah Nissi - EU SOU [seu] Estandarte (Êxodo 17:15)
Yah Ohev Mishpat - EU SOU um Amante da Justiça (Isaías 61:8)
Yah Ori - EU SOU [sua] Luz (Salmo 27:1)
Yah Qana – EU SOU Desejoso de seu Amor (Êxodo 34:14)
Yah Quadosh – EU SOU Santo (Levítico 20:26)
Yah M'Qadeshkem - EU SOU seu Santificador (Êxodo 31:13)
Ya Roi - EU SOU [seu] Pastor (Salmo 23:1)
Yah Ropheka - EU SOU seu Curador (Êxodo 15:26)
Yah Sal'i / Sil'i - EU SOU sua Rocha (Salmo 18:3)
Yah Shalom – EU SOU sua Paz (Juízes 6:24)
Yah Shoken – EU SOU Aquele que Habita Convosco (Números 35:34)
Yah Shammah - EU ESTOU ali (Ezequiel 48:35)
Yah Shemesh weMagan – EU SOU um Sol e um Escudo (Salmo 84:11)
Yah Shibreka – EU SOU o seu Guardião (Salmo 121:5)
Yah Tsabaoth – EU SOU o Poderoso, o Mestre do Sol servindo fielmente, Lua e Estrelas (1 Samuel 1:3, Amós 5:16)
Yah Tzilka - EU SOU [sua] Sombra (Salmo 121:5)
Yah Tzuri - EU SOU é a minha Rocha (Salmo 28:1)
Yah Tzidkenu - EU SOU é a nossa Justiça (Jeremias 23:6; 33:16)
Uzi Yah' - EU SOU [sua] Força e Proteção (Salmos 28:7)
Yah Eloheka – EU SOU o seu Pacto, Mantenha com o Poderoso (Deuteronômio 16:1)
Shemo Yah - EU SOU é o Meu Nome (Salmo 68:14)
Adon - Mestre, Regente da Terra (Salmo 12:5)
Adonai - Mestre, Marido, Régua (Êxodo 5:22)
Adonai - Meu Mestre [Consagrador da Terra] (Gênesis 20:4)
Adonim - Mestre [dono da terra] (Juízes 6:15, 13:3)
Adonai Elohei - Meu Mestre, Meu Poderoso (Salmo 38:16; 86:12)
Adonai Tishu'ati - Meu Senhor, a minha Salvação (Salmo 38:22)
Adonai Yahuwah - Meu Mestre Yahuwah (Gênesis 15:2,8)
Ul-HIM HaShamaim - Poderoso do Céu (Gênesis 24:3, 7)
Ul - Poderoso (Isaías 44:10, 15)
Ul Amunah - Poderoso de Verdade (Deuteronômio 32:4)
Hael Yahuwah - O Poderoso Que é Yahuwah (Isaías 42:5, Salmo 85:9)
Ul Chai - Poderoso Vivo (Josué 3:10)
Ul Deot Yahuwah - Onisciente Yahuwah (1 Samuel 2:3)
Ul Echad - Poderoso [é] Um (Malaquias 2:10)
Ul Emeth - Poderoso de Verdade (2 Crônicas 15:3)
Ul Emunah - Poderoso de Fidelidade (Deuteronômio 32:4)
Ul Gamuloth Y' - Yahuwah Poderoso de Recompensas (Jeremias 51:56)
Ul Hakevod - Poderoso de Glória (Salmo 29:3)
Hael HaGadol - O Grande Poderoso (Deuteronômio 10:17)
Ul Gibbor - Poderoso [o] Campeão (Isaías 9:5)
Hael Ma'uni - O Poderoso Minha Fortaleza (2 Samuel 22:33)
Ul Mistater - Um Poderoso [que] Se Oculta (Isaías 45:15)
Ul Nariz - Forte [que] Perdoa (Salmo 99:9)
Ul Olam - Poderoso Eterno (Gênesis 21:33)
Hael HaQadosh - O Santo Poderoso (Isaías 5:16)
UEl Quana – O Forte e Único Desejoso de Amor (Êxodo 20:5)
Ul Rachim - O Compassivo Poderoso (Êxodo 34:6)
Ul Ra'i - O Vigilante Um Poderoso (Gênesis 16:13)
Ul Sal'i - Poderoso, Minha Rocha (Salmo 18:3)
Ul Shaddai - O Poderoso Todo-Poderoso (Gênesis 17:1)
Ul Tzuri - Meu Poderoso, Minha Rocha (Salmo 18:3)
Ul Tzadiq - Poderoso de Justiça (Isaías 45:21)
Ul Yeshuati - Meu Todo-Poderoso Salvador (Isaías 12:2)
Ulohei Zidki - Poderoso minha Justiça (Salmo 4:2)


NOTA:Este estudo foi extraído do site da "worldlastchance.com " lá os nomes do Pai aparecem como YAHUWAH e foram substituídos por YAHVEH e  Elohim por UL-HIM   - Supremo de poderes.

Diná Soares

Comentários

  1. so aprendendo;;;;isso e que se deve fazer;;;;ensinar;;;e aprender;;;;;

    ResponderExcluir
  2. O analfabetismo do seculo 21 não será d e não saber escrever e ler, e sim, de não aprender desaprender e reaprender !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

A POLÊMICA E JOVEM LETRA ' J ' JOTA

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

Festas Cerimoniais - Didática De Um Professor Por Excelência!

NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GREGO?

ULHIM ou ELOHIM?

EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!

70 shavuim - e as 2300 tardes e manhãs.

LEIS DOMINICAIS

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!