CRUZ OU ESTACA O QUE DIZ AS ESCRITURAS



Devarím דברים Deuteronômio21: 22 . Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro,

Mattityahu - Mateus 16 : 24. Então disse Yahshuah aos seus talmidim: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si o seu madeiro, e siga-me;

Mattityahu - Mateus  27: 32 a 34. E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Shimón, a quem constrangeram a levar o seu madeiro.
33 E, chegando ao lugar chamado Gólgolta, que se diz: Lugar da Caveira,


Mattityahu - Mateus 27: 40. E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Ulhim, desce do madeiro.

v. 42 Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Ysrael, desça agora do madeiro, e crê-lo-emos.

Marku  - Marcos 15: 46  O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o do madeiro, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro.

Yahchanam - João 19: 17 e 18 E, levando ele às costas o seu madeiro, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,

18 Onde o executaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Yahshuah no meio.


19 E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima do madeiro; e nele estava escrito: YAHSHUAH NATZIRI, HA MALAK HAM YAHUDIM.


v. 25  E junto ao madeiro de Yahshuah estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Miryan mulher de Clopas, e Miryan Magdala.

v. 31 Os Yahudim, pois, para que no Shabat não ficassem os corpos no madeiro, visto como era a preparação (pois era grande o dia de Shabat), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.

Atos 5: 30 O ‘Yahuh  de nossos pais ressuscitou a Yahshuah, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.

Atos  10 : 39 E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Yahudah como em Yahushalayim, ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.

Atos 13: 29 E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura;

 Atos 29: 21 - E enquanto Sha'ul falava, eis que veio um grande terremoto, e a face das águas se transformou, e a forma do lago era como a do Filho do Homem pendurado em agonia sobre o madeiro.
 Pechita

As Escrituras, não utilizam a palavra cruz!


Algo interessante:

A Enciclopédia Judaica diz:


A cruz como um símbolo cristão... entrou em uso pelo menos no segundo século ( ver " apost. Const." III; epístola de Barnabé XI - XXI; Justin,  " Apologia, i 55 - -60; Dial cum Tryph". 85-97) e à marcação de uma cruz sobre a testa e do tórax foi considerado como um talismã  contra os poderes dos demônios.  Tertuliano

 Muitos estudiosos consideram que a cruz teria sido adotada pelo cristianismo por seus próprios méritos, devido às suas conotações metafísicas, porém alguns historiadores sugerem que a cruz surgiu originalmente de um símbolo pagão: De Corona capítuo 3

A forma da [cruz de duas vigas] teve sua origem na antiga Caldeia e foi usada como símbolo do deus Tamuz (tendo a forma do Tau místico, a letra inicial de seu nome) naquele país e em terras adjacentes no Egito. Por volta dos meados do 3º séc. A.D, as igrejas ou se haviam apartado ou tinham arrematado certas doutrinas da fé cristã. A fim de aumentar o prestígio do sistema eclesiástico apóstata, aceitavam-se pagãos nas igrejas, à parte de uma regeneração pela fé, e permitia-se-lhes em grande parte reter seus sinais e símbolos pagãos. Assim se adotou o Tau ou T, na sua forma mais frequente, com a peça transversal abaixada um pouco, para representar a cruz de Cristo.
— An Expository Dictionary of New Testament Words .

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz


É significativo o seguinte comentário no livro The Cross in Ritual, Architecture and Art (A Cruz no Ritual, na Arquitetura e na Arte):


 “É estranho, porém, inquestionavelmente um fato, que em eras muito anteriores ao nascimento de Cristo, e desde então em terras não tocadas pelo ensino da Igreja, a Cruz tenha sido usada como símbolo sagrado... O grego Baco, o tírio Tamuz, o caldeu Baal e o nórdico Odin, para seus devotos eram simbolizados por uma figura cruciforme.”  De G. S. Tyack, Londres, 1900, p. 1.


Ano 400 - Paulino de Nola ordena que se reze pelos defuntos e ensina o sinal da cruz feito no ar 
(por causa da suposta visão do pagão Imp. Constantino). 

Ano 787 - Pelo 2º Concílio de Nicéia foi estabelecido o culto às imagens e a adoração da cruz e relíquias de santos. 


pesquisado por
Diná Soares

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

O Tempo

Estamos mesmo no ano 5988?

ULHIM ou ELOHIM?

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

LÍNGUA LATINA

Estudando Apocalipse - Gilyahna - Parte 1 - Yahchanam, o Discípulo Amado

Sincronia Biologia e Astronomia!

Gilyahna – Revelação – Parte 2 - versos 4 ao 6

BÍBLIA OU ESCRITURA?