CALENDÁRIO E SUA HISTÓRIA




Sempre tive muita curiosidade sobre o assunto mas não sabia por onde começar ... e onde obter informações, se você é como eu, espero que este artigo lhe seja de grande valia!

       A definição do Calendário: “Calendário, sistema de medida de tempo para as necessidades da vida civil,  com a divisão do tempo em dias, meses e anos. As divisões têm como base os movimentos da Terra e as aparições regulares do Sol e da Lua.
       Um dia é o tempo médio necessário para uma rotação da Terra sobre seu eixo.
       A medição de um ano se baseia numa rotação da Terra em torno do Sol e se chama ano estacional, tropical ou solar. Um ano solar tem 365 dias, 5 h, 48 min e 45,5 s.
       A duração dos meses é aproximadamente uma duodécima parte de um ano (28 a 31 dias) e é ajustada para encaixar os 12 meses em um ano solar.
       A semana teve origem na tradição judaico-cristã, que recomendava descansar do trabalho um dia em cada sete.”

(ENCICLOPÉDIA MIRADOR INTERNACIONAL. Vol. 5. São Paulo – SP, Encyclopedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. 1979. p. 1924 .

Seminarista Americano de Teologia Judica, foi elecionado pelo Kehillas of the World (Comunidades Judaicas) como um dos 120 judeus que melhor representou “uma lâmpada do judaísmo” para o mundo. Em uma carta ao Dr LE From, datada de 20 de fevereiro de 1939, Finklestein admitiu: “ O atual calendário judaico foi mudado (ajustado) no século IV. – Rabino Louis Finklestein.


Sob o reinado de Constâncio ( 337 – 362) as perseguições dos judeus chegou a uma altura que... o cálculo do calendário foi proibido, sob pena de punição severa.” Enciclopédia Judaica Universal)


“O calendário Judaico moderno é baseado nos movimentos intermédios do sol e da lua, o verdadeiro calendário foi colocado de lado.”
Maimónides, Kiddusch Há-hodesch – (Uma das maiores autoridades judaicas)





A Escritura diz em Daniel 8: 9 a 12

"E de um deles saiu um chifre muito pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa.
10 E se engrandeceu até contra o exército do céu; e a alguns do exército, e das estrelas, lançou por terra, e os pisou.
11 E se engrandeceu até contra o príncipe do exército; e por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra.
12 E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou.




Sobre o Calendário Juliano, está registrado:

“O ano juliano era 11 minutos e 14 segundos maior do que o ano solar. Essa diferença se acumulou até que, por volta de 1582, o equinócio da primavera (ver Eclíptica) aconteceu dez dias antes e as festas da Igreja não foram realizadas nas estações apropriadas. Por isto, o papa Gregório XIII promulgou um decreto eliminando 10 dias do calendário. Para prevenir novos deslocamentos, instituiu um calendário, conhecido como gregoriano, estabelecendo que os anos centenários  divisíveis por 400 deveriam ser bissextos e que todos os demais anos centenários deveriam ser normais. O calendário gregoriano foi sendo adotado lentamente em toda a Europa. Hoje é válido em quase todo o mundo ocidental e em partes da Ásia.” 
 ENCICLOPÉDIA MIRADOR INTERNACIONAL. Vol. 5. São Paulo – SP, Encyclopedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. 1979. p. 1924 .). 

O calendário da República Romana foi baseado em fases lunares. Sacerdotes pagãos romanos, chamados pontífices, foram responsáveis ​​pela regulação do calendário. Porque os pontífices também poderiam exercer cargos políticos; isso forneceu oportunidade para o abuso. A intercalação  de um mês extra poderia manter os políticos favorecidos no cargo por mais tempo, embora, não intercalando quando necessário, poderia encurtar os termos dos adversários políticos.


Na época de Júlio César, os meses estavam completamente fora de alinhamento com as estações do ano. Júlio César, exercendo o seu direito  como pontifex maximus  (sumo sacerdote), reformou o que havia se tornado um calendário complicado e impreciso. Júlio César havia sido eleito pontifex maximus em 63 a.C. (James Evans , “Calendários e contagem de tempo”, a história e a prática da astronomia antiga, Oxford University Press, 1998, p. 165.) 

Em meados do 1º século a.C., Júlio César convidou Sosígenes, um astrônomo de Alexandria, para aconselhá-lo sobre a reforma do calendário. Sosígenes decidiu que o único passo prático era abandonar completamente o calendário lunar. Os meses deveriam ser organizados em uma base sazonal, e um ano tropical (solar) foi usado, como no calendário egípcio. . . . 
The Julian Calendar,” Encyclopaedia Britannica. {“O Calendário Juliano,” Enciclopédia Britânica.}

 Quando César Augusto estava no poder – Lucas 2:1 




Vemos aqui um calendário com semanas de  8 dias  representados com letras de “A” a “H”. Isto é história com prova arqueológica ...os Judeus guardava o sábado do calendário “das escrituras"







"Daqui em diante, não temos nada em comum com essas pessoas odiosas [os judeus] ..., o nosso salvador nos mostrou outro caminho.Seria realmente um absurdo que os judeus se gabassem de que não estamos em uma posição para celebrar a Páscoa sem a ajuda de suas regras“
(Imperador Constantino, como citado em Heinrich GraetzHistória dos Judeus , citado no "Relatório do Comitê", 17).

calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo PapaGregório XIII  (1502–1585) em 24 de Fevereiro do ano 1582 pela bula Inter gravissimas em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100–44 a.C.) em 46 a.C.

Como convenção e por praticidade, o calendário gregoriano é adotado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações. Essa unificação decorre do fato de a Europa ter, historicamente, exportado seus padrões para o resto do globo 

  1. Agostino Borromeo. (em italiano). Enciclopedia dei Papi (2000). Consultado em 13 de fevereiro de 2012.
  2. Ir para cima Antonio Carlos Olivieri. -  UOL. Consultado em 11 de fevereiro de 2012.



A Organização Internacional para a Padronização ISO estabeleceu pela norma (ISO 8601) uma numeração para representação dos dias da semana. Esta denominação numérica dos dias da semana tem a mesma sequencia da representação feita em países da língua portuguesa e que , como era de se esperar, por serem correlatos em representação, atendeu à maioria dos países do mundo.

Diná Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selados e Assinalados

A POLÊMICA E JOVEM LETRA ' J ' JOTA

Sincronia Biologia e Astronomia!

COMO O TETRAGRAMA SE TRANSFORMOU NO NOME DEUS?

ULHIM ou ELOHIM?

EQUINÓCIO E AS FESTAS FIXAS!

70 shavuim - e as 2300 tardes e manhãs.

LEIS DOMINICAIS

Porque Muitos dos Judeus - Yahudim Seguem o Calendário Gregoriano!

Revista Adventista Cheia de Elogios ao Papa Francisco!